conecte-se conosco



Política

PL assegura recursos para cultura e esporte

Publicado

em


Deve tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 96/2021, que contém os incentivos fiscais anunciados na última sexta-feira (19) pelo governador Renato Casagrande (PSB) para socorrer os setores de cultura e do desporto afetados pela pandemia. A matéria consta no expediente da sessão ordinária desta terça-feira (23) para leitura. Requerimento para que a proposta do Executivo tramite em urgência também deve ser apreciado nessa terça.

Conforme garantiu Casagrande em entrevista coletiva no Palácio Anchieta, a iniciativa, denominada por ele “lei de incentivo à cultura e ao esporte”, permitirá a destinação de até R$ 10 milhões anuais para projetos em cada área.

A medida permite ao setor produtivo reverter parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido ao Estado para fomentar o esporte e a cultura.

O esforço é no sentido de mitigar os prejuízos nesses dois nichos econômicos que se agravam ainda mais com a decretação da quarentena no Espírito Santo.

As restrições no funcionamento do comércio e serviços foram iniciadas na última quinta (18) com perspectiva de revogação em 31 de março caso as medidas surtam efeitos positivos na diminuição da superlotação das UTIs hospitalares devido à Covid-19.

Convênios do Confaz

Na mensagem que acompanha o projeto, Renato Casagrande explica que os incentivos fiscais propostos são amparados por convênios celebrados no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

No caso do setor cultural, o convênio do Confaz é o de número 77/2019 e autoriza não apenas o Espírito Santo, mas também outros estados, entre eles a Bahia, o Maranhão e o Rio de Janeiro, a fomentar as produções por meio de uso de parte do ICMS devido ao fisco.

Iniciado em 2019, esse convênio já foi prorrogado três vezes, o último prazo estabelecido tem término previsto para 31 de março de 2021, o que demonstra a necessidade de agilidade na apreciação da matéria.

Normatização

No texto do projeto fica estabelecido que caberá à Secretaria de Estado da Cultura e à Secretaria de Estado de Esportes e Lazer a aprovação e o credenciamento dos projetos a serem contemplados com os recursos.

As duas pastas deverão ainda fiscalizar a execução dos contratos relacionados aos projetos aprovados, bem como definir a forma de divulgação dos benefícios concedidos.

Conforme a matéria, no caso da área cultural a concessão dos recursos fica limitada a 2% da arrecadação anual do ICMS referente ao exercício anterior, excluída a parcela do imposto pertencente aos municípios.

No caso dos projetos de esportes e lazer o percentual do que pode ser revertido anualmente em fomento via ICMS é 0,5%, também desconsiderada a cota do imposto que é destinada às prefeituras.

De acordo com a proposta, a regulamentação da virtual lei fixará os percentuais para a apuração da parte do valor do imposto a recolher que poderá ser destinada aos projetos.

Esses percentuais não poderão ultrapassar os tetos fixados de 2% para a cultura e de 0,5% para a área de esportes e lazer, critérios disciplinados no âmbito do Confaz por meio dos convênios.

Ato administrativo do titular de cada pasta fixará, em cada exercício, o montante máximo de recursos disponíveis para captação aos projetos. 

Propostas

Incentivos fiscais para as áreas de cultura e esportes são objetos também de duas propostas em tramitação na Casa, respectivamente, o PL 167/2020 e o PL 844/2019, ambos de autoria do deputado Sergio Majeski (PSB). 

Comente Abaixo
Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 23 de setembro de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o signo e ascendente ÁRIES  Atenção para disputas de poder:...

Mulher2 horas atrás

Dia Mundial do Combate ao Estresse: veja como ele afeta pele e cabelos

FreePik O estresse influencia a queda de cabelo Resumo Segundo um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),...

Entretenimento5 horas atrás

Kaysar Dadour lança clipe com Felipe Frior, Gui Napolitano e Lucas Viana; saiba!

Babi Torelli/Divulgação Kaysar Dadour Singles e álbuns lançados em período de isolamento e distanciamento social por causa do coronavírus mostraram...

Entretenimento5 horas atrás

Pedro Nercessian não esconde a animação para a estreia de “O Silêncio da Chuva”

Divulgação Pedro Nercessian Após lançar o curta-metragem “Nada de Bom Acontece Depois dos 30”, do qual é protagonista, na 74ª...

Entretenimento5 horas atrás

Pedro Nercessian não esconde a animação para a estreia de “O Silêncio da Chuva”

Divulgação Pedro Nercessian Após lançar o curta-metragem “Nada de Bom Acontece Depois dos 30”, do qual é protagonista, na 74ª...

Nacional6 horas atrás

Facebook remove propaganda nazista postada por promotora do DF

Reprodução/ Facebook Promotora do Distrito Federal publicou propaganda nazista no Facebook O Facebook informou na noite desta quarta-feira que removeu...

Entretenimento6 horas atrás

Fora do elenco de ‘A Fazenda 13’, Emilly Araújo estreia quadro no novo “TV Fama”

Divulgação/RedeTV! Emilly Araújo Para quem acompanha Emilly Araújo nas redes sociais, no “Topzera” e nas plataformas digitais da RedeTV! também...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!