Connect with us

Polícia Federal

PF e CGU combatem esquema de desvio de recursos públicos do município de Ibititá/BA

Published

on

Salvador/BA – A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram hoje (5/5) a Operação Rochedo, com o objetivo de desarticular esquema de lavagem de dinheiro e de desvio de recursos públicos federais repassados ao Município de Ibititá/BA.

 Policiais Federais e Auditores da CGU cumprem 31 mandados de busca e apreensão, 5 mandados de prisão temporária e 2 mandados de afastamento de cargo público, em 7 Municípios baianos (Irecê, Ibititá, João Dourado, Uibaí, Salvador, Lapão e Camaçari).

 A organização criminosa (ORCRIM), alvo da operação, estava estabelecida na microrregião de Irecê/BA. Ela era formada por empresários, agentes públicos, advogado, contadores e “laranjas” e desviou mais de R$ 7 milhões durante as gestões do ex-Prefeito de Ibititá/BA (2013/2016 e 2017/2020). 

 Entenda o caso

 No período de 2013 a 2020, o Governo Federal repassou vultosos recursos para o Município de Ibititá/BA oriundos do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar), do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), contratos de repasse, pagamento de parcela dos “precatórios do FUNDEF” (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), bem como recursos destinados ao combate da pandemia de COVID-19.

 As investigações revelaram que a ORCRIM se apropriou de grande parte desses recursos, por meio de licitações fraudulentas, superfaturamento de contratos e lavagem de dinheiro. No período de 2013 a 2016, uma única empresa de construção civil firmou 15 contratos superfaturados com o Município, no valor global de R$ 11 milhões. Essa mesma empresa, no mesmo período, repassou parte significativa desses valores para empresas constituídas em nome de “laranjas” do ex-gestor.

 No que se refere à gestão de 2017 a 2020, o Município fez uso de verbas oriundas dos “precatórios do FUNDEF”, do FUNDEB e do PNATE para contratar irregularmente 3 empresas de um mesmo grupo familiar e ligadas ao antigo gestor municipal. Apurou-se que a ORCRIM lavou os recursos desviados: (i) injetando capital em empresas de fachada controladas pelo ex-gestor, (ii) pagando as despesas pessoais dele e (iii) comprando veículos e imóveis para “laranjas” a ele vinculados.

 Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude a licitações, superfaturamento de contratos, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia

Contato: [email protected]

(71) 3319-6002

Comente Abaixo
Entretenimento28 minutos ago

Gabi Martins esquece que está com vestido transparente e revela tudo: “Não compartilha”

Que mulher! Gabi Martins, sertaneja, ex-participante do Big Brother Brasil e influenciadora digital, abusou de sua boa forma na tarde desta...

Policial28 minutos ago

PRF realiza operação com a Sefaz – ES

A Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo realizaram operação na região noroeste do...

Agricultura28 minutos ago

O Boletim do Leite de agosto já está disponível!

Cepea, 19/08/2022 – Nesta edição, confira: Preço do leite ao produtor deve registrar nova alta expressiva em agosto  O preço do...

Entretenimento38 minutos ago

Mirella deita na areia, empina bumbum à milanesa pro alto e provoca com ângulo ousado

Sextou em grande estilo! Mirella resolveu deixar os fãs completamente chocados ao divulgar cliques de tirar o fôlego durante a madrugada desta...

Estadual53 minutos ago

Corpo com sinais de estrangulamento é encontrado dentro de saco plástico no ES

O corpo estava dentro de um saco plástico preto. A vítima é um homem que estava sem documentos e, por...

Carros e Motos57 minutos ago

Saiba detalhes da história do lançamento do EcoSport na Amazônia

Divulgação Ford EcoSport 4WD: versão com tração 4×4 do SUV compacto que foi o primeiro do segmento no Brasil Há...

Policial57 minutos ago

PRF realiza operação em Ibatiba – ES

A Polícia Rodoviária Federal realizou nos últimos dias 16 e 17, na região de Ibatiba, na BR 262, a Operação...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana