conecte-se conosco



Estadual

PL quer incluir exame de hepatite C em hemograma

Publicado

em

Em 2018 foram registrados 239 novos casos de hepatite C no Espírito Santo, sendo que um dos casos levou o paciente à morte. Os números são da Secretaria de Estado da Saúde, mas não conseguem revelar a real dimensão sobre o problema porque a doença é silenciosa e muitos convivem com o vírus sem saber. 

Uma medida simples, o exame de sangue anti-HCV, pode ajudar a detectar mais casos e evitar que as pessoas sofram as complicações decorrentes do mau funcionamento do fígado, principal problema desencadeado pela hepatite C. Por isso, o Projeto de Lei (PL) 792/2019 quer tornar obrigatória a realização de testes para detecção da doença sempre que  solicitado o exame de hemograma. 

Para o deputado Dr. Rafael Favatto (Patri), a medida é fundamental para sucesso do tratamento. “Se houver a detecção precoce do vírus no organismo, mais promissor será o tratamento. Com a introdução deste exame no bojo do exame de hemograma, a possibilidade de pessoas serem curadas será muito maior”, afirma o autor na justificativa da proposta.

Ainda segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, de cada 100 pacientes infectados, aproximadamente 80 não conseguem se livrar do vírus da hepatite C naturalmente. Desses, cerca de 25 vão apresentar cirrose, lesão grave no fígado, em até 20 anos. 

Hepatite C    

Entre os cinco tipos de vírus (A, B, C D e E), o C é considerado o pior, pois 75% dos casos se tornam crônicos. Como muitas vezes o paciente não apresenta sintomas, quando a doença é descoberta já causou danos severos e muitas vezes irreversíveis. Ainda não existe vacina contra o vírus. 

O contágio da hepatite C ocorre por meio do contato com sangue ou fluidos corporais contaminados, especialmente via compartilhamento de agulhas e instrumentos cortantes. 

Tramitação

O projeto foi lido em plenário e devolvido ao autor, que recorreu do despacho denegatório para assegurar a tramitação do projeto. Favatto aguarda, agora, o parecer da Comissão de Justiça, que vai analisar o recurso.

Comentários do Facebook

Estadual

CORONAVÍRUS NO ES | ES registra 14 mortes e 276 novos casos em 24 horas

Publicado

em

 

Os dados foram atualizados na tarde deste sábado (30) no Painel Covid-19

Nas últimas 24 horas, o Espírito Santo registrou 14 novos mortes e 276 casos foram confirmados. Com a atualização dos dados da Secretária Estadual de Saúde, na tarde deste sábado (30), o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 583 e o de casos confirmados para 13.437. Ao todo, 7.420 pacientes se recuperaram da doença.

As informações foram divulgadas, por volta das 16h30 deste sábado (30), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, em tempo real.

Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.

Maior número de casos

O município da Serra continua na liderança do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A cidade já registrou 2.463 casos. A capital Vitória, com 2.416 casos, aparece como o segundo município com o maior número de casos confirmados, seguido por Vila Velha que contabiliza 2.396 casos. 

Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, em Vitória, é o bairro capixaba com maior número de casos confirmados. Ao todo, 335 pessoas foram infectadas na região. Praia da Costa, em Vila Velha é o segundo bairro, com 301 casos. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher25 minutos atrás

O que fazer em casa para tratar e diminuir as rugas

Em casa, com todo o estresse do momento é possível que você tenha notado o  surgimento de mais alguns fios...

Esportes40 minutos atrás

O que esperar do esporte de alto rendimento após a pandemia?

. A pandemia do novo coronavírus (covid-19) obrigou a humanidade a parar. A parar, repensar e mudar vários aspectos da...

Nacional40 minutos atrás

São Paulo: acusado de agressão, empresário humilha e chama PM de “lixo”; assista

Reprodução No vídeo, gravado por um dos agentes, Ivan aparece xingando e pedindo ajuda enquanto fala ao celular Uma denúncia...

Nacional1 hora atrás

Bebê de seis meses morre vítima da Covid-19 em Santos

A Prefeitura de Santos divulgou um boletim no último sábado (30) com o número atualizado de óbitos da cidade, que...

Saúde2 horas atrás

Dia Mundial sem Tabaco analisa relação do tabagismo com a covid-19

. A relação entre tabagismo e covid-19 é o tema sugerido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e adotado pelo...

Nacional2 horas atrás

Com máscaras e tochas, grupo “300 do Brasil” protesta em frente ao STF; assista

Reprodução/Instagram Grupo, que contava com a presença da ativista Sara Winter, usava máscaras e carregava tochas Na madrugada deste domingo...

Entretenimento2 horas atrás

Netflix, HBO e Amazon apoiam protestos nos EUA: “silêncio é ser cúmplice”

A morte de George Floyd, um  homem negro de 40 anos que foi asfixiado por um policial branco e acabou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!