conecte-se conosco



Entretenimento

Por que Chadwick Boseman fez história ao protagonizar “Pantera Negra”

Publicado

em


source

Os filmes de super-heróis da Marvel são um verdadeiro sucesso de público e soma fãs ao redor do mundo, mas o lançamento de “Pantera Negra”, em 2018, mostrou que essas produções podem, além de entreter, chamar atenção para temas relevantes como a falta de representatividade no cinema. Com um elenco de atores negros e referências africanas, o longa foi o único da Marvel a concorrer ao Oscar de “Melhor Filme” e saiu como  vencedor no SAG Awards na categoria “Melhor Elenco”.

Chadwick Boseman como Pantera Negra
Reprodução/Instagram

Chadwick Boseman como Pantera Negra


Chadwick Boseman viveu o protagonista T’Challa, príncipe de Wakanda, que ao conhecer a Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson, em “Capitão América: Guerra Civil”, disse o seguinte: “Suponho que nenhum de nós está acostumado com os holofotes”. Bom, o Pantera Negra precisou se acostumar rápido com a visibilidade já que o filme quebrou recordes de bilheteria dentro do universo Marvel ao faturar mais de 1,3 bilhão de dólares.

Na época do lançamento, o cartaz do filme, que mostrava que todos os protagonistas eram interpretados por atores negros, foi muito celebrado nas redes sociais e fotos de pessoas negras admirando o pôster do longa viralizam nas redes sociais com legendas semelhantes a esta: “É assim que as pessoas brancas se sentem o tempo todo?”.

Pantera Negra, cartaz
Divulgação

Cartaz do filme “Pantera Negra”

Além da representatividade no elenco e de trazer para o time dos Vingadores um herói negro, o filme também não deixa de lado referências culturais e políticas. Seja nos trajes ou nos rituais do povo de Wakanda, o longa de Ryan Coogler deixa clara as referências africanas, valorizando a rica cultura de um continente que muitas vezes é subestimado.

A questão dos negros na atualidade também é abordada no longa, como uma cena que foi gravada em Oakland, região dos Estados Unidos em que o movimento do Partido dos Panteras Negras ganhou força ao reagir a violência policial enfrentada pela população negra no país. Este ano, a mesma questão voltou a gerar protestos com morte de George Floyd e o movimento “Black Lives Matter” teve visibilidade e repercussão no mundo todo.

Antes do cinema, o rei de Wakanda fez história nos HQs. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, Black Panther, o Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro dos quadrinhos convencionais, fazendo sua estreia no Fantastic Four No. 52 da Marvel, em 1966, e continuou a aparecer nos “Vingadores”.

morte do Chadwick Boseman, que foi vítima de câncer de cólon, trouxe de volta a importância e relevância que tem o personagem tem na atualidade e o impacto do filme da Marvel, que ainda conta com Michael B. Jordan e Lupita Nyong’o no elenco.

“Ele [Chadwick] se tornou o rosto de um mundo ideal. O rosto do sonho por uma Wakanda. Obrigado por ser nosso Pantera negra. Obrigado por nos ajudar a sonhar mais um pouco e por sermos um pouco mais orgulhosos de quem somos. Obrigado, continuaremos por aqui a gritar ‘Wakanda forever’ e seu rosto estará junto e continuarei aqui querendo ser o T’challa”, escreveu o ator Lázaro Ramos no Instagram representando o sentimento de muitas pessoas negras que se sentiram representadas com o filme.

Fonte: IG GENTE

Comentários do Facebook

Entretenimento

Solidariedade! Eduardo Kobra faz painel para as vítimas da tragédia no Líbano

Publicado

em


source
Eduardo Kobra faz painel para ser leiloado para vítimas de tragédia no Líbano
Divulgação

Eduardo Kobra faz painel para ser leiloado para vítimas de tragédia no Líbano


Após utilizar seu talento para uma campanha que ajudava famílias desassistidas, com situação de vulnerabilidade ainda mais agravada pela pandemia da Covid-19, Eduardo Kobra, conhecido por retratar personalidades, como David Bowie, Nelson Mandela e Anne Frank, lançou o painel “Ao Líbano, com carinho”, inspirado na luta pela recuperação do povo libanês, duramente atingido pelas explosões ocorridas no início de agosto, em Beirute. A tela de 1,90m por 1,90m será leiloada até o dia 22 de outubro, por meio da plataforma 32 Auctions.

Além disso, serão feitos sorteios de cinco serigrafias entre todos os que realizarem doações, de qualquer valor. O lance inicial é de 27 mil dólares (cerca de R$ 150 mil), e toda a renda arrecadada será utilizada para a compra de alimentos, equipamentos médicos e materiais de construção para aqueles cujas casas foram destruídas. Mas não é só. Para 2021, a ideia é expandir ainda mais as ações e reproduzir o desenho em algum prédio da capital libanesa.

“A obra mostra duas mãos levantando o cedro do Líbano, que é um símbolo de paz, de fraternidade, de união e respeito”, manifestou-se o muralista, que disse ter utilizado a bandeira como base para a pintura. “O vermelho representa o sangue derramado pelas pessoas que se feriram ou morreram nas lutas, para livrar a nação das forças externas; o branco, a permanente busca pela paz e a beleza das montanhas cobertas pela neve; e o cedro, árvore presente em boa parte do território, a força e a eternidade”, ressaltou.

Fonte: IG GENTE

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional8 minutos atrás

Casal compra gato raro pela internet e recebe filhote de tigre no lugar; entenda

Reprodução O casal havia pago cerca de 39 mil reais pelo gato. Imagem ilustrativa Na região norte da França ,...

Saúde8 minutos atrás

Covid-19: Brasil tem 749 mortes e 27,2 mil novos casos em 24 horas

Em 24 horas, o Brasil registrou 749 mortes e 27.235 novos casos de covid-19. Os dados estão na atualização diária divulgada pelo...

Entretenimento23 minutos atrás

Solidariedade! Eduardo Kobra faz painel para as vítimas da tragédia no Líbano

Divulgação Eduardo Kobra faz painel para ser leiloado para vítimas de tragédia no Líbano Após utilizar seu talento para uma...

Estadual38 minutos atrás

Estado lança plataforma e abre 10 mil novas vagas de qualificação aos profissionais da Educação

Em celebração ao Dia do Professor, lembrado em 15 de outubro, o Governo do Estado lançou a plataforma da Formação...

Estadual38 minutos atrás

Governo do Estado anuncia obras de macrodrenagem na Região Metropolitana nesta quinta (15)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), anuncia, nesta quinta-feira (15), a...

Estadual38 minutos atrás

Escola da Magistratura promove curso remoto sobre Negócios Processuais e Pandemia

A formação acontece no dia 30 de outubro. Integrantes do Poder Judiciário Estadual já podem se inscrever para o Curso...

Estadual38 minutos atrás

Associação que comprou produto em loja online e não recebeu deve ser indenizada

O requerente contou que comprou a mercadoria por R$ 11.876,50. Uma associação ingressou com uma ação contra uma loja online...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!