conecte-se conosco



Destaque

Planilha de Palocci era 1% da propina da Odebrecht, diz executivo

Publicado

em

Informação foi dada por Hilberto Mascarenhas da Silva, que era responsável pelo setor de Operações Estruturadas da empresa
SÃO PAULO (SP) – A planilha de propinas que teriam sido solicitadas à Odebrecht pelo ex-ministro Antonio Palocci, alvo da Operação Lava Jato, representava cerca de 1% do total de propinas pagas pela empreiteira ao longo de um ano.
A informação foi dada por Hilberto Mascarenhas da Silva, que era responsável pelo setor de Operações Estruturadas da empresa -o setor de propinas da companhia.
“Eu estava fazendo um cálculo com meu advogado: a planilha ‘Italiano’, no ano de 2013, foi 1% do valor gasto”, declarou o executivo nesta quarta (7), em depoimento ao juiz Sergio Moro.
“Italiano” era o apelido de Palocci, que, segundo a investigação, agia como interlocutor para pedidos de propina e contribuições ao PT e ao ex-presidente Lula. Sua defesa nega e afirma que ele só pedia doações eleitorais oficiais.
Segundo Mascarenhas, a filosofia da Odebrecht era pagar “pedágio” por tudo que beneficiasse a empresa.
“Então, se o Marcelo [Odebrecht, ex-presidente da empreiteira] foi a algum ministro ou a alguém, e conseguiu a aprovação de algo que ajudasse determinada área, e tinha algum pedágio para pagar por isso, o pedágio era debitado de quem se beneficiou”, afirmou.
O dinheiro saía de um “caixa dois” da empresa, com recursos gerados no exterior.
BOLSA-DELAÇÃO
Além dele, também prestaram depoimento nesta quarta (7) os delatores Márcio Faria e Rogério Araújo, ambos da Odebrecht.
Os depoimentos integram uma das ações penais contra o ex-presidente Lula, que é acusado de ter solicitado à Odebrecht a compra de um terreno onde seria instalado o Instituto Lula. O terreno, na zona sul de São Paulo, foi adquirido pela empresa, mas acabou não sendo destinado à instituição.
Tanto Faria quanto Araújo afirmaram que ainda recebem uma contribuição mensal da Odebrecht para se sustentarem -uma espécie de “bolsa-delação”, como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo.
O pagamento foi negociado entre a empresa e os executivos durante as tratativas do acordo de delação da Odebrecht, ao qual aderiram 77 executivos.
Os dois estão desligados da empresa desde que foram presos, em junho de 2015. Atualmente, estão em prisão domiciliar.
Nenhum deles disse ter conhecimento sobre a compra do imóvel ao Instituto Lula pela Odebrecht. Apenas Mascarenhas declarou que sabia da operação, e que o dinheiro saiu do “caixa um” da empresa, e não do setor de propinas.
O advogado de Lula informou, em nota, que os depoimentos “provam os argumentos da defesa”. Com informações da Folhapress.

Comentários do Facebook

Destaque

Menina revela ter sido estuprada pelo pai após se queixar de ‘dor na barriga’

Publicado

em

De acordo com a mãe da vítima, criança relatou que o pai a violentou dentro do banheiro da residência. Caso é investigado pela Delegacia da Mulher de Guarujá.

A Polícia Civil investiga um caso de estupro de uma menina de 10 anos em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo depoimento da mãe aos policiais, a violência sexual contra a filha foi cometida em casa pelo pai da criança, de 30 anos, enquanto ela acompanhava um familiar hospitalizado. O suspeito ainda não foi localizado.

O crime ocorreu na residência em que a vítima vive com os pais e irmãos, localizada no bairro Aldeia, no Distrito de Vicente de Carvalho. Conforme relatado pela mãe da criança no boletim de ocorrência registrado pelos policiais, ela mantinha uma união estável com o homem, com quem tem quatro filhos.

A mãe relatou que, no início da tarde, saiu de casa para ficar como acompanhante de um familiar no hospital, deixando os filhos com o marido. De acordo com ela, por volta das 19h30 retornou à sua residência.

Ao chegar em casa, ela foi alertada pelo filho de 4 anos que o pai teria violentado a irmã. Ao conversar com a filha, a menina relatou que, durante a tarde, o pai, no banheiro da casa, havia tirado as suas roupas e a estuprado. A criança também se queixou de estar com dores na barriga devido a violência sexual.

A mãe afirmou aos policiais que levou a filha às pressas ao Pronto Socorro de Vicente de Carvalho e depois da criança ser atendida foi direto a delegacia, acompanhada de uma conselheira tutelar. Após relatar o caso, a vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito.

O boletim de ocorrência foi registrado como estupro de vulnerável na Delegacia Sede de Guarujá. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso está sob segredo de Justiça e agora é investigado por meio de inquérito policial pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher11 minutos atrás

Jada e Will Smith dão dicas de como enfrentar uma crise no relacionamento

Reprodução Os atores Will e Jada Smith se abriram sobre crise no relacionamento Nunca é fácil para um casal quando...

Nacional40 minutos atrás

Homem é preso suspeito de matar jovem em São Sebastião

Um homem de 37 anos foi preso em Ilhabela suspeito de matar a jovem Julia Rosemberg, que teve o corpo encontrado...

Esportes41 minutos atrás

Libertadores volta em 15 setembro; Sul-Americana, em 27 de outubro

. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a retomada das Copas Libertadores e Sul-Americana. A Libertadores reiniciará no dia...

Mulher41 minutos atrás

Descobri no Instagram que meu namorado me traiu até com uma garota da Tailândia

Dandara*, 21 anos, se lembra da primeira vez que viu Arthur, quando tinha apenas 14 anos. Os dois faziam parte...

Esportes1 hora atrás

Sob forte chuva, Hamilton garante pole position no GP de Estíria

. O atual campeão mundial de Fórmula 1 (F1), Lewis Hamilton, vai largar na pole position neste domingo (12), no...

Entretenimento1 hora atrás

Mariana Rios perde bebê e faz relato emocionante no Instagram: “Foi muito amado”

Reprodução/Instagram “Você foi muito amado a cada segundo em que aqui esteve e sempre será”, escreveu Mariana Rios A atriz...

Entretenimento1 hora atrás

Saiba qual é o novo hobby da cantora Shakira na quarentena

Neste sábado (11), Shakira revelou aos fãs que aprendeu uma nova modalidade de esporte durante a quarentena com potencial de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!