conecte-se conosco



Nacional

PF realiza operação para prender 21 no Rio e em SP contra fraudes na Codesp

Publicado

em

PF arrow-options
Arquivo / Agência Brasil

Polícia Federal cumpre mandado de busca e prisão temporária de responsáveis por fraudes na Codesp

A Polícia Federal ( PF ) realizou na manhã desta quinta-feira (22/8) a Operação Círculo Vicioso, segunda etapa da Operação Tritão, iniciada no ano passado para coibir fraudes nas licitações e contratos públicos naCompanhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Leia também: PF faz operação contra grupo no Brasil que levava imigrantes ilegais aos EUA

A 5ª Vara da Justiça Federal de Santos expediu 21 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão em cidades do estado de São Paulo, como a capital, Santos, Guarujá, Ilhabela, Bragança Paulista e Serra Negra, além de Duque de Caxias (RJ) e Fortaleza (CE).

Os investigados serão enquadrados nos crimes de organização criminosa, associação criminosa, fraude a licitações, corrupção ativa e passiva. Os prejuízos causados à Codesp superam, nessa etapa, a cifra de mais de R$ 100 milhões.

Leia também: ‘O Estado todo está aparelhado’, diz Bolsonaro sobre mudanças na PF e na Receita

A operação foi realizada com apoio da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal. Em outubro do ano passado, o presidente da companhia, José Alex Botelho de Oliva, foi preso em outra fase da mesma operação.

Comentários do Facebook

Nacional

Mulher sofre violência doméstica, chama a polícia… e apanha; vídeo forte

Publicado

em

 

A vítima denunciou agressões sofrida por ela e pela mãe por parte do irmão, e acabou recebendo golpes de cassetete dos policiais militares

Uma jovem moradora de Presidente Prudente, município a 554 km de São Paulo, fez uma denúncia de violência doméstica que ela e a mãe estavam sofrendo do irmão. A Polícia Militar foi até o local. Um vídeo revela que a jovem acabou sendo agredida também pelo policial, recebendo golpes de cassetete. O motivo seria que o agente não teria gostado da forma que ela falou com ele.

“Não fazer o B.O. (Boletim de Ocorrência)? Não vão levar meu irmão?”, como se o policial tivesse dito para ela não ir além com a denúncia. Além disso, a gravação da câmera de segurança do local registrou o momento em que ela é colocada na parte de trás da viatura para ser levada à delegacia, de pijama, descalça e sem documentos.

A vítima, não identificada, está sendo acompanhada por duas advogadas, de acordo com o portal Ponte. Ela e a mãe pediram para não ter seus nomes divulgados por medo de retaliações. Uma das advogadas, Aline Escarelli, relatou que, quando chegou à delegacia, o boletim já estava pronto e constava denúncias de desacato, não de violência doméstica, como ela esperava. Ela, então, se recusou a assinar o documento e pediu por um registro correto: violência doméstica e abuso policial.

Porém somente no dia seguinte, na Delegacia da Mulher, foi possível registrar a denúncia certa, que gerou um inquérito que corre na Polícia Civil de Presidente Prudente. As advogadas da vítima ainda protocolaram uma queixa-crime, pedindo proteção à mulher e enquadramento do PM por denunciação caluniosa e outros delitos, como prevaricação e cárcere privado.

“Ela fez o exame de corpo de delito, que apontou as agressões. Depois do ocorrido, a jovem mudou de cidade. O inquérito de violência doméstica foi concluído, mas nenhuma medida protetiva foi concedida à vítima até agora”, contou Escarelli. “Temos a violência doméstica, intensificada pela pandemia, e temos a violência do Estado, que é o maior violador de direitos humanos”, ressaltou.

Ariel Castro, advogado conselheiro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), acha que a ação foi resultado de um “total despreparo dos policiais”. “Ao invés de proporcionar proteção, ela foi revitimizada pelos PMs, o que inibe outras mulheres a chamares a polícia em situações similares”, pontuou.

Outro lado do caso

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que o crime está sendo investigado por meio de inquérito policial, pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade. “Já o desacato e o possível abuso de autoridade são investigados pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) do município e também pela Polícia Militar, que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração dos fatos. As diligências prosseguem”, consta o documento.


(*Metrópoles)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política7 minutos atrás

Sem máscara, Bolsonaro chega ao Comando de Artilharia do Exército

Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro com policial na base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Formosa, Goiás Neste sábado (6), o presidente...

Estadual10 minutos atrás

Espírito Santo: cresce número de drogas enviadas pelos Correios durante a pandemia

Segundo a Polícia Federal (PF), nos meses após a chegada da pandemia, o número de registros subiu para nove O...

Saúde23 minutos atrás

Covid-19 é encontrado em 88% das amostras de esgotos de BH

. Amostras de monitoramento feitas em 24 pontos de coleta do sistema de esgotamento de Belo Horizonte e Contagem (MG)...

Polícia Federal28 minutos atrás

Operação conjunta apreende 4 kg de cloridrato de cocaína

. Jataí/GO – Operação conjunta entre as Polícias Federal e Militar resultou na apreensão de 4 kg de cloridrato de...

Agricultura34 minutos atrás

Ufes registra primeira cultivar de café conilon ‘Monte Pascoal’ para o estado da Bahia

  A Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) da Ufes conseguiu o registro de uma cultivar de Coffea canephora adaptada para...

Nacional37 minutos atrás

Mulher sofre violência doméstica, chama a polícia… e apanha; vídeo forte

  A vítima denunciou agressões sofrida por ela e pela mãe por parte do irmão, e acabou recebendo golpes de...

Internacional43 minutos atrás

Por que a OMS agora recomenda uso de máscara em público contra covid-19?

A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) mudou suas orientações sobre uso de máscaras e disse que elas devem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!