conecte-se conosco



Polícia Federal

PF desarticula organização criminosa dedicada à extração e comercialização ilegal de madeira

Publicado

em


.

Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3/6) a denominada OPERAÇÃO NINAMETSA, visando a desarticulação da organização criminosa dedicada à extração e comercialização ilegal de madeira e transferências de créditos virtuais pelo sistema oficial do IBAMA, conhecido como SISDOF.

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de bloqueio e sequestro de bens, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho/RO, nas cidades de Ariquemes/RO e Porto Velho/RO, nos distritos de Extrema/RO e Candeias do Jamari/RO.

 

As investigações iniciaram a partir de denúncias e relatórios de fiscalização dos órgãos ambientais, além de informações obtidas e compartilhadas no âmbito de operações anteriores (Deforest 1 e 2), relatando a prática reiterada da extração ilegal de madeira de áreas de preservação na Ponta do Abunã, em especial da Terra Indígena Kaxararí.

A partir da notícia crime encaminhada à Polícia Federal, foi possível a identificação de pessoas físicas, madeireiros, interpostas pessoas e toreiros, bem como pessoas jurídicas (madeireiras), que criaram uma estrutura criminosa para a retirada ilegal de madeira, falsificação de créditos florestais e lavagem de dinheiro decorrente dessas infrações.

Durante as investigações da Operação Ninametsa, constatou-se que os produtos florestais beneficiados por serrarias situadas no distrito de Extrema/RO vinham, em sua maioria, de áreas ambientalmente protegidas, localizadas na região da tríplice divisa dos estados de AM, AC e RO. Depois de beneficiadas, as madeiras extraídas ilegalmente eram comercializadas para o consumidor final, baseadas em DOF´s que continham informações falsas acerca de sua origem.

Os indiciados serão interrogados e responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de organização criminosa, extração ilegal de madeira, falsidade ideológica, inserção de dados falsos e lavagem de capitais.

O nome da Operação Ninametsa tem origem na língua indígena karaxarí e significa “bosque/mata” em português.

 

Comentários do Facebook

Polícia Federal

PF, em ação conjunta, realiza nova apreensão de aproximadamente 500 kg de maconha

Publicado

em


.

Itaquiraí/MS – Nesta quinta-feira, 2/7, mais uma grande apreensão foi realizada por equipes que participam da OPERAÇÃO HÓRUS, integrada pela POLÍCIA FEDERAL, COE/BOPE e COBRA/BPFRON da PMPR, TIGRE/PCPR, BOPE/PMMS, FORÇA NACIONAL e pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.

Durante patrulhamento embarcado de rotina, policiais desta integração visualizaram lancha rápida trafegando em alta velocidade pelo Rio Paraná e iniciaram acompanhamento tático embarcado para fiscalização da embarcação clandestina.

Na tentativa de abordagem, os suspeitos começaram a jogar fardos na água e praticar manobras perigosas com o intuito de colocar embarcação policial em risco bem como obterem êxito na tentativa de fuga. Percebendo que não conseguiriam obter sucesso na fuga, os traficantes de droga jogaram embarcação contra a margem da ilha grande e fugiram pela mata ciliar fechada. No local foi apreendida uma embarcação artesanal de fibra carregada com aproximadamente 500 kg.

Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Naviraí/MS, para os procedimentos de praxe.

 

Comunicação Social da PF em Guaíra/PR
Disque denúncia: (44) 3642-9131

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia5 minutos atrás

5G chegou ao Brasil? Entenda o que é o 5G DSS, lançado hoje pela Claro

Divulgação Claro lança 5G DSS no Brasil A Claro  anunciou nesta quinta-feira (2) a chegada de uma tecnologia chamada 5G...

Entretenimento5 minutos atrás

Dançarinas da “Hora do Faro” ficarão dentro de bolhas de plástico

Divulgação/Record Dançarina com Rodrigo Faro As gravações dos números músicais do programa “Hora do Faro” foram retomadas na última terça-feira...

Entretenimento5 minutos atrás

Esposa de Rafael Cardoso desabafa sobre padrões estéticos

A atrzi Mari Bridi é casada com o galã global Rafael Cardoso, que estava no ar em “Salva-se Quem Puder”,...

Entretenimento5 minutos atrás

Angela Ro Ro se desculpa após acusar a namorada de traição: “Tamanha injustiça”

Ninguém mais sabe o que está acontecendo com a vida amorosa de Angela Ro Ro.  Um dia depois de dizer...

Carros e Motos5 minutos atrás

Mercado reage em junho e T-Cross supera Renegade nas vendas

Divulgação VW T-Cross na linha de montagem: demanda pelo SUV aumenta a ponto de superar as vendas do rival Jeep...

Economia5 minutos atrás

SP: Regiões na fase laranja poderão abrir comércio por 4 dias e horário reduzido

Tomaz Silva/Agência Brasil Comércio poderá funcionar por mais tempo em regiões da fase laranja do Plano São Paulo O Plano...

Policial5 minutos atrás

10ª Companhia Independente realiza solenidade de passagem de comando

. Na tarde desta quarta-feira (01), a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar realizou solenidade de passagem de comando. A...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!