conecte-se conosco



Política

Polícia Federal exonerou um delegado de postos-chave por mês; saiba quem

Publicado

em


source
Polícia Federal exonerou um delegado de postos-chave por mês
Reprodução: iG Minas Gerais

Polícia Federal exonerou um delegado de postos-chave por mês

Depois de reclamar nos dois primeiros anos de governo de não conseguir influir nas nomeações de cargos de direção na Polícia Federal, o  presidente Jair Bolsonaro (PL) tem conseguido consolidar trocas em postos-chave.

Em alguns casos, as mudanças têm como alvo delegados cuja conduta profissional desagradou ao governo; só este ano já foram oito exonerações, uma média de uma por mês desde que o atual diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, assumiu o cargo.

Para o diretor da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF), Edvandir de Paiva, os episódios de remoção de delegados da Polícia Federal têm se repetido de forma “estranha” e “preocupante” nos últimos meses.

Leia Também

Leia Também

Paiva vem recebendo queixas de colegas sobre o temor de represálias pela atuação em investigações consideradas delicadas para o governo Bolsonaro.

“Esses fatos estão ficando mais recorrentes e incomodam demais. Os delegados estão extremamente indignados e insatisfeitos com toda essa situação. A única solução para resolver isso é a aprovação de leis que protejam a autonomia da PF”, avaliou Paiva.


Saiba quais são os delegados que perderam seus postos:

  • Ricardo Saadi: Teve sua substituição anunciada em agosto de 2019 após ser alvo de intrigas de policiais bolsonaristas no Rio de Janeiro. Era superintendente da Polícia Federal no estado.
  • Maurício Valeixo: Demitido por defender Saadi, Valeixo contradisse o presidente ao dizer que a demissão de seu companheiro não havia sido por produtividade. Era diretor-geral da PF no Rio.
  • Rubens Lopes da Silva: Por ser o chefe da Divisão de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, Rubens investigou os escândalos de corrupção que teriam o envolvimento do ministro Ricardo Salles. Foi o delegado responsável pela Operação Akuanduba.
  • Alexandre Saraiva: Responsável pela investigação contra Ricardo Salles – então ministro do Meio Ambiente -, o delegado do Amazonas relacionou o político bolsonarista com um grupo que exportava madeira da Amazônia de maneira ilegal.
  • Franco Perazzoni: Após negar um acesso à cúpula da PF eo inquérito que investigava Salles, teve sua ida para chefiar o combate ao crime organizado no Distrito Federal negada pelo Planalto.
  • Fernando Moraes Chuy: Servidor retirado do comando da Coordenação de Enfrentamento ao Terrorismo. Saída ocorreu após uma crítica a um projeto do deputado da base governista Major Vitor Hugo (PSL-GO).
  • Hugo Correia: Demitido por dar excessiva liberdade aos seus subordinados, que avançavam em investigações contra o presidente. Era superintendente da PF no Distrito Federal.
  • Thiago Leão: Integrante da cúpula que investigava Salles, Leão foi o delegado responsável pela Operação Handroanthus – maior apreensão de madeira ilegal da história da Polícia Federal.
  • Silvia Amelia da Fonseca: Responsável pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), participou do processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.
  • Dominique de Castro Oliveira: Servidora responsável pelo pedido de prisão de Allan dos Santos, acabou retirada do quadro onde atuava na Interpol.

Comente Abaixo
Política27 minutos atrás

Randolfe pede que STF enquadre Bolsonaro em crime de desobediência

Jefferson Rudy/Agência Senado Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) O senador Randolfe Rodrigues pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o...

Entretenimento52 minutos atrás

‘BBB 22’: “se o líder me indicar, puxo o amigo dele”, diz Rodrigo

Reprodução/BBB Rodrigo comentou estratégia para o BBB Rodrigo já faz apostas para o próximo paredão do ‘BBB 22’. No quarto...

Entretenimento52 minutos atrás

Globeleza: Valéria Valenssa lista cuidados com o corpo e a alimentação

Edduh Moraes Valéria Valenssa Com os seus 50 anos recém-completados, a  modelo e empresária Valéria Valenssa continua exibindo uma silhueta...

Entretenimento52 minutos atrás

Jotave revela flerte com Anitta em festa particular da cantora

Reprodução Jotave falou sobre flerte com Antita Jotave, um dos protagonistas do início do “De Férias com o Ex Caribe”,...

Entretenimento52 minutos atrás

Murilo Dias, do reality “Soltos em Floripa”, celebra aniversário em SP

Divulgação Murilo Dias Murilo Dias, ex-integrante do “Soltos em Floripa”, que bebe da fonte de uma atração internacional de sucesso...

Tecnologia1 hora atrás

Para onde vão as multas do Procon à Apple, Google, Amazon?

Janaína Dantas Para onde vão as multas do Procon à Apple, Google, Amazon? Apple, Google, Facebook, Amazon, PayPal e outras...

Tecnologia1 hora atrás

Promoção do Steam tem Sims 4 a R$ 19, FIFA 22 e 20 mil jogos de PC

Murilo Tunholi Promoção do Steam tem Sims 4 a R$ 19, FIFA 22 e mais 20 mil jogos de PC...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!