conecte-se conosco



Estadual

Plano Estadual de Segurança Pública é entregue durante reunião do Programa Estado Presente

Publicado

em

O documento de apresentação do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2019-2022 foi entregue, oficialmente, ao governador Renato Casagrande, durante a reunião de alinhamento do programa Estado Presente em Defesa da Vida, realizada na manhã desta terça-feira (14), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

Dentro do plano estão todas as ações previstas do Governo do Estado na área da Segurança Pública nos quatro anos. O documento foi elaborado em conjunto por representantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e Detran|ES, com apoio técnico da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O governador lembrou que o Plano é uma exigência para o recebimento de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, que serão utilizados no trabalho que o Governo do Estado vem realizando na retirada de homicidas da sociedade.

“Ter o Plano Estadual é importante para o alinhamento das ações e para que possamos continuar a pôr em prática as estratégicas que estão dando certo na redução dos crimes no Espírito Santo. Temos um longo caminho a percorrer pela frente, mas os números nos mostram que estamos seguindo o caminho certo”, apontou Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, lembrou que o Espírito Santo cumpre, antes mesmo do prazo determinado pelo Governo Federal, mais uma condição para o recebimento da verba do Fundo Nacional da Segurança Pública. O Conselho Estadual já havia sido criado oficialmente em dezembro, também durante a reunião do Estado Presente.

“Esse Plano vai ser um norte nas ações de Segurança Pública do Espírito Santo. Nós conseguimos finalizar o documento, que já está disponível no site da Sesp para acesso público. Essa é mais uma ação que mostra todo o planejamento que temos para combate à violência no Estado” afirmou Sá.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou a importância de se planejar as ações, antes da execução, principalmente em uma área fundamental, como a Segurança Pública.

“O planejamento é essencial para que a gestão governamental produza resultados em prol da sociedade. Nesse contexto, parabenizo a Sesp pela elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Uma ferramenta de gestão construída a muitas mãos, que traz uma sólida base de conhecimentos adquiridos, estratégias e metodologias experimentadas no âmbito do Programa Estado Presente”, ressaltou Duboc.

Estado Presente

Na primeira reunião de avaliação e monitoramento do Programa Estado Presente no ano de 2020, o governador Casagrande agradeceu às forças policiais e demais instituições do sistema de Segurança e Justiça pelo trabalho que resultou na redução histórica do número de homicídios dolosos, em 2019, quando o Estado registrou menos de mil casos. Além disso, conclamou a equipe a continuar na caminhada pela obtenção de resultados ainda melhores neste novo ano.

Para o secretário Álvaro Duboc, apesar do grande desafio do enfrentamento do fenômeno da violência, que é multicausal, algumas estratégicas do Programa Estado Presente se mostram eficientes. Duboc cita o enfrentamento à impunidade, a transversalidade da política pública, o envolvimento compartilhado de responsabilidade das agências policiais e, principalmente, a liderança do governador. “Com isso, nosso governo entregou à sociedade capixaba, em 2019, o menor índice de homicídios dos últimos 27 anos”, disse.

“Essa é uma conquista da sociedade, se lembrarmos que em 2009 tivemos 2.034 homicídios, enquanto que em 2019 o número foi de 978, o que significa que em um ano conseguimos preservar quase mil vidas.  Em 2020, continuamos empenhados em avançar ainda mais com o programa de enfrentamento à violência letal no Espírito Santo”, acrescentou Duboc.

O secretário Roberto Sá destacou ainda que os números são históricos, mas ainda há um desafio muito grande pela frente para que essa redução seja cada vez maior. “Em 2019 só temos a agradecer às nossas forças policiais pelo empenho e dedicação, fazendo mais com menos efetivo. O desafio será grande para 2020, de pelo menos manter essa curva de redução e cada vez perdermos menos vidas”, afirmou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071 
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

ES registra mais 25 mortes e 603 novos casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

Dados foram divulgados na tarde deste domingo (26) no painel da Covid-19. Número total de mortes chega a 2.411.

O Espírito Santo registrou, até este domingo (26), 2.411 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 77.201. O índice de letalidade da doença no Estado é de 3,12%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (25), o aumento é de 25 mortes e 603 novos casos da doença.

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.

Até o momento, 58.019 pessoas estão curadas e 161.895 testes foram feitos. Além disso, há 81.790 casos suspeitos e outros 70.559 foram descartados.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município com o maior número de casos é Vila Velha (11.719), depois Vitória (10.416), Serra (9.927), Cariacica (8.787) e Linhares (4.093).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 1.378 casos. Em seguida, está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 1.273. Depois, vem Itapuã (885), também em Vila Velha. Jardim da Penha (726), em Vitória, e Praia de Itaparica (715), em Vila Velha, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (405), Vila Velha (383), Vitória (340), Cariacica (324) e Cachoeiro de Itapemirim (99).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 10.939 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19.

O maior número de casos está em Vila Velha, onde 1.890 tiveram a doença. Em Vitória, são 1.875 e, na Serra, 1.490. Cariacica tem 1.054 registros de profissionais da saúde com coronavírus. O painel também mostra 32 mortes entre profissionais da saúde.

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 73,3% neste domingo (26). Ao todo, 516 pacientes estão internados em leitos de UTI e 459 em leitos de enfermaria.

No detalhamento por região de saúde, a Região Norte tem o maior percentual de ocupação dos leitos de UTI para Covid, com 87,18%. Já entre os leitos de enfermaria, a maior taxa de ocupação é registrada no Sul do estado (81,82%).


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento5 horas atrás

Sabrina Sato dispensa calcinha e cobre parte íntima com as mãos: “Sem condições!”

Apresentadora deu o que falar com novo clique no Instagram Sabrina Sato esbanjou a ótima forma física no Instagram depois...

Internacional5 horas atrás

Guarda voluntário confessa ser autor de incêndio em catedral francesa

Reprodução Twitter @sebastianarcher Incêndio atingiu a catedral no último dia 18. Um homem de 39 anos que trabalhava como guarda...

Internacional6 horas atrás

Furacão Hanna perde força e é reclassificado como tempestade tropical

Divulgação/NOAA Furacão atingiu o Texas nesse fim de semana. Depois de atingir o Texas durante o fim de semana, o...

Esportes7 horas atrás

Juventus vence Sampdoria e fatura o Italiano duas rodadas antes do fim

  . A Juventus garantiu, neste domingo (26), o nono título consecutivo do Campeonato Italiano, o 36º em toda sua...

Política7 horas atrás

Presidente do STJ testa positivo para o novo coronavírus

    Divulgação/STJ João Otávio de Noronha faz parte do chamado grupo de risco. O ministro João Otávio de Noronha...

Saúde7 horas atrás

Em 24 horas, Brasil registra mais 555 mortes por covid-19

  . O balanço divulgado hoje (26) pelo Ministério da Saúde (MS) revela que 555 morreram de covid-19 nas últimas...

Nacional7 horas atrás

Cachorros são esfaqueados e envenenados em Belo Horizonte

Divulgação/ Amor nas Quatro Patas ONG atendeu quatro chamados envolvendo cães. Moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, estão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!