conecte-se conosco



Política

PL prevê ozonioterapia no tratamento de Covid

Publicado

em


.

Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 364/2020, que obriga hospitais e clínicas capixabas a disponibilizar aos pacientes o tratamento de ozonioterapia contra a Covid-19. A adoção desse procedimento terapêutico seria de caráter complementar, segundo a proposta do deputado Capitão Assumção (Patri).

“É procedimento que consiste na aplicação dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias, como intravenosa ou intramuscular, com objetivo terapêutico”, explica Assumção. De acordo com o deputado, a ozonioterapia favorece a oxigenação tecidual.

“Com isso, o metabolismo é aumentado, apresentando uma ação positiva em doenças infecciosas agudas e crônicas causadas por vírus, bactérias e fungos”, diz o deputado na justificativa do projeto. 

Ele acrescenta que a ozonioterapia tem os seus efeitos reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi adotada pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 702/2018. O parlamentar pontua que essa portaria atende às diretrizes da OMS para implementação das práticas integrativas e complementares (PICS).

Estudos 

Os benefícios, conforme destaca, vem sendo apresentados em diversos estudos sobre a ozonioterapia relacionados a outros vírus e bactérias. E ainda em tratamento de feridas extensas e lesões isquêmicas.

Como exemplo, ele cita estudo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) sobre a utilização do ozônio. Nessa pesquisa, os pesquisadores utilizaram uma capa protetora inflável à base do gás. “O experimento mostrou que o gás de ozônio infla a roupa e o que estiver dentro dela, proporcionando a eliminação do Covid-19, caso esteja entre os elementos”, relata o deputado.

O parlamentar cita ainda estudo feito pelo Departamento de Física da Universidade de São Paulo (UsP), campus de São Carlos. Nesse caso, uma câmera de ozônio seria capaz de eliminar vírus presentes em máscaras hospitalares.

Critérios 

Conforme o PL, o tratamento complementar de ozonioterapia só poderá ser aplicado por meio de equipamento de produção de ozônio medicinal certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O médico responsável deve informar ao paciente, ou, diante da impossibilidade, aos seus familiares os riscos da utilização opcional do tratamento com ozonioterapia.

O não cumprimento das medidas previstas na virtual lei sujeitará os hospitais e clínicas à advertência. Caso haja reincidência, o infrator pagará multa que varia de R$ 701 a R$ 1,5 milhão – tendo como base de cálculo o Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE). 

A norma entraria em vigor ao ser publicada em diário oficial. E as sanções, em caso de descumprimento, seriam aplicadas por órgão estadual a ser definido em decreto governamental. 

A proposta será analisada previamente pelas comissões permanentes de Justiça, de Saúde e de Finanças. Esse procedimento antecede a votação da matéria pelo Plenário.

Comentários do Facebook

Política

Bolsonaro faz propaganda de cloroquina para emas e web comenta

Publicado

em


source
O presidente Jair Bolsonaro mostra caixas de hidroxicloroquina e Annita em trecho de live
Reproudção/Facebook

Jair Bolsonaro faz divulgação do medicamento em live


Após ser visto hoje (23) passeando em moto e cumprimentando garis sem máscara , o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aproveitou para visitar as emas do Palácio da Alvorada. Ele exibiu a elas uma caixa da cloroquina e foi flagrado por repórteres fotográficos.


Bolsonaro defende o uso da cloroquina e hidroxicloroquina desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, citou o medicamento. No entanto, o medicamento não possui comprovação científica de que é eficaz contra a Covid-19 . A foto é de autoria do site Poder 360.


No Twitter, internautas fizeram memes com o registro e relembraram até mesmo da bicada que o presidente levou quando tentou alimentar emas .






Bolsonaro chegou a afirmar que usou o medicamento em seu tratamento contra a doença. Outros apoiadores que foram infectados também disseram que fizeram uso do remédio. É o caso do deputado federal Coronel Tadeu (PSL), que foi  colocado em ventilador hoje em um hospital em São Paulo.

O presidente está em isolamento há duas semanas, quando recebeu seu primeiro diagnóstico para a Covid-19. Ele fez o terceiro teste nesta semana , que também deu positivo.

Em uma live realizada nesta noite, Bolsonaro afirmou que se sente “praticamente preso” . Ele ainda falou contra as medidas de isolamento social, destacando que Brasil virará país miserável caso pare de trabalhar enquanto situação da pandemia não for estabilizada.

Bolsonaro ainda ressaltou que “não é preciso ter pavor em relação ao vírus” e que se sente “muito bem”.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Agricultura2 minutos atrás

FRANGO/CEPEA: Com alto preço do frango vivo, poder de compra aumenta em julho

. Cepea, 24/7/2020 – Os preços do frango vivo, que operam nas máximas nominais da série do Cepea, têm elevado...

Agricultura2 minutos atrás

CITROS/CEPEA: Ritmo de processamento das precoces começa a se elevar em SP

. Cepea, 24/7/2020 – Com o avanço da colheita das laranjas precoces de 2020/21, as grandes processadoras do estado de...

Policial2 minutos atrás

Noite com veículo adulterado apreendido, apreensão de drogas e prisão por furto

. Na noite da última quarta-feira e madrugada de quinta (22 e 23), foram realizadas ações contra a criminalidade na área...

Entretenimento2 minutos atrás

Carol Roberto é escolhida para dublar protagonista de “Mira”

Reprodução Carol Roberto Até aqui, Carol Roberto já realizou boa parte do que queria e chegou à dublagem em grande...

Nacional2 minutos atrás

Idosa morre com Covid-19 dias após receber homenagem por estar curada

Arquivo familiar Mulher foi internada duas vezes Uma idosa de 92 anos morreu contaminada com o novo coronavírus (Sars-Cov-2) poucos...

Saúde17 minutos atrás

Anvisa proíbe venda sem receita de cloroquina e ivermectina

. Regras que proíbem a venda sem receita em farmácias de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina foram publicadas pela Agência Nacional de Vigilância...

Agricultura32 minutos atrás

SUÍNOS/CEPEA: Preços do vivo disparam; em SC, valor médio atinge recorde real

. Clique aqui e baixe o release completo em word.   Cepea, 24/07/2020 – Depois de caírem com força entre...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!