conecte-se conosco



Destaque

Polícia matou 9 pessoas por dia no Brasil em 2015, diz estudo

Publicado

em

Letalidade policial no país é maior do que em Honduras, país considerado o mais violento do mundo
RIO DE JANEIRO – Um estudo inédito feito pelo 10º Anuário Brasileiro de Segurança apontou que nove pessoas foram mortas por policiais por dia no Brasil em 2015. Esse número é 6,3% maior do que o registrado em 2014.
De acordo com o G1, 3.345 pessoas foram mortas, ao todo, por policiais militares ou civis em todo ano de 2015. O Amapá foi o estado que registrou maior letalidade (5 por 100 mil habitantes). Já o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 3,9 por 100 mil. Alagoas é o terceiro, com 2,9 por 100 mil).
Entretanto, se considerarmos apenas os números absolutos, segundo o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rio de Janeiro e São Paulo aparecem com mais letalidade, concentrando 1.493 mortes – 45% dos casos registrados no país.
“A verdade é que parcelas significativas da população acham que a polícia tem que matar mesmo. E tem muito político se elegendo com essa plataforma. “Em um contexto de criminalidade altíssima como o Brasil vive e com todo o tipo de violações de direitos, uma descrença total na Justiça, é mais fácil acreditar que a polícia está ‘resolvendo’ de alguma forma”, disse, segundo o G1, a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.
A taxa de letalidade por parte da polícia no Brasil é 1,6 por 100 mil habitantes, número maior do que em Honduras, considerado o país mais violento do mundo. Lá, a taxa é de 1,2 por 100 mil. Em 2015, o país da América Central teve 98 pessoas mortas por agentes policiais.

  • Com informações do portal G1

Comentários do Facebook

Destaque

Menina revela ter sido estuprada pelo pai após se queixar de ‘dor na barriga’

Publicado

em

De acordo com a mãe da vítima, criança relatou que o pai a violentou dentro do banheiro da residência. Caso é investigado pela Delegacia da Mulher de Guarujá.

A Polícia Civil investiga um caso de estupro de uma menina de 10 anos em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo depoimento da mãe aos policiais, a violência sexual contra a filha foi cometida em casa pelo pai da criança, de 30 anos, enquanto ela acompanhava um familiar hospitalizado. O suspeito ainda não foi localizado.

O crime ocorreu na residência em que a vítima vive com os pais e irmãos, localizada no bairro Aldeia, no Distrito de Vicente de Carvalho. Conforme relatado pela mãe da criança no boletim de ocorrência registrado pelos policiais, ela mantinha uma união estável com o homem, com quem tem quatro filhos.

A mãe relatou que, no início da tarde, saiu de casa para ficar como acompanhante de um familiar no hospital, deixando os filhos com o marido. De acordo com ela, por volta das 19h30 retornou à sua residência.

Ao chegar em casa, ela foi alertada pelo filho de 4 anos que o pai teria violentado a irmã. Ao conversar com a filha, a menina relatou que, durante a tarde, o pai, no banheiro da casa, havia tirado as suas roupas e a estuprado. A criança também se queixou de estar com dores na barriga devido a violência sexual.

A mãe afirmou aos policiais que levou a filha às pressas ao Pronto Socorro de Vicente de Carvalho e depois da criança ser atendida foi direto a delegacia, acompanhada de uma conselheira tutelar. Após relatar o caso, a vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito.

O boletim de ocorrência foi registrado como estupro de vulnerável na Delegacia Sede de Guarujá. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso está sob segredo de Justiça e agora é investigado por meio de inquérito policial pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Agricultura12 minutos atrás

Mapa está atento à situação de produtores atingidos por ciclone no Sul do país, diz ministra

. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reuniu nesta terça-feira (7), por videoconferência, com parlamentares e...

Política12 minutos atrás

Bolsonaro encontrou ao menos 36 pessoas desde sexta, quando já poderia ter vírus

Isac Nóbrega/PRBolsonaro em evento comemorativo pela independência americana no último dia 4; presidente afirmou que começou a sentir sintomas da...

Saúde12 minutos atrás

Covid-19: Rio tem 124 mil infectados e 101 mil recuperados

. O Rio de Janeiro tem 124.086 casos confirmados de covid-19 e 10.881 mortes. Os números foram divulgados hoje (7)...

Saúde42 minutos atrás

Brasil tem 1,66 milhão de casos confirmados do novo coronavírus

. O Brasil chegou a 66.741 mil mortes e 1.668.589 milhão de casos em decorrência da pandemia do novo coronavírus...

Política42 minutos atrás

Skaf vai fazer teste para a Covid-19 e aguardar resultado em quarentena

Alan Santos/PR Paulo Skaf e Jair Bolsonaro se cumprimentando O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo...

Nacional42 minutos atrás

Câmara aprova mudança sobre quantidade mínima de dias letivos em escolas

Curso Mafalda / Facebook Medida vai ser adotada por meio de MP para minimizar o que a crise sanitária causou...

São Mateus55 minutos atrás

COVID-19 | São Mateus chega a 20 óbitos e 781 casos confirmados

O município de são Mateus chegou a marca de 20 mortes por covid-19 na tarde desta terça-feira (07). A vítima...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!