conecte-se conosco



Nacional

PF mira propina a Palocci e Mantega em nova fase da Lava Jato

Publicado

em

Mantega e Palocci arrow-options
Montagem/Agência Brasil
Ex-ministros são investigados por supostos repasses recebidos da Odebrecht

A Polícia Federal (PF) deflagrou a 63ª fase da Operação Lava Jato, na manhã desta quarta-feira (21), para investigar a suspeita de pagamentos da empreiteira Odebrecht a dois ex-ministros. Os agentes cumprem dois mandados de prisão temporária e outros 11 de busca e apreensão em São Paulo e na Bahia. Delações de executivos da companhia apontaram “Italiano” como o apelido do ex-ministro Antônio Palocci, e “Pós-Itália”, do também ex-ministro Guido Mantega.

Leia também: Pastor dopado, roubo de dinheiro e Flordelis mentora: filho faz novas revelações

Ainda são alvos da operação da PF dois ex-executivos da empreiteira identificados como Maurício Ferro e Newton de Souza. Com os mandados, a PF investiga os crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Foi determinado o bloqueio de R$ 555 milhões dos investigados.

Segundo a Polícia Federal , o pagamento de propina visava à aprovação de medidas provisórias que instituíram o programa Refis da Crise, entre outros objetivos. Os valores teriam sido entregues a um casal de publicitários para dissimular a origem do dinheiro.

Há indicativos, de acordo com a investigação, de que os valores teriam sido entregues a um casal de publicitários. Há um ano, a força-tarefa da Lava Jato apresentou denúncia contra  Mantega Palocci  pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em medidas que beneficiaram diretamente empresas do Grupo Odebrecht , como a Braskem , do setor petroquímico.

Leia também: Sequestrador de ônibus contou a parentes que ouvia ‘vozes dentro da cabeça’

Na época o casal de publicitários João Santana e Mônica Moura, além de André Santana, filho do marqueteiro do PT , também foram denunciados pelo mesmo episódio. Os dois chegaram a ser presos, permaneceram de tornozeleiras eletrônicas e soltos meses depois.

Comentários do Facebook

Nacional

Suspeito de se passar por delegado e advogado é preso pela 2ª vez

Publicado

em

Um homem suspeito de se passar por delegado de Polícia Civil, foi preso novamente na manhã desta quinta-feira (27) em um apartamento na Zona Norte de Teresina. Desta vez, ele é suspeito de fingir ser advogado e usar a sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) no Tribunal de Justiça para atender as vítimas.

O homem já havia sido preso dia 12 de fevereiro, mas foi liberado em seguida. Com ele foram encontrados distintivo, arma de fogo e colete. Foi preso outras vezes suspeito de invasão de domicílio e violência doméstica e receptação.

Segundo o coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), delegado Tales Gomes, oito vítimas que procuraram a polícia foram ouvidas. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, ainda não se posicionou sobre o caso.

“As pessoas acusam o suspeito de estelionato. Ele que se apresentava como advogado, usava a sala da OAB do Tribunal de Justiça para receber as vítimas. Procurava causar a sensação de que era advogado, usava até terno. Recebia dinheiro para dar entrada em processos, mas esses processos nunca eram iniciados na justiça. Ele sumia com o dinheiro e não dava mais satisfação”, disse o delegado.

“Foi ouvido uma pessoa que disse ter sido ameaçada por ele. Ele entrou em contato e disse que já estava solto e que iria se vingar. Ele acha que essa determinada pessoa foi quem o denunciou”, contou.

Ainda segundo Tales Gomes, mais pessoas serão ouvidas e o inquérito será concluído em 10 dias.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Polícia Federal14 minutos atrás

PF prende homem por tráfico internacional de drogas

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal prendeu, na quinta-feira (27/2), um homem por tráfico internacional de drogas. A apreensão ocorreu...

Internacional14 minutos atrás

Novo coronavírus: bolsas asiáticas e norte-americana caem

Os mercados asiáticos de ações caíram ainda mais hoje (28), mostrando os receios causados pelo surto do novo coronavírus Covid-19....

Internacional14 minutos atrás

Papa suspende parte da agenda por causa de um leve resfriado

O papa Francisco celebrou missa na manhã de hoje (28), cumprimentou os participantes, mas decidiu adiar as audiências oficiais desta...

Entretenimento14 minutos atrás

Anitta estreia como atriz e web reage: “boa em tudo que faz”

A cantora Anitta estreou, na última quinta-feira (27), na novela ” Amor de Mãe “, da Globo . Na trama...

Carros e Motos27 minutos atrás

Projeção antecipa linhas do SUV do Argo que chega em 2021

arrow-options Projeção/Kleber Silva Projeção do SUV feito com a base do Fiat Argo mostra que o estilo arrojado será um...

Tecnologia27 minutos atrás

Com preço atraente, novo smartwatch traz bateria que dura até 25 dias

arrow-options Divulgação/Timex Timex Ironman GPS R300 A Timex apresentou o seu mais novo relógio, o Ironman GPS R300 , um...

Internacional40 minutos atrás

Eleição de Evo Morales na Bolívia não foi fraude, aponta estudo do MIT

arrow-options Ansa Evo Morales vive como refugiado na Argentina Especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets ( MIT ) defendem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana