Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Polícia Federal

PF impede ação de presos contra o Sistema Penitenciário Nacional

Publicado

em

Brasília/DF – A Polícia Federal, em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), deflagrou nesta quinta-feira (11) as Operações Pé de Borracha e Morada do Sol, visando desarticular organização criminosa que atuava do interior da Penitenciária Federal de Porto Velho/RO.

Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, sendo três deles em celas da Penitenciária e um em imóvel de Porto Velho/RO; além de outras medidas cautelares, como a proibição de visitas íntimas e a inclusão em regime disciplinar diferenciado.

A análise de bilhetes apreendidos pelos agentes de execução penal do DEPEN demonstrou que os principais líderes de uma facção criminosa, mesmo reclusos em unidade de segurança máxima, conseguiam burlar o esquema de monitoramento e repassar ordens criminosas durante visitas sociais. O sistema de controle do Departamento Penitenciário Nacional identificou a atividade irregular e acionou a Polícia Federal.

Os repasses de bilhetes se davam através de celas vizinhas por meio de “terezas”, pequenas cordas criadas a partir de fios retirados de roupas. Neles continham inúmeras ordens criminosas redigidos de próprio punho pelos principais líderes da facção, para serem colocadas em prática por comparsas em diversos pontos do território nacional.

A Operação Pé de Borracha identificou um plano criminoso que visava desestabilizar o Sistema Penitenciário Federal, em especial o Departamento Penitenciário Nacional, a partir de uma ameaça de uso de explosivos em uma unidade do sistema prisional, caso determinadas reivindicações não fossem atendidas.

Outro plano criminoso, que seria colocado em prática ao mesmo tempo, é objeto da Operação Morada do Sol. Consistia no sequestro, tortura e assassinato de agentes públicos, como forma de pressionar o Governo Federal e o próprio Supremo Tribunal Federal a restabelecer as chamadas visitas íntimas no âmbito das Penitenciária Federais, suspensas desde julho do ano de 2017.

As investigações identificaram que a facção criminosa já havia realizado o levantamento da rotina e atividade de diversos servidores públicos, fora do ambiente de trabalho, para serem sequestrados e/ou assassinados em seus momentos de folga.

 

Leia mais:  PF envia ao STF diálogo em que Cunha teria dito 'vai dar m... com Michel'

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal
Contato: (61) 2024-8142
imprensa@dpf.gov www.pf.gov.br

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia Federal

Polícia Federal operação para combater tráfico de drogas em Minas Gerais

Publicado

em

Belo Horizonte/MG – Na manhã de hoje, 18/12, a Polícia Federal, com o apoio da Policia Militar, deflagrou a Operação “Minério Branco”, visando a combater o crime de tráfico de drogas praticado por organização criminosa nas cidades mineiras de Itabirito e região.

Estão sendo cumpridos sete mandados judiciais de prisão preventiva e sete mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades mineiras de Itabirito, Ouro Branco, Barão de Cocais, João Monlevade e Belo Horizonte.

 

No curso das investigações, alguns dos envolvidos foram presos em flagrante delito, portando drogas variadas. Foram identificados, também, dois laboratórios clandestinos localizados em propriedades rurais. Nesses locais havia grande quantidade de insumos químicos em pó de cor branca – incluindo dipirona, polvilho e bicarbonato de sódio –; vasilhames de éter e acetona; liquidificadores industriais; balança de precisão; embalagens plásticas; fitas adesivas; equipamentos para medição de “ph”; valores em dinheiro; e armas de fogo em situação irregular. O conjunto de materiais encontrado levantou fortes indícios de se tratar de lugares voltados para a manipulação e a adulteração de cocaína.

A maioria dos investigados que estão sendo presos são membros do grupo que teria se dedicado à distribuição de drogas de maneira assemelhada a um delivery convencional, recebendo pedidos de drogas e acertando a entrega em lugares previamente combinados, ou, ainda, vendendo nos ambientes que costumavam frequentar.

Aos indiciados é imputada a prática dos crimes de tráfico de drogas e de organização criminosa, cujas penas máximas podem chegar a 15 e 10 anos de reclusão respectivamente.

Comunicação Social – PF/MG

cs.srmg@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

(31) 3330-5270

Leia mais:  PF deflagra operação para combater extração ilegal de madeira no Maranhão
Continue lendo
Esportes2 minutos atrás

Conmebol divulga calendário da Copa América 2019; Confira horários e partidas

Reprodução Copa América do Brasil, em 2019, começa no dia 14 de junho e vai até 07 de julho Nesta...

Nacional3 minutos atrás

Bolsonaro nega que Michelle queira remover obras sacras: “Querem nos desgastar”

Reprodução/Flickr Segundo informações repercutidas, a esposa de Jair Bolsonaro teria pedido para retirar obras sacras do Palácio da Alvorada O...

Carros e Motos13 minutos atrás

Loja para quem gosta de carros clássicos é inaugurada em São Paulo

Se você é fã da linha retrô automobilística , não pode perder a oportunidade de visitar a Cia 66 Motorsports,...

Internacional22 minutos atrás

Homem ateia fogo em morador de rua após acusá-lo de roubo, em Santos (SP)

Reprodução Morador de rua sofreu queimaduras de segundo grau após agressão em Santos (SP); polícia investiga caso Um morador de...

Regional27 minutos atrás

Casal perde ação contra médico acusado de errar sexo do bebê no ES

Magistrados entenderam que além de não se tratar da função principal da ultrassonografia, não existe certeza absoluta quanto ao sexo...

Educação30 minutos atrás

Faculdade de Guarapari terá que indenizar mulher após cobrança indevida

GUARAPARI (ES) – Uma mulher deve receber indenização após ser cobrada indevidamente por uma faculdade. A autora da ação na...

Esportes32 minutos atrás

Messi recebe sua quinta Chuteira de Ouro: “Jogo no Barcelona, fica mais fácil”

Reprodução / Marca Messi posou ao lado de suas cinco chuteiras de ouro O argentino Lionel Messi recebeu, nesta terça-feira...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana