conecte-se conosco



Carros e Motos

Pioneiro no Brasil, VW Golf “Mk3” inovou em segurança

Publicado

em

Motor Show

VW Golf arrow-options
Divulgação
VW Golf da terceira geração foi a primeira a chegar ao Brasil oficialmente, em meados dos anos 90

Como parte da contagem regressiva para o lançamento do novo Golf, a Volkswagen começou a relembrar na Europa os destaques de cada uma das gerações do modelo. Lançado na Europa em 1991, o Golf de terceira geração foi o primeiro a chegar oficialmente ao Brasil e inovou com uma série de equipamentos de segurança.

LEIA MAIS: VW Golf ganha três versões de despedida da atual 7ª geração

O VW Golf Mk3, como é popularmente conhecido, foi o primeiro a contar com airbags frontais e a opção das bolsas infláveis laterais. Outra novidade foi o motor VR6, o primeiro seis cilindros usado no hatch. O carro vendido na Europa foi ainda o primeiro equipado com freios ABS de série em todas as versões.

VW Golf arrow-options
Divulgação
VW Golf III vinha com airbag duplo de série, algo que seria obrigatório nos modelos nacionais a partir de 2014

No Brasil, o Golf Mk3 foi lançado em 1994. Importado do México, era trazido inicialmente apenas na versão esportiva GTI de duas portas, que trazia um motor 2.0 de 115 cv. No ano seguinte, a linha cresceu com a adição da versão de luxo GLX (que trazia o mesmo motor do GTI) e do básico GL, equipado com um motor 1.8 de 90 cv e que, curiosamente, foi trazido da Alemanha em seu primeiro ano no mercado brasileiro. Uma raridade eram as versões GTI VR6 , que traziam o motor 2.8 de 174 cv.

LEIA MAIS: Avaliamos o VW Golf GTE, versão híbrida com autonomia de até 900 km

A terceira geração do VW Golf hatch ficou em linha até 1997 (Europa) e 1999 (México). Já o conversível Cabrio seguiu até 2002, tendo recebido um facelift para ficar parecido com o hatch de quarta geração. No mercado brasileiro, o Mk3 foi substituído em 1998 pelo Mk4, que inicialmente era importado mas acabou se tornando o 1º a ganhar produção local.

Comentários do Facebook

Carros e Motos

VW Golf é mostrado nas versões GTI, GTE e GTD

Publicado

em

source
VW Golf arrow-options
Divulgação

Visual do GTI fica mais próximo das versões convencionais do Golf na Europa

A Volkswagen revelou as versões GTI e GTE do Novo Golf , antecipando algumas informações que serão aprofundadas durante o Salão de Genebra (Suíça) no próximo dia 05 de março. Vendido na Europa desde o fim do ano passado, o modelo ainda não foi confirmado no mercado brasileiro.

LEIA MAIS: A ascensão e queda do VW Golf no mercado nacional

Na comparação com a antiga geração, o GTI parece um pouco mais discreto. Destaque para o característico filete vermelho que corta a grade dianteira e as cinco luzes em LED nas entradas de ar. A roda de 18 polegadas mantém os cinco raios, mas ganha um design mais demarcado.

Na traseira, destaque para a sigla GTI centralizada na tampa do porta-malas e as duas saídas de escape. O motor 2.0 TSI subiu para 242 cv de potência e 37 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis velocidades do tipo DSG. Rumores sugerem uma versão mais potente do GTI, com 292 cv, antes do Golf R.

LEIA MAIS: VW Golf GTE x Toyota Corolla Hybrid: comparativo eletrizante

Já o GTE aparenta ser um pouco mais comedido, com detalhes azuis, entrada lateral para o carregamento e apenas uma saída de escape. Seu motor 1.4 turbo de 147 cv de potência trabalha em conjunto com uma unidade elétrica de 112 cv, proporcionando a potência conjunta de 242 cv. A autonomia ainda não foi revelada, mas a VW antecipou que o modelo poderá percorrer 60 km apenas com o motor elétrico. Menos badalado, Golf GTD terá motor 2.0 diesel de 197 cv de potência.

Golf no Brasil

VW Golf GTE arrow-options
Guilherme Menezes/iG

VW Golf GTE da sétima geração, o único disponível na linha da marca alemã em 2020

O presidente da Volkswagen do Brasil, Pablo Di Si, nunca cravou o fim do VW Golf por aqui. A marca trouxe um último lote da versão GTE de sétima geração da Alemanha para dar sobrevida ao modelo no Brasil. Rumores sugerem que a Volkswagen poderia repetir a estratégia, trazendo apenas as versões GTE e GTI da oitava geração.

LEIA MAIS: Conheça todos os lançamentos da Volkswagen no Brasil até 2023

O segmento dos hatches médios saiu do radar de todas as montadoras brasileiras, representando 0,6% do segmento no país. Atualmente, apenas Chevrolet Cruze, VW Golf e os premium Audi A3, Mercedes-Benz Classe A, BMW Série 1 e Lexus CT 200h são vendidos na categoria.

Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook
Continue lendo
São Mateus8 minutos atrás

Trabalhador morto com tiro no pescoço no interior de São Mateus

Um trabalhador identificado pelas iniciais R.R.S., de 34 anos foi morto com um tiro no pescoço, na noite desta quinta-feira...

Internacional17 minutos atrás

Cientistas italianos buscam tratamento específico para coronavírus

Alguns países da Europa registraram os primeiros casos do novo coronavírus. A situação mais grave continua a ser a da...

Internacional30 minutos atrás

Coronavírus: ONU pede combate à discriminação contra asiáticos

arrow-options Agência Brasil Coronavírus A Alta Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, conclamou...

Internacional30 minutos atrás

Indisposto, Papa Francisco cancela compromissos pelo 2º dia consecutivo

arrow-options Reprodução Papa Francisco está resfriado, informa Vaticano O papa Francisco cancelou, pelo segundo dia consecutivo, compromissos em sua agenda...

Entretenimento30 minutos atrás

Lado B: as surpresas que o Lollapalooza preparou para 2020

O Lollapalooza 2020 está chegando. Conhecido por reunir grandes nomes da música, como Lana Del Rey e Guns and Roses,...

Entretenimento30 minutos atrás

11 shows em menos de uma semana fizeram Anitta quase desmaiar

Pouca gente sabe, mas o mal-estar de Anitta durante o ensaio de seu bloco, na última quarta-feira (26), foi bem...

Entretenimento30 minutos atrás

Pabllo Vittar usa máscara para evitar o contágio do coronavírus na Austrália

arrow-options Reprodução Pabllo Vittar foi recebido por um fã no aeroporto Leia também: Pabllo Vittar arrasta multidão em São Paulo, mas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana