conecte-se conosco


Saúde

Por que tem dor de dente que surge ou piora à noite? Como se livrar disso?

Publicado

em

Você é daqueles que acham que a dor de dente piora à noite? Há algumas razões para isso. A posição e até o fato de relaxar nesse momento do dia podem estar ligados a essa dor. 

homem com dor de dente arrow-options
shutterstock
Segundo dentista e colunista do iG, o fato de estar deitado favorece o surgimento da dor de dente

Leia também: Sim, é possível perder um implante dental da mesma forma que se perdem os dentes

Quando a pessoa está deitada, por exemplo, o sangue sobe para a cabeça. Esse sangue extra na área pode aumentar a dor e a pressão que as pessoas sentem de uma dor de dente .

Outra razão pela qual muitas dores ficam piores à noite é porque há menos distrações. Com pouco mais para se focar além da dor de dente não conseguimos dormir. 

No entanto, existem algumas alternativas que podem ajudar as pessoas a encontrar alívio e dormir melhor . Dr Bruno Puglisi cita algumas maneiras caseiras de tentar aliviar essa dor: 

Leia também: 8 hábitos que prejudicam seus dentes

Medicação para dor 

Medicações para dor oral pode ajudar a tratar uma dor de dente à noite.

Tomar medicamentos, como parecetamol ou ibuprofeno e dipirona, é uma maneira rápida e simples para muitas pessoas reduzirem  as dores de dente leves e moderadas. Entretanto, é preciso estar sempre atento a pacientes alérgicos a tais medicamentos e manter a dosagem recomendada na embalagem.

Se a dor de dente for grave, é melhor consultar um dentista e conversar com ele sobre analgésicos mais fortes.

Compressa fria

A aplicação de um saco de gelo enrolado em uma toalha no lado afetado do rosto  ajuda a contrair os vasos sanguíneos na área, o que pode reduzir a dor para permitir que uma pessoa adormeça.

Leia mais:  Alergias alimentares: saiba quais são os alimentos mais “perigosos”

A aplicação de uma compressa fria na área por 15 a 20 minutos  antes de dormir também pode ajudar a prevenir a dor

Elevação da cabeça

O acúmulo de sangue na cabeça pode causar dor e inflamação adicionais. Para algumas pessoas, elevar a cabeça com dois travesseiro pode aliviar a dor o suficiente para adormecer.

Pomadas anestésicas

Essas pomadas também podem ajudar a reduzir a dor de dente. Pomadas anestésicas que contêm ingredientes como benzocaína podem adormecer a área. No entanto, a benzocaína não é adequada para uso por crianças pequenas.

Enxágue com água salgada

Um simples enxágue com água salgada é um remédio caseiro comum para dor de dente. A água salgada é um agente antibacteriano natural, por isso pode reduzir a inflamação.

Leia também: Enxaguante bucal com álcool ou sem, qual deles devo usar?

Bochecho com água oxigenada 10 vol

A periodontite é uma infecção gengival grave que geralmente ocorre como resultado de falta de higiene bucal. Pode causar problemas como dor, sangramento na gengiva

As pessoas devem sempre diluir a água oxigenada 10 vol em água e bochechar – não engolir. E não usar diariamente , apenas numa emergência. Este remédio não é adequado para crianças, pois existe o risco de engolir acidentalmente a mistura.

Chá de menta

Tomar chá de menta ou chupar saquinhos de chá de menta também pode ajudar a aliviar temporariamente a dor de dente.

A menta contém compostos antibacterianos e antioxidantes . O mentol, um ingrediente ativo da hortelã, também pode ter um efeito anestesico leve em áreas sensíveis.

Cravo

O eugenol, que é um dos principais compostos do cravo- da- índia , pode reduzir a dor no dente. Ele atua como analgésico, o que significa que anestesia  a área. Para usar o cravo para dor de dente, mergulhe o cravo em água e amasse-o, fazendo uma pasta. Em seguida, aplique a pasta no dente 

Leia mais:  São Paulo recebe “Dia D” para vacinação contra o sarampo neste sábado

Como alternativa, mastigar ou chupar suavemente um único cravo-da-índia e permitir que ela fique próxima ao dente dolorido pode ajudar a aliviar a dor.

Essas são apenas algumas dicas emergenciais quando a pessoa não tem como consultar um profissional. Entretanto, não deixe a dor de dente tirar seu sono no dia seguinte, procure o seu dentista imediatamente.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

ES já registra 795 novos casos de tuberculose em 2019

Publicado

em

No Espírito Santo, somente em 2019, 795 novos casos de tuberculose foram registrados: a doença é uma das principais causas de morte em todo o planeta. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

Já em 2017, o número de casos novos foi de 1.155, correspondendo a um coeficiente de incidência de 28,8 casos por 100 mil habitantes. O Estado registrou, neste ano, 76,9% de cura da doença (853 pessoas curadas), mas 9,5% dos pacientes abandonaram o tratamento.

No ano de 2016, o número de casos novos foi de 1.053, sendo que 76,4% dos pacientes também ficaram curados da doença (805), mas o índice de abandono do tratamento foi maior, de 10,1%.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) foi selecionado para compor a rede de laboratórios de referência nacional e regional para tuberculose e micobacterioses não-tuberculosas.

A tuberculose é uma enfermidade infecciosa e também transmissível. Ela é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões.

Transmissão

Ela é transmitida pelo ar, ou seja, acontece por inalação de aerossóis. Quando uma pessoa infectada espirra, fala e principalmente tosse, existe uma ativação no ar com as partículas em forma de aerossóis.

Teste para a doença

As pessoas conseguem saber se têm ou não a doença através de um teste rápido no SUS. O Ministério da Saúde oferece o teste e o diagnóstico é divulgado em apenas duas horas.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Amamentar previne câncer de mama e traz inúmeros benefícios à saúde da mulher
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Estadual19 minutos atrás

Redistribuição de royalties é tema de audiência

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da redistribuição dos royalties de petróleo entre todos os municípios do Estado...

Estadual19 minutos atrás

Adaptações em salas de aula em urgência

Os deputados estaduais aprovaram durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa (Ales) o requerimento de urgência para...

Estadual20 minutos atrás

CPI resgata 19 gatos em casa de Vila Velha

Uma ação da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), em parceria com o...

Estadual20 minutos atrás

Justiça mantém seis despachos denegatórios

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Ales) deliberou sobre 13 proposições, em reunião nesta terça-feira (22), no...

Agricultura1 hora atrás

Pavilhão Brasil é inaugurado na Fruit Attraction 2019 na Espanha

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com Associação Brasileira...

Agricultura1 hora atrás

Sessenta mil pescadores artesanais do Nordeste vão receber seguro defeso em novembro

No próximo mês, 60 mil pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste receberão uma parcela do...

Agricultura1 hora atrás

Câmara do Agro 4.0 apresenta as principais demandas para ampliar o uso de novas tecnologias no campo

A Câmara do Agro 4.0 iniciou os trabalhos nesta terça-feira (22), durante a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana