conecte-se conosco



Política

PL que prevê tags para Sejus tramita em urgência

Publicado

em


Os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (22) o requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 26/2021, que altera a Lei 11.238/2021, para garantir a concessão de dispositivos eletrônicos conhecidos como “tags” para os veículos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Tanto a proposição quanto a lei a ser alterada são de autoria do deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido). A ideia é facilitar o deslocamento dos carros da Sejus nas rodovias estaduais. Atualmente, as concessionárias de serviços públicos são obrigadas a conceder tags para as viaturas das polícias Civil (PCES) e Militar (PMES), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), ambulâncias, entre outros.

Com a aprovação do pedido de urgência, a matéria agora está apta a fazer parte da pauta da Ordem do Dia da sessão desta terça-feira (23), quando deverá receber parecer oral em Plenário das comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Ciência e Tecnologia, Segurança e Finanças antes de ser votada pelo conjunto dos parlamentares.

Acesse o álbum da sessão no Facebook

Vacinação

Também foi aprovada a solicitação de urgência para o Projeto de Lei (PL) 43/2021, de Erick Musso (Republicanos), que estabelece penalidades a serem aplicadas pelo não cumprimento da ordem de vacinação dos grupos prioritários no estado conforme a fase cronológica definida nos planos nacional ou estadual de imunização contra a Covid-19. A proposta será avaliada no Plenário pelos colegiados de Justiça, Cidadania, Saúde e de Finanças para, em seguida, ir à votação.

Novos projetos

Outras 14 propostas começaram a tramitar na Casa, a partir da leitura no Expediente da sessão desta segunda. Entre elas, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2021, de iniciativa do Poder Executivo, que retorna com parte de recursos arrecadados a partir da compensação financeira de royalties do petróleo e gás natural para dois fundos públicos: o Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Fundágua) e o Fundo de Proteção e Defesa Civil do Estado (Funpdec/ES). O projeto tramitará em conjunto com o PLC 32/2020, do deputado Sergio Majeski (PSB).

Também encaminhado pelo governo do Estado, o PL 13/2021 altera legislação para que o Executivo se desfaça de terrenos considerados inservíveis e subutilizados na Grande Vitória e interior. A matéria passará por análise das comissões de Justiça, Infraestrutura e Finanças antes de ir à votação.

Já entre as iniciativas parlamentares estão matérias como o PL 38/2021, do deputado Luiz Durão (PDT), que cria o Passaporte Equestre no Espírito Santo; o PL 40/2021, da Deputada Janete de Sá (PMN), que inclui os agentes funerários na lista de prioridades no recebimento das vacinas de combate à Covid-19; e, ainda sobre prioridade na vacinação, o PL 47/2021, do Deputado Alexandre Xambinho (PL), que autoriza a imunização dos profissionais de limpeza urbana e trabalhadores de cemitérios no plano estadual de imunização contra o novo coronavírus.

Ordem do Dia

Na pauta da Ordem do Dia não houve votação de projetos. 

Comente Abaixo
Policial4 horas atrás

DP de Montanha prende suspeito de furtar gado e invadir área de empresa de celulose

A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Montanha, com apoio da Polícia Militar, prendeu um homem de 46 anos...

Nacional5 horas atrás

Gilmar Mendes tira da Lava-Jato do Rio investigação contra delegado

NELSON JR./STF Ministro do STF, Gilmar Mendes O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes proferiu uma decisão determinando...

Economia6 horas atrás

Alternativa para desempregados, microfranquias crescem no país nos últimos anos

Arquivo pessoal Mariangela investiu R$ 15 mil para abrir o próprio negócio Com medo de perder o emprego durante a...

Economia6 horas atrás

Silvio Santos deve R$ 2 milhões de IPTU atrasado por hotel de luxo no Guarujá

Reprodução O hotel de luxo fica à beira mar fica na Praia Pernambuco A Prefeitura Municipal de Guarujá , na...

Política6 horas atrás

Ciro Gomes pede impeachment de  Bolsonaro: “condena população à morte”

Reprodução: iG Minas Gerais Ciro Gomes falou sobre a pandemia e pediu o impeachment de Jair Bolsonaro em suas redes...

Estadual6 horas atrás

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa participa de reunião virtual de presidentes dos Tribunais de Justiça

O encontro aconteceu por meio de videoconferência na manhã desta sexta-feira, 26/02. O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito...

Estadual6 horas atrás

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJES apresenta projeto para instituições de ensino

A ideia é que sejam desenvolvidas atividades de extensão multidisciplinares em prol de crianças e adolescentes. Nesta sexta-feira (26), a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!