conecte-se conosco



Policial

Polícia Militar retoma atividades da Patrulha da Comunidade com investimentos do Governo do Estado

Publicado

em


Após aprimoramento, a Polícia Militar retoma as atividades da Patrulha da Comunidade em Unidades Operacionais subordinadas ao Comando de Polícia Ostensivo Metropolitano (CPOM), de maneira a ampliar o policiamento ostensivo preventivo. O objetivo é prevenir a ocorrência de crimes contra o patrimônio nas regiões de concentração de estabelecimentos comerciais e de grande circulação de pessoas.

A retomada das atividades aconteceu nesta quinta-feira (26), com uma solenidade no Quartel do Comando Geral, em Maruípe. O evento contou com a presença do governador do estado, Renato Casagrande, do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Rogério Duboc Fajardo, do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, além de outras autoridades civis e militares, e lideranças comunitárias.

“Esse é mais um grande desafio que o governador tem encarado em prol da Polícia Militar e da sociedade. São obras, aquisições de materiais e viaturas, além de outras melhorias nas condições de trabalho do policial militar. O investimento em pagamentos de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO) é mais uma forma de aprimorar esses desenvolvimentos”, destacou o comandante-geral.

O secretário de Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou as particularidades da segurança pública e os esforços do governo. “A retomada do Programa da Patrulha da Comunidade é entregar para a sociedade uma condição melhor de garantia de direitos e deveres”, pontuou.

“Esse é um programa de Governo construído a muitas mãos e agora a parte operacional compete à Polícia Militar. O sucesso desse policiamento é a proximidade com a comunidade, o diálogo com os comerciante, são as reuniões comunitárias”, destacou o secretário de Segurança Pública, coronel Ramalho.

O governador do estado, Renato Casagrande, destacou que “nossa grande meta é a segurança da sociedade capixaba. O Governo do Estado deu passos largos nos últimos anos para consolidar políticas públicas e todas elas tiveram resultados importantes, efeitos positivos. Quando se tem continuidade dessas políticas, a sociedade colhe esses frutos. Hoje nós estamos retomando a Patrulha da Comunidade, com pagamento de indenizações para responder às necessidades da sociedade, com policiamento de proximidade, a pé, de bicicleta, com apoio das viaturas. Um policiamento importante para proporcionar mais tranquilidade”, ressaltou o governador.

A operação Patrulha da Comunidade conta com o empenho de 169 militares diariamente de segunda a sexta-feira, em turnos de trabalho que se iniciam pela manhã e a tarde, e 84 militares aos sábados. Os policiais serão aplicados em regime de escala com investimento do Governo do Estado em ISEO. Durante todo o período da operação serão investidos R$ 5.974.025,91. As atividades da Operação Patrulha da Comunidade se estendem até 31 de dezembro de 2021.

Os policiais terão seu emprego operacional na modalidade de policiamento ostensivo a pé e ciclopatrulhamento, em duplas, nas regiões definidas, com apoio de uma viatura. Isso sem prejuízo dos demais recursos ordinários e extraordinários já utilizados, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica compreendidos na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

Histórico

A PMES instituiu no ano de 2013 o projeto Patrulha da Comunidade, essencialmente voltado para atuação em bairros com maior incidência de crimes contra o patrimônio, em quadrantes predeterminados, executando o policiamento comunitário-interativo orientado para a solução de problemas.

No início do ano de 2014, o projeto Patrulha da Comunidade teve sua atuação ampliada para aglomerados definidos pelo programa Estado Presente, abrangendo também áreas com ocorrência de crimes contra a vida.

Em 2017, houve uma reestruturação do projeto Patrulha da Comunidade nos Batalhões e Companhias Independentes, a fim de fortalecer o policiamento ostensivo preventivo baseado na filosofia do policiamento comunitário em locais de elevada concentração de estabelecimentos comerciais e de grande circulação de pessoas, com o objetivo de reduzir os crimes contra o patrimônio.

A necessidade de atuação nesse modelo continua mostrando-se necessária, em especial nas Unidades Operacionais do CPOM, com foco voltado aos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, motivo pelo qual remodelou-se a atividade no formato de operação.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

Comente Abaixo
Política26 minutos atrás

Carnaval: Bolsonaro dispara contra governadores e prefeitos por festa em 2022

Reprodução Bolsonaro participou de cerimônia oficial na Academia Militar das Agulhas Negras O presidente Jair Bolsonaro voltou a alfinetar governadores...

Estadual26 minutos atrás

Ação Integrada pela Cidadania oferece atividades de lazer e serviços gratuitos no bairro Nova Palestina, em Vitória

Crianças, jovens e adultos participaram, neste sábado (27), da Ação Integrada pela Cidadania realizada no bairro Nova Palestina, em Vitória....

Entretenimento31 minutos atrás

Irmão de Rodrigo Faro se envolve em acidente de carro e posta fotos machucado

Reprodução/Instagram Danilo Faro se envolve em acidente O empresário Danilo Faro, irmão do apresentador Rodrigo Faro, sofreu um acidente de...

Internacional56 minutos atrás

Países europeus identificam casos da variante Ômicron

Dois casos da nova variante Ômicron do coronavírus foram detectados no estado da Bavária, no sul da Alemanha, disse o...

Nacional56 minutos atrás

Queda de avião: família de copiloto aluga lanchas e helicóptero para buscas

Reprodução/redes sociais Jovem está desaparecido desde o acidente A família do copiloto do avião que caiu no mar entre Ubatuba...

Economia1 hora atrás

Black Friday digital bate recorde de clientes com mais de 51 anos

Unsplash/Bench Accounting Compras online crescem entre os mais velhos O crescimento do público sênior no e-commerce representa uma importante tendência...

Política1 hora atrás

Bolsonaro diz que formação no Exército foi mais difícil do que Presidência

Antonio Cruz/Agência Brasil Presidente Jair Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (27) que sua formação militar foi mais difícil...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!