conecte-se conosco


Política

Polícia Federal apreende material de campanha irregular em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Às vésperas das Eleições 2018, policias federais da Delegacia de São Mateus, no norte do Espírito Santo, cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de uma candidata a deputada estadual e no Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores.

Foram encontrados materiais de campanha irregular, contendo fatos inverídicos, o que configura crime previsto no artigo 323 do Código Eleitoral (Lei 4737/65 – divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado). 

Segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de São Mateus, José Amaral dos Santos, os materiais foram recolhidos por conter o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que seriam usados caso a candidatura do ex-presidente fosse deferida. 

“Houve uma diligência da Polícia Federal e eles estavam em busca de material que tivesse o nome do Lula. O material encontrado no nosso diretório já havia sido recolhido e não estava sendo distribuído mais. Vemos a ação como algo normal, que já havia sido feito em todo o País. A polícia apenas fez o trabalho dela”, afirmou José. 

Liminar
Na última segunda-feira (01), o Ministério Público Eleitoral do Espírito Santo (MPES) obteve liminar judicial determinando apreensão de material impresso de campanha do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado. De acordo com o MPE, o material apreendido aponta Lula como candidato à presidência da república. “No entendimento da Procuradoria, essa atitude é uma afronta à legislação e à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, diz a nota.

Propaganda proibida
Desde 1º de setembro deste ano, ocasião em que foi indeferido o pedido de registro de candidatura de Lula, o TSE proibiu a realização de atos de campanha divulgando o ex-presidente como candidato nestas eleições, na propaganda eleitoral em todos os meios. O TSE, inclusive, já deu outras decisões proibindo que se mencionasse Lula como candidato, tanto é que o PT o substituiu por Fernando Haddad em 11 de setembro.

Além da propaganda irregular, as situações registradas no Espírito Santo podem configurar crime previsto no art. 323 do Código Eleitoral: “divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado”, cuja pena é de detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa.

A reportagem do F.A NOTÍCIAS tentou falar por telefone com a candidata, mas as ligações foram encaminhadas à caixa postal.

Comentários do Facebook
Leia mais:  PCdoB se posiciona sobre processo eleitoral em São Mateus 
publicidade

Política

‘Pressão está forte para me candidatar’, diz Bolsonaro sobre eventual reeleição

Publicado

em

undefined
MARCOS CORRÊA/ PR

Jair Bolsonaro falou sobre possibilidade de tentar a reeleição

O presidente Jair Bolsonaro admitiu na tarde desta segunda-feira (8) a possibilidade de sua reeleição em 2022. Bolsonaro condicionou uma eventual candidatura ao sucesso de reformas que sua gestão pretende implementar.

Ao tratar sobre 2022, Jair Bolsonaro afirmou que vai propor uma reforma política que reduza o tamanho da Câmara e do Senado.

Ele também ponderou que só será candidato se seu estado de saúde mantiver o quadro atual de evolução. O presidente passou por uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal após ser esfaqueado na barriga, em setembro, durante um ato de campanha.

“A pressão está muito grande para que se eu estiver bem, que me candidate à reeleição”, disse o presidente, em entrevista à rádio Jovem Pan, no Palácio do Planalto. 

Bolsonaro prometeu que, caso seja candidato, fará diferente de outros políticos brasileiros, cuja reeleição acaba se tornando uma espécie de “desgraça” e que só se tonar possível por meio de acordos espúrios que levam a escândalos de corrupção. Ao fazer essa menção, Bolsonaro se referiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Não quero jogar dominó com ninguém em Curitiba”, provocou o presidente, numa referência a capital do Paraná, onde Lula cumpre pena a 12 anos e um mês de prisão após a condenação no caso do tríplex do Guarujá.

Bolsonaro reconheceu que a proposta de seu governo de reforma da previdência é impopular e afirmou que não teme que o projeto cause qualquer impecilho a uma eventual candidatura.

“Se eu pensasse em reeleição faria uma reforma light ou não faria. Mas poderia não sobreviver em 2022”, concluiu Jair Bolsonaro.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Majeski e Camata cobram identificação dos carros oficiais da Assembleia
Continue lendo
Estadual7 minutos atrás

Morador de rua é morto a socos e chutes no ES

Um morador em situação de rua, que foi identificado apenas pelo nome de Helder, foi morto na madrugada desta sexta-feira...

Esportes19 minutos atrás

Luan no Palmeiras? Verdão pode ceder Lucas Limas para contratar ídolo do Grêmio

Divulgação Ídolo do Grêmio, Luan pode ser o novo reforço do Palmeiras O elenco estrelado do Palmeiras pode ganhar mais...

Economia37 minutos atrás

AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS

Agência Brasil AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS A Advocacia-Geral da União (AGU) está...

Nacional55 minutos atrás

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Reginaldo Pimenta/Agência O Dia Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército O enterro do catador de material reciclável Luciano...

Mulher1 hora atrás

7 receitas veganas para colocar em prática no almoço de Páscoa

É tradição em muitos lares brasileiros reunir a família para desfrutar de um almoço nos feriados, e um deles é...

Nacional2 horas atrás

Rússia diz que Relatório Mueller não prova interferência nas eleições americanas

Divulgação/White House Donald Trump não conspirou com a Rússia para vencer eleições, diz investigação O Kremlin disse na sexta-feira que...

Nacional2 horas atrás

São Paulo tem feriado de sol e trecho interditado na linha 3-Vermelha do Metrô

Reprodução/Metrô SP Devido ao feriado, estações da linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo estarão fechadas Os moradores de São...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana