Connect with us

Polícia Federal

PF investiga fraude à execução praticada por empresas sediadas em Jambeiro/SP e região

Published

on


São José dos Campos/SP – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13/4), a Operação Jambo, que tem por objetivo apurar crimes de fraude à execução e outros delitos conexos, praticados por empresas sediadas no município de Jambeiro/SP e região, integrantes de um mesmo grupo econômico, com atuação no segmento de caldeiraria e usinagem.

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em 7 municípios do estado de São Paulo, respectivamente, São José dos Campos, Jacareí, Jambeiro, Pindamonhangaba, Taubaté, Osasco e Embu das Artes, nas sedes das empresas e residências de envolvidos.

As apurações tiveram início na Polícia Federal após o recebimento de comunicação sobre autuação da empresa matriz do grupo econômico, pela Receita Federal, por dívida tributária decorrente de compensação irregular.

No processo de Execução Fiscal, houve a decretação de bloqueio judicial em contas bancárias da empresa e de seus sócios.

Para se eximir da obrigação tributária perante o Fisco e a Justiça, os envolvidos iniciaram uma série de procedimentos fraudulentos, mediante a criação de novas empresas e a reativação de antigas, todavia, com alteração de objetos sociais, além da nomeação de herdeiros e outros como responsáveis por estas, de modo que o patrimônio das empresas e dos descendentes dos envolvidos permanecessem blindados.

Elementos colhidos demonstram que parte das empresas não apresentavam lastro patrimonial tampouco sedes físicas, sendo que seus sócios não apresentavam qualificação profissional ou condição financeira para exercício da atividade inerente.

Mesmo após novo bloqueio judicial abrangendo um número maior de empresas e sócios, a prática delituosa não cessou. Ao contrário, recentemente, com o intuito de ludibriar o Fisco, as cotas das empresas executadas foram cedidas, a título gratuito, a uma empresa recém-criada, cujo capital social é 800 vezes menor que a dívida existente do grupo perante a União Federal (em torno de R$ 80 milhões).

Os investigados poderão responder pelos crimes capitulados no art. 179 do Código Penal, art. 1°, II e 2°, I da Lei 8.137/90 e art. 2° da Lei 12.850/13.

Comunicação Social da Polícia Federal em São José dos Campos

(12) 3202-7100

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (61) 2024-8142

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Estadual19 minutos ago

Espírito Santo terá tempo chuvoso no fim de semana devido à frente fria no oceano

Uma frente fria no oceano vai deixar o tempo chuvoso nos próximos dias no Espírito Santo. A previsão do Instituto Capixaba de...

Saúde25 minutos ago

Está se sentindo gripado? Causa pode ser alergia ao orgasmo

Urologista francesa alerta para os sinais de alergia ao orgasmo, uma condição de saúde que pode surgir logo após práticas...

Entretenimento34 minutos ago

Inspirado em Belo, bar vai dar chopp de graça para “cornos”

Um bar de Belo Horizonte, na região da Pampulha, vai oferecer uma caneca de chopp para quem provar que já...

Mulher44 minutos ago

Lua Cheia em Escorpião escancara as crises na semana de 21 a 27/04

Vanessa Tuleski Lua Cheia em Escorpião escancara as crises na semana de 21 a 27/04 Você já deve estar vivendo...

Mulher44 minutos ago

Como saber se seu perfume da Carolina Herrera é original? Veja dicas e não caia em golpes!

Foto: Reprodução Como saber se seu perfume da Carolina Herrera é original? Veja dicas e não caia em golpes! Comprar...

Nacional48 minutos ago

Bebê de 10 meses morre após comer bala de maconha do pai

Pais perceberam menina passando mal e localizaram um doce feito com maconha, conhecido como “dry”, na boca da filha, que...

Nacional52 minutos ago

Para juíza, levar homem morto a banco foi ação ‘macabra’; vídeo

Érika, que levou o idoso até a agência bancária, foi presa em flagrante por furto mediante fraude e vilipêndio a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana