conecte-se conosco


Estadual

PL quer incluir exame de hepatite C em hemograma

Publicado

em

source

Em 2018 foram registrados 239 novos casos de hepatite C no Espírito Santo, sendo que um dos casos levou o paciente à morte. Os números são da Secretaria de Estado da Saúde, mas não conseguem revelar a real dimensão sobre o problema porque a doença é silenciosa e muitos convivem com o vírus sem saber. 

Uma medida simples, o exame de sangue anti-HCV, pode ajudar a detectar mais casos e evitar que as pessoas sofram as complicações decorrentes do mau funcionamento do fígado, principal problema desencadeado pela hepatite C. Por isso, o Projeto de Lei (PL) 792/2019 quer tornar obrigatória a realização de testes para detecção da doença sempre que  solicitado o exame de hemograma. 

Para o deputado Dr. Rafael Favatto (Patri), a medida é fundamental para sucesso do tratamento. “Se houver a detecção precoce do vírus no organismo, mais promissor será o tratamento. Com a introdução deste exame no bojo do exame de hemograma, a possibilidade de pessoas serem curadas será muito maior”, afirma o autor na justificativa da proposta.

Ainda segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, de cada 100 pacientes infectados, aproximadamente 80 não conseguem se livrar do vírus da hepatite C naturalmente. Desses, cerca de 25 vão apresentar cirrose, lesão grave no fígado, em até 20 anos. 

Hepatite C    

Entre os cinco tipos de vírus (A, B, C D e E), o C é considerado o pior, pois 75% dos casos se tornam crônicos. Como muitas vezes o paciente não apresenta sintomas, quando a doença é descoberta já causou danos severos e muitas vezes irreversíveis. Ainda não existe vacina contra o vírus. 

O contágio da hepatite C ocorre por meio do contato com sangue ou fluidos corporais contaminados, especialmente via compartilhamento de agulhas e instrumentos cortantes. 

Leia mais:  Devido ao clima de insegurança, ônibus vão deixar de circular na Grande Vitória

Tramitação

O projeto foi lido em plenário e devolvido ao autor, que recorreu do despacho denegatório para assegurar a tramitação do projeto. Favatto aguarda, agora, o parecer da Comissão de Justiça, que vai analisar o recurso.

Fonte: ALES
Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Família é presa suspeita de usar carne de cachorro para fazer linguiça no ES

Publicado

em

Pai, mãe e filha foram presos acusados de abater animais e comercializar a carne, que era vendida na feira. Polícia recebeu informações de que também faziam linguiça

Após a prisão de pai, mãe e filha, acusados de matar cachorros e vender a carne, em Guarapari, nesta sexta-feira (18), a polícia investiga se eles também faziam linguiças com as carnes dos animais abatidos. “Temos informações de que além da venda, eles também faziam linguiça . Agora, precisamos saber se eles passavam in natura ou se também fabricavam a linguiça”, detalhou o delegado Marcelo Santiago, titular da Delegacia de Infrações Penais e Outras (Dipo) de Guarapari.

A polícia investiga também a participação de mais um suspeito de envolvimento no crime. “Essa família mantinha os animais em casa, fazia a retirada da carne e vendia para uma terceira pessoa que estaria vendendo a carne na feira da região”, explica o delegado.

Maurício Hott Peixoto, Ângela Débora Seraphin Lopes e Ana Carolina Seraphin Hott Peixoto foram presos na sexta-feira (19), em Balneário de Meaípe, em Guarapari. Na casa da família, a polícia encontrou 52 animais, entre cães e gatos, e diversas ossadas de animais mortos. “Eram diversos sacos de ração que estavam cheios de ossos”, contou a tenente da Polícia Militar, Clicia.

Ao ser detida, a família falou para a polícia que eles eram protetores dos animais e por isso tinham tantos gatos e cachorros na residência. “Não acreditamos nessa versão. De longe já tínhamos provas suficientes para saber que se tratava de crime. Além disso, os animais não tinham ração, nem água. As fezes e urinas estavam espalhados por todo lugar”, relatou o delegado.

(*G1)

Comentários do Facebook
Leia mais:  CHUVAS NO ES: Ceturb atualiza informações sobre circulação dos ônibus do Sistema Transcol
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento2 minutos atrás

Cara de uma focinho da outra? Gillian Anderson surge como Thatcher em The Crown

Os fãs de “ The Crown ” aguardam ansiosos a estreia da terceira temporada da série, que chega em 19...

Economia1 hora atrás

Norte e Nordeste ficam fora do ranking dos 10 estados mais competitivos do País

arrow-options Governo do Estado de São Paulo/Divulgação Norte e Nordeste ficaram de fora do ranking dos 10 estados mais competitivos...

Economia1 hora atrás

Em promoção, Guanabara vende cerveja suficiente para saciar três Maracanãs

arrow-options Agência O Globo Tumulto na entrada no Guanabara no início da promoção de aniversário da varejista carioca Brigadeiro e...

Mundo1 hora atrás

Dois tigres lutam em disputa feroz por fêmea; assista ao vídeo

arrow-options Reprodução/Twitter Vídeo registra momento em que dois tigres entram em briga feroz para ver qual deles conseguiria acasalar com...

Mundo1 hora atrás

Mãe mata filha asfixiada para se vingar do ex e esconde corpo em porta-malas

arrow-options Reprodução/Mirror Corpo da criança foi guardado no porta-malas do mesmo carro em que a mãe tentou suicídio. Com o...

Mulher1 hora atrás

Saiba quais erros não cometer na primeira conversa em apps de relacionamento

Muitas pessoas optam pelo uso de aplicativos de relacionamento para encontrar um par. Apesar de ser fácil, é preciso ter...

Saúde2 horas atrás

11 sintomas do HIV que você precisa conhecer

E se eu lhe disser que os primeiros sintomas do HIV se parecem mais com um resfriado comum do que qualquer outra...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana