conecte-se conosco



Polícia Federal

PF investiga lavagem de dinheiro no Espírito Santo

Publicado

em

Vila Velha/ES – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, deflagrou na terça-feira (20/8) a Operação Masqué, com objetivo de investigar crime de lavagem de dinheiro praticado por casal de empresários capixabas, sócios de empresas que atuavam no comércio exterior.

Cerca de 22 policiais federais e membros da Receita Federal cumpriram 4 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais ligados aos investigados, em Vila Velha/ES e São Paulo/SP. A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de imóveis, embarcações e valores, além da indisponibilidade de automóveis dos investigados.

A ação de hoje é um desdobramento de investigação que identificou a prática de evasão de divisas, entre os anos de 2009 e 2010, num total de cerca de U$ 100 milhões em 1178 contratos de câmbio fraudulentos. Com a participação de funcionários de uma corretora de câmbio, o grupo então investigado promovia a saída de divisas para o exterior repetindo as mesmas declarações de importação e faturas em vários contratos de câmbios diferentes.

Dessa forma, usando uma mesma declaração de importação em vários contratos de câmbio, os investigados simulavam diversas importações usando a documentação referente a apenas uma operação regular. Os pagamentos repetidos serviam, na verdade, para mandar dinheiro ilegalmente para fora do país.

Com o objetivo de investigar a ocultação e lavagem dos valores obtidos com as atividades ilegais dos investigados, a Operação Masqué possibilitou a identificação de 76 imóveis e 2 embarcações registradas em nomes de laranjas, um patrimônio oculto que supera os R$ 40 milhões. Todos esses bens foram sequestrados por determinação judicial.

Segundo dados da Receita Federal, as pessoas físicas e jurídicas investigadas possuem um débito já inscrito em dívida ativa no valor de R$ 894 milhões.

Além do casal de empresários, também é investigado um advogado que atua em São Paulo/SP, contratado para oferecer uma espécie de proteção contra a atuação de órgãos como a Receita Federal e a Polícia Federal, o qual já foi preso, no ano de 2017, em ação do GAECO do estado de São Paulo, por fatos análogos aos investigados na OPERAÇÃO MASQUÉ.

Os investigados responderão pelos crimes de lavagem de capitais (Lei 9.613/98).

 

 

Comentários do Facebook

Polícia Federal

PF desarticula organização criminosa de tráfico de droga e lavagem de dinheiro

Publicado

em

Salgueiro/PE – A Polícia Federal, com o apoio operacional da CIOPAER – Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas/CE, deflagrou a Operação Pajeú, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Ao todo foram empregados 14 equipes de policiais federais, que deram cumprimento a 20 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Serra Talhada, Carnaubeira da Penha, Mirandiba, Belém do São Francisco, Salgueiro, Recife e Natal.

As investigações tiveram início no final do ano de 2018 durante uma das operações de erradicação de maconha denominada Macambira IV, quando foi identificada uma célula criminosa que era responsável pelo tráfico de maconha plantada no sertão pernambucano e enviada para diversos estados do nordeste.

Todos os mandados foram cumpridos na sua integralidade, o que resultou na prisão de 17 suspeitos, sendo 15 homens e 2 mulheres. Os presos foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro/PE, onde foram indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro (dependendo de sua participação). Caso sejam condenados, poderão pegar penas que variam entre 5 a 20 anos de reclusão.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Contato: (81) 2137-4076
E-mail: [email protected]

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional5 minutos atrás

Estado de São Paulo está em alerta de tempestade e alagamentos

arrow-options Fábio Vieira / FotoRua / Agência O Globo Há potencial para alagamento entre quinta (20) e sexta (21) A...

Nacional5 minutos atrás

Mortes em acidentes de trânsito diminuem 5,6% em São Paulo

arrow-options Reprodução/Wikipedia São Paulo tem queda em fatalidades no trânsito O mês de janeiro registrou, em São Paulo , 406...

Nacional5 minutos atrás

Corpo de Adriano da Nóbrega será submetido a nova necrópsia nesta quinta

arrow-options Reprodução / Polícia Civil Adriano Nóbrega morreu durante um confronto com a polícia no domingo (9). O corpo de...

Mulher5 minutos atrás

Signos no carnaval: veja como cada um prefere curtir a folia

Que o carnaval é desejado por todos, ninguém duvida. A diferença é que, enquanto para alguns ele representa muita festa...

Nacional5 minutos atrás

Ministros do STF criticam greve de policiais no Ceará

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticaram hoje (20) o movimento grevista iniciado por policiais militares do Ceará. Os...

Nacional5 minutos atrás

Instituto alerta para a presença de agrotóxico na água de São Paulo

arrow-options Agência Brasil/EBC Segundo Proam, a água distribuída à população estaria contaminada por agrotóxicos. O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente...

Carros e Motos6 minutos atrás

Peugeot revela a Landtrek, picape média que chega ao Brasil em 2021

arrow-options Divulgação Peugeot Landtrek foi desenvolvida em parceria com a fabricante chinesa Changan A Peugeot revelou as primeiras imagens oficiais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana