conecte-se conosco



Polícia Federal

Polícia Federal combate fraude a licitações em Rondônia

Publicado

em

Vilhena/RO – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18/12), a denominada OPERAÇÃO DRENO tendo como objetivo coibir crimes de corrupção no estado de Rondônia, praticados por suposta organização criminosa sediada na cidade de Vilhena/RO, a qual atuava principalmente na fraude a licitações da prefeitura municipal na gestão anterior.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Vilhena/RO, Nova Brasilândia d’Oeste/RO, Machadinho d’Oeste/RO, Rolim de Moura/RO, Porto Velho/RO e Brasília/DF.

Também foi determinado o sequestro de bens e valores dos investigados, no montante de aproximadamente R$ 4,2 milhões. As medidas cautelares, cumpridas na data de hoje, foram expedidas pela Justiça Eleitoral de Vilhena/RO.

Segundo as investigações, iniciadas em 2015, a organização criminosa possuía estrutura e articulação suficiente dentro de entes públicos para fraudar licitações e auferir vantagens indevidas, especificamente na contratação de empresa especializada para a execução de sistema de macrodrenagem-galerias de águas pluviais e canais de drenagem urbana na cidade de Vilhena/RO, com recursos procedentes do Ministério das Cidades e repassados ao município.

As fraudes em procedimentos licitatórios envolveram empresas da região que tinham por finalidade sagrarem-se vencedoras nos certames envolvendo obras públicas executadas pela Prefeitura Municipal de Vilhena/RO, através de acordo prévio de preços e de propostas. Além do prévio favorecimento, as empresas vinculadas à organização criminosa, também obtinham vantagens indevidas em aditivos de obras já licitadas.

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO
Contato (69) 3216-6242

Comentários do Facebook

Polícia Federal

Polícia Federal participa da prisão de fugitivos acusados da morte de brasileira nos Estados Unidos

Publicado

em

Vitória/ES – A Polícia Federal participou da prisão, hoje (22/2), na cidade capixaba de Cariacica, de dois dois homens, acusados do assassinato da brasileira Ana Paula Braga, de 23 anos, no último dia 30 de janeiro, em Los Angeles – Estados Unidos.

A prisão dos acusados, também brasileiros, contou com o apoio de diversas agência de segurança pública dos dois países e só foi possível com um grande esforço de cooperação internacional.

A fuga cinematográfica dos suspeitos começou logo após o homicídio, quando os homens seguiram no automóvel da vítima, carregando seu corpo, em uma viagem de 2 horas, até abandoná-lo na cidade californiana de Hot Springs. Ainda no automóvel da vítima, viajaram ao Estado de Oklahoma, e mais tarde, de ônibus, para o Texas. A fuga ainda contou com uma travessia terrestre para o México, de onde, a partir da capital, Cidade do México, tomaram um avião para o Rio de Janeiro/RJ.

Durante todo esse tempo, a dupla pressionou e extorquiu, tanto os próprios familiares quanto parentes da vítima, com o intuito de obtenção de recursos que os ajudassem na fuga.

O crime chegou ao conhecimento da PF, que passou a monitorar os acusados e manter contatos com as autoridades norte-americanas. Enquanto a PF seguia no encalço dos fugitivos, a LAPD (Los Angeles Police Department) investigava as circunstâncias do crime e da fuga, nos Estados Unidos. Os contatos entre as agências eram feitos mediante a participação ativa do Serviço de Segurança Diplomática do Consulado Americano no Rio de Janeiro e da Adidância da Polícia Federal em Washington.

Com a confirmação de que os alvos se encontravam em Cariacica/ES, montou-se uma grande operação para capturá-los, que contou com a decisiva participação GIOSP, o Grupo Integrado de Operações de Segurança Pública do Espírito Santo.

Com o empenho da Promotoria de Justiça, o Poder Judiciário decretou a prisão temporária dos fugitivos, que foram capturados, na manhã de hoje, por homens do 7º Batalhão da Polícia Militar do ES e já estão à disposição da justiça.

 

Comunicação Social da Polícia Federal

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher8 minutos atrás

Não é só bagunça: carnaval também anima as crianças pelo Brasil; veja fotos

O carnaval no Brasil é papo sério e faz ou já fez parte vida de quase todos os brasileiros. Afinal,...

Internacional21 minutos atrás

Ao tentar provar que Terra é plana em experimento com foguete, aventureiro morre

arrow-options reprodução / Twitter Experimento aconteceu na Califórnia Um aventureiro norte-americano morreu neste sábado (22) no deserto da Califórnia, nos...

Entretenimento34 minutos atrás

Curitiba é tomada pela Zombie Walk no domingo de Carnaval

arrow-options Reprodução / Facebook @Deise Lopes Foliões no Zombie Walk de 2020 O Centro de Curitiba foi invadido no início...

Saúde1 hora atrás

Coronavírus: todos os protocolos foram cumpridos, diz ministro

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou hoje (23) que todos os protocolos nacionais e internacionais foram cumpridos...

Nacional1 hora atrás

Policiais militares realizam parto dentro de estação em São Paulo

arrow-options Divulgação / Polícia Militar Policiais militares realizaram parto na estação Barra Funda A Polícia Militar de São Paulo realizou...

Nacional1 hora atrás

Ao menos cinco pessoas foram vítimas de agulhadas no carnaval de Olinda

arrow-options Divulgação / Secretaria Estadual de Saúde Em 2019, unidade recebeu mais de uma centena de vítimas de agulhadas. Pelo...

Entretenimento1 hora atrás

AO VIVO: acompanhe ao tradicional carnaval de Olinda

arrow-options Reprodução Carnaval de Olinda tem muito frevo e agita a multidão neste domingo (23) O carnaval de Olinda, Pernambuco,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana