conecte-se conosco



Regional

Pinheirense faz história no Karatê Capixaba

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

A carateca Clênia Carvalho é a primeira mulher a conquistar faixa preta no Karatê e elevação de grau

É indiscutível a qualidade do karatê brasileiro dentro do cenário mundial, nosso País é um celeiro de atletas de alto nível em vários esportes, sejam eles amadores ou olímpicos apesar de todas as dificuldades.

Atletas tais como Luiz Tatsuke Watanabe, campeão mundial de 1972 numa época em que existia apenas uma entidade de karate, fez história dentro e fora do País.

Além de Douglas Brose, atleta de excelente nível, uma celebridade que mais uma vez colocou o Brasil dentro da história do karatê mundial. Quem já teve a oportunidade de conhecer o Museu do Karate em Okinawa, já deve ter visto algumas cenas das lutas de Brose sensei no minidocumentário sobre a história do karatê exibido no teatro dentro do Museu

Orgulho!

E é entre essas lendas que se encaixa a nossa entrevistada de hoje. Numa época em que as mulheres mais uma vez lutam pela igualdade dentro dessa nova sociedade, era de se esperar que uma karateca fizesse sua parte nessa luta.

Estamos falando da atleta pinheirense, Clênia Alves de Carvalho que continua colhendo bons frutos no Karatê Capixaba, resultado de muito treinamento e foco no esporte que tanto ama e assim continua enchendo os olhos de seus familiares, amigos e pinheirenses de muito orgulho.

Após sagrar-se campeã e conquistar a medalha na modalidade kata (espécie de luta imaginária) e vice em Shiai kumite (luta 100% técnica e força) e garantir a vaga na elite do Karatê Capixaba que é composta pelos melhores atletas do estado na modalidade, a pinheirense não se deu por satisfeita e foi mais longe, recentemente participou do exame de faixa preta que foi

realizado em Vitória e obteve uma excelente nota que resultou na sua aprovação para segundo DAM no esporte (classificação no karatê para evolução de grau). O teste contou com a presença do Presidente da Federação Espírito Santense de Karatê ( FEK), João Espírito Santo.

Para evoluir de grau, Clênia treinou incansavelmente por três meses com o Shihan (treinador) Carlos Alberto, da cidade de Vitória, profissional que a atleta disse ter muita gratidão, admiração e respeito devido a sua seriedade e dedicação com seus alunos.

História!

Com essa conquista, Clênia entra para a História do Karatê de Pinheiros como a única atleta feminina a alcançar a faixa preta, uma vaga na Seleção Capixaba de Karatê e de quebra evoluir de grau.

Em entrevista a FA NOTÌCIAS, a atleta disse que está muito feliz e emocionada com o momento épico que está vivendo no Karatê e principalmente com os resultados obtidos e destacou os principais responsáveis pela sua conquista.

“ Nunca imaginava chegar onde estou, tenho que dividir o meu tempo com a minha família, trabalho e Karatê. Não é uma tarefa fácil, mas com as graças de Deus, apoio da minha família e em especial do meu esposo que sempre foi compreensivo comigo e dos meus amigos que sempre me incentivaram foi possível conquistar essas vitórias. Dedico estas conquistas a todas as pessoas que torceram pelo meu sucesso. tudo isso se torna gratificante”, emocionou.

Clênia disse que o seu próximo desafio é manter o foco e trabalhar bastante para conquistar uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro de Karatê.

“Nada é impossível quando se tem perseverança, foco e fé viva em Deus, não medirei esforços para alcançar o meu objetivo. Sempre me inspiro numa frase do nosso saudoso e campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna”.

‘Engraçado, quando acho que cheguei ao ponto máximo, descubro que é possível superá-lo’.

Superar obstáculos sempre foi o forte da Clênia, desde quando começou a treinar o esporte que ela nunca encontrou facilidade para alcançar seus objetivos e, para manter o sonho de galgar vôos mais altos resolveu montar a sua própria academia de forma improvisada na garagem da sua casa, no bairro Santo Antônio, onde treina e ao mesmo ministra aulas para 40 crianças e jovens na faixa etária de 3 a 14 anos, inclusive, na residência do próprio aluno.

“Meu objetivo com a criação das turmas foi preparar o aluno para a vida. A participação em competições é consequência do aprendizado”, reforçou Clênia. “E no dia-a-dia com as crianças, professor tem que gostar do que faz, dar amor, ser paciente, ter didática coerente com idade dos alunos e conhecer esporte”, explicou

Comente Abaixo
Policial4 horas atrás

DP de Montanha prende suspeito de furtar gado e invadir área de empresa de celulose

A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Montanha, com apoio da Polícia Militar, prendeu um homem de 46 anos...

Nacional5 horas atrás

Gilmar Mendes tira da Lava-Jato do Rio investigação contra delegado

NELSON JR./STF Ministro do STF, Gilmar Mendes O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes proferiu uma decisão determinando...

Economia6 horas atrás

Alternativa para desempregados, microfranquias crescem no país nos últimos anos

Arquivo pessoal Mariangela investiu R$ 15 mil para abrir o próprio negócio Com medo de perder o emprego durante a...

Economia6 horas atrás

Silvio Santos deve R$ 2 milhões de IPTU atrasado por hotel de luxo no Guarujá

Reprodução O hotel de luxo fica à beira mar fica na Praia Pernambuco A Prefeitura Municipal de Guarujá , na...

Política6 horas atrás

Ciro Gomes pede impeachment de  Bolsonaro: “condena população à morte”

Reprodução: iG Minas Gerais Ciro Gomes falou sobre a pandemia e pediu o impeachment de Jair Bolsonaro em suas redes...

Estadual6 horas atrás

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa participa de reunião virtual de presidentes dos Tribunais de Justiça

O encontro aconteceu por meio de videoconferência na manhã desta sexta-feira, 26/02. O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito...

Estadual6 horas atrás

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJES apresenta projeto para instituições de ensino

A ideia é que sejam desenvolvidas atividades de extensão multidisciplinares em prol de crianças e adolescentes. Nesta sexta-feira (26), a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!