conecte-se conosco


Nacional

Por ‘medo de lei’, juiz concede prisão domiciliar a advogado com pena de 99 anos

Publicado

em

source
Advogado arrow-options
Reprodução

O advogado Igor Ben Hur Reis e Souza

O advogado Igor Ben Hur Reis e Souza, condenado a 99 anos e 10 meses de prisão por crimes como organização criminosa, apropriação indébita e falsidade ideológica pela Justiça de Minas Gerais, ganhou o direito de cumprir a pena em casa após o juiz responsável por seu processo alegar medo de ser enquadrado na nova Lei de Abuso de Autoridade. A decisão é da última quarta-feira.

Leia também: Corpo de menina desaparecida em São Paulo é encontrado; vizinho é preso

A legislação, que entrou em vigor no último dia 3, estabelece que é crime não respeitar a prerrogativa de advogado de “não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, assim reconhecidas pela OAB”.

Igor estava detido em um pavilhão do presídio Nelson Hungria que, segundo o juiz Wagner de Oliveira Cavalieri, da Vara de Execuções Criminais de Contagem, adequam-se à previsão legal.

No entanto, temendo que esse não seja o entendimento do STF ou so STJ, o magistrado decidiu condeder ao advogado a prisão domiciliar.

“Lamentavelmente, a lei que criminalizou a conduta do juiz de direito, ao menos em tese, não cuidou de definir o que seria considerado como ‘sala de estado maior’, permitindo indesejável abertura de interpretação do respectivo tipo penal. Como diria Raul Seixas, ‘eu não sou besta pra tirar onda de herói’. Se é a vontade da sociedade, representada no texto legal aprovado pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, que assim seja”, escreveu o juiz na sua decisão.

O grupo integrado por Igor foi condenado por ter entrado com ações judiciais utilizando dados de vítimas que sequer tinham conhecimento dos processos. Nas ações, eram pedidas indenizações que ficavam com os golpistas.

Leia mais:  Cidade com barragem cinco vezes maior que a de Brumadinho passa por tremor

Leia também: Justiça nega novo pedido de liberdade de viúva da Mega-Sena

Com as condenações, Igor teve seu registro profissional suspenso. Ainda assim, seus advogados alegam que isso não afastaria a prerrogativa de somente ser preso, provisoriamente, em “sala de estado maior”.

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Avó morre ao receber notícia do falecimento do neto, após acidente de moto

Publicado

em

source
Acidente de moto arrow-options
shutterstock

Acidente de moto tirou a vida de Leonardo Barbosa, de 18 anos; testemunhas dizem que rapaz perdeu controle da motocicleta

As circunstâncias de um acontecimento em Santa Bárbara D’Oeste, no interior de São Paulo, chamou atenção no último sábado (25). Maria Laura Cardelíquio, de 73 anos, faleceu ao receber a notícia de que seu neto, Leonardo Barbosa, de 18 anos, não sobreviveu a um acidente de moto.

LEIA MAIS: Homem mata família e passa duas semanas com os corpos em casa

Testemunhas apontam que o jovem teria perdido o controle de sua motocicleta enquanto trafegava pela Avenida Antônio Pedroso. Ele foi socorrido e encaminhado com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos graves. Após receber a notícia, Maria Laura, que era cardíaca , passou mal e também veio a falecer.

Parentes publicaram no Facebook que o velório está acontecendo no Cemitério Parque Gramado, que fica em Americana, também no interior de São Paulo.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Previsão do tempo desta quinta indica retorno tímido do sol e trégua nas chuvas
Continue lendo
Estadual31 minutos atrás

Governador e ministro discutem apoio federal na reconstrução de cidades atingidas pelas chuvas no ES

Em visita ao Estado, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, confirmou o apoio do Governo Federal na reconstrução das...

Esportes2 horas atrás

Helicóptero que caiu com Bryant tinha nove pessoas a bordo

Em entrevista coletiva realizada pela polícia de Calabasas, na Califórnia, as autoridades afirmaram que havia nove pessoas a bordo do...

Esportes3 horas atrás

Helicóptero que matou Bryant tinha nove pessoas a bordo

Em entrevista coletiva realizada pela polícia de Calabasas, na Califórnia, as autoridades afirmaram que havia nove pessoas a bordo do...

Internacional4 horas atrás

Homem acha que tem trombose e passa por constrangimento com diagnóstico real

arrow-options Reprodução Escritor americano se assusta com pigmentação de sua nova calça jeans, que acabou ficando no corpo A história...

Internacional4 horas atrás

Jovem reclama na polícia de atraso na entrega de documento falso comprado online

arrow-options Reprodução Jovem escolheu nome de personagem de filme para documento falso As autoridades de Norfolk County, no Canadá, estão...

Saúde5 horas atrás

Contaminações do coronavírus ultrapassam 2 mil em todo o mundo

O coronavírus, surgido na cidade de Wuhan, na China, já atingiu mais de 2.116 pessoas em todo o mundo e...

Mulher5 horas atrás

Não sabe por que foi traída? Veja o que pode levar à infidelidade

É fato: a infidelidade é uma realidade em muitos relacionamentos. Não são raros os casos de traição que abalam os...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana