conecte-se conosco


Polícia Federal

PF desarticula grupo criminoso de extração ilegal de minério

Publicado

em

Oiapoque/AP – A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (7/11) a Operação Japeusá, para desarticular organização criminosa que atuava na extração ilegal de minério em garimpo de codinome Duda, localizado as margens do Rio Cricou, a cerca de três horas de barco da cidade de Oiapoque/AP.

A ação decorre de um trabalho com apoio do Ministério Público Federal e da Força Aérea Brasileira, que resultou no cumprimento de três mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão, nas cidades de Macapá/AP e Oiapoque/AP, além do bloqueio de bens dos envolvidos e do encerramento das atividades do garimpo.

Segundo as investigações que tiveram início há cerca de um ano, garimpeiros foram presos com ouro sem comprovação legal na cidade do Oiapoque/AP em operação conjunta entre a Polícia Federal e o Exército Brasileiro.

Há registros de que os líderes da organização criminosa tentaram, junto aos órgãos competentes, legalizar a extração de ouro. Mas com pedido negado, continuaram atuando irregularmente e cometendo uma série de crimes, o que resultou no pedido de prisão decretado pela Justiça Federal.

Os investigados responderão, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes contra a ordem econômica, ambientais, extração ilegal de minérios, usurpação de matéria prima da União, organização criminosa, dentre outros. Se condenados, poderão cumprir pena de até 25 anos de reclusão.

Japeusá, na mitologia guarani, foi um dos filhos do primeiro casal criado pelo Deus TUPÃ. Sua figura é associada à mentira e à trapaça, práticas adotadas pela organização criminosa investigada para disfarçar as ilegalidades cometidas.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

cs.srap@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

Contato: (96) 3213-7500

Comentários do Facebook
Leia mais:  PF apreende caminhão carregado com cigarros estrangeiros
publicidade

Polícia Federal

Operação Vintena reprime esquema de contrabando de cigarros

Publicado

em

Piracicaba/SP –  A Polícia Federal deflagrou hoje (16/1) a Operação Vintena, para desarticular esquema criminoso de cigarros contrabandeados, em São Paulo.

Policiais federais deram cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva e a 19 mandados de busca e apreensão, nos municípios paulistas  de Piracicaba, Rio Claro e Brotas. Das onze pessoas que tiveram a prisão preventiva decretada, três já se encontram recolhidas no sistema prisional em decorrência de prisão em flagrante.

 

A investigação teve início em janeiro de 2018. Durante esse período foram apreendidos 35.014 pacotes de cigarros, ou seja, 350.140 maços. Foram lavradas vinte prisões em flagrante delito e apreendidos treze automóveis e um caminhão.
Os cigarros contrabandeados do Paraguai eram comercializados na região de Piracicaba e Rio Claro por duas organizações criminosas dedicadas à prática reiterada e intensa da aquisição, transporte, guarda e distribuição de cigarros de procedência estrangeira, introduzidos clandestinamente no país.
Os presos serão recolhidos no CDP de Piracicaba, à disposição da Justiça Federal de Piracicaba. Eles serão indiciados pelos crimes de organização criminosa, com pena de três a oito anos de reclusão, e contrabando, com pena de dois a cinco anos de reclusão, para cada ocorrência.
Comunicação Social Piracicaba/SP
Contato: (19) 3301 5203

 

 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Operação Tântalo investiga desvio de verbas de merenda escolar em RR
Continue lendo
Economia1 hora atrás

Suzano é eleita uma das 50 empresas mais amadas do Brasil pela “Love Mondays”

Ranking espontâneo aponta ambientes de trabalho com melhores avaliações durante 2018 A Suzano foi indicada entre as 50 empresas mais amadas do Brasil,...

Direto de Brasília41 minutos atrás

Moro afirma que não é possível enviar Força Nacional ao Pará agora

Reprodução/ Facebook Governador paraense se reuniu com o ministro Sérgio Moro e reiterou o pedido de ajuda federal O ministro...

Regional10 minutos atrás

Polícia prende chefe do tráfico de drogas de três bairros em Pinheiros

Denúncia de agressão doméstica deu início à operação; acusado já tinha três mandados em aberto PINHEIROS (ES) – O chefe...

Mulher6 minutos atrás

Roteiro de drinques de verão super refrescantes

Nesses dias e noites da estação mais quente do ano, nada melhor do que drinques de verão para se refrescar....

Estadual6 minutos atrás

Mulher é presa com arma personalizada com escudos do Flamengo e mira laser

VIANA (ES)  – Uma mulher, de 23 anos, foi presa,  na última terça-feira (15), com drogas, munições, uma arma e...

Entretenimento6 minutos atrás

15 perguntas! Nany People fala sobre carreira, política, namoro e muito mais

Desde o início de sua trajetória em Minas, sua terra natal, até a ida para São Paulo em busca do...

São Mateus43 minutos atrás

Câmara de São Mateus vota contratação de DT´s da educação nesta sexta-feira (18)

SÃO MATEUS (ES) – A Câmara de São Mateus vai interromper, temporariamente, o recesso de janeiro para apreciar o Projeto...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana