Connect with us

Polícia Federal

PF investiga fraude em benefícios do INSS

Published

on


Anápolis/GO – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7/4), juntamente com a Força-Tarefa Previdenciária, a Operação NOTAS FALSAS, com objetivo de desarticular grupo criminoso, que atua há mais de quatro anos, especializado em fraudar benefícios de aposentadoria por idade rural.

Cerca de 10 policiais federais, acompanhados de 2 servidores do Ministério da Economia, estão dando cumprimento a 2 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Anápolis/GO, nas cidades de Alexânia/GO e Sobradinho/DF.

A investigação, iniciada em 2021, partiu de denúncia recebida pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Previdência, por encaminhamento feito pela Polícia Federal, após o juízo da 1ª Vara Federal de Anápolis/GO detectar que diversos trabalhadores rurais de Alexânia estavam se utilizando de notas fiscais semelhantes para comprovarem a atividade rural.

Os alvos dos mandados são os fornecedores desses documentos forjados, um deles sendo o responsável pela contabilidade da empresa que estava tendo as notas fiscais falsificadas.

Estima-se que em apenas três dos benefícios obtidos fraudulentamente, o esquema tenha provocado um prejuízo de pelo menos R$ 52 mil aos cofres públicos. A economia proporcionada, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), chega a mais de R$ 942 mil, que seriam desembolsados em pagamentos futuros aos beneficiários.

A atividade ilícita consistia principalmente na utilização de notas fiscais de venda ao consumidor, emitidas em datas anteriores à autorização para a confecção do bloco de notas, ou datadas sem a observação do número sequencial das notas e cronologia, para a instrução de requerimentos de benefícios previdenciários rurais, formalizados perante o INSS ou via judicial.

Após a análise dos documentos apreendidos, poderão ser identificados outros benefícios previdenciários a serem avaliados pela Força-Tarefa, resultando em cifras muito maiores.

Os investigados poderão responder na Justiça por organização criminosa e estelionato contra o INSS, além de outros crimes que venham a ser identificados com a conclusão da investigação.

O nome da operação se deu em razão de serem essas, NOTAS FALSAS, o principal instrumento utilizado para obtenção dos benefícios previdenciários requeridos tanto na esfera administrativa, quanto na esfera judicial.

A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pela Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, combatendo crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Previdência, a CGINT é a área responsável pela identificação e a análise das distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência e Trabalho.

Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás

[email protected] | www.pf.gov.br

Contato: (62) 3240-9607 (62) 99216-6260

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (61) 2024-8142

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
São Mateus2 minutos ago

Juiz concede liminares contra MST referente à fazenda em São Mateus

Reintegração de posse e interdito proibitório foram pedidos pela Apal Agropecuária Aliança O juiz da 1ª Vara Cível de São...

Internacional6 minutos ago

EUA impedem ONU de reconhecer Estado palestino como membro pleno

Os Estados Unidos impediram nesta quinta-feira a Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer o Estado Palestino ao vetar, no...

Mulher6 minutos ago

Transforme sua sala de estar: 5 dicas de decoração para ambientes aconchegantes

Foto: Reprodução Transforme sua sala de estar: 5 dicas de decoração para ambientes aconchegantes Transformar a sala de estar em...

Nacional36 minutos ago

Professor negro preso injustamente por sequestro é solto em SP

Paulo Pinto/Agência Brasil – 18/04/2024 Após passar dois dias preso, o professor de educação física Clayton Ferreira Gomes dos Santos...

Estadual1 hora ago

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo vai receber a primeira Usina de Biometano, transformando resíduos sólidos...

Mulher1 hora ago

Maquiagem à prova de choro: veja dicas para não borrar a maquiagem ao chorar

Foto: Reprodução Maquiagem à prova de choro: veja dicas para não borrar a maquiagem ao chorar Quem nunca passou pela...

Política1 hora ago

Audiência aponta desafios para enfrentar a violência de gênero

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Ales) discutiu nesta quinta-feira (18) a dificuldade estrutural das instituições em fazer...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana