Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Polícia Federal

PF desarticula grupo criminoso de extração ilegal de minério

Publicado

em

Oiapoque/AP – A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (7/11) a Operação Japeusá, para desarticular organização criminosa que atuava na extração ilegal de minério em garimpo de codinome Duda, localizado as margens do Rio Cricou, a cerca de três horas de barco da cidade de Oiapoque/AP.

A ação decorre de um trabalho com apoio do Ministério Público Federal e da Força Aérea Brasileira, que resultou no cumprimento de três mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão, nas cidades de Macapá/AP e Oiapoque/AP, além do bloqueio de bens dos envolvidos e do encerramento das atividades do garimpo.

Segundo as investigações que tiveram início há cerca de um ano, garimpeiros foram presos com ouro sem comprovação legal na cidade do Oiapoque/AP em operação conjunta entre a Polícia Federal e o Exército Brasileiro.

Há registros de que os líderes da organização criminosa tentaram, junto aos órgãos competentes, legalizar a extração de ouro. Mas com pedido negado, continuaram atuando irregularmente e cometendo uma série de crimes, o que resultou no pedido de prisão decretado pela Justiça Federal.

Os investigados responderão, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes contra a ordem econômica, ambientais, extração ilegal de minérios, usurpação de matéria prima da União, organização criminosa, dentre outros. Se condenados, poderão cumprir pena de até 25 anos de reclusão.

Japeusá, na mitologia guarani, foi um dos filhos do primeiro casal criado pelo Deus TUPÃ. Sua figura é associada à mentira e à trapaça, práticas adotadas pela organização criminosa investigada para disfarçar as ilegalidades cometidas.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

cs.srap@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

Contato: (96) 3213-7500

Leia mais:  PF impede ação de presos contra o Sistema Penitenciário Nacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia Federal

PF apreende caminhão com carga de cigarros contrabandeados

Publicado

em

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal apreendeu, na madrugada desta quarta-feira (14/11), dois veículos carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai.

Policiais federais, que se encontravam em ações de controle e fiscalização em áreas de mata ciliar às margens do lago de Itaipu, na região de Santa Helena Velha, perceberam uma movimentação de carros próxima à margem e decidiram investigar. Após buscas no local, visualizaram marcas de pneus de caminhão em meio à plantação de soja. A cerca de um quilômetro adiante, encontraram um caminhão e uma camionete abandonados. Ambos estavam carregados com aproximadamente 400 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. Supõe-se que seus ocupantes tenham fugido ante a aproximação da equipe policial.

Os veículos e a carga ilícita foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu e posteriormente à Receita Federal, para as providências legais.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu

Contato: (45) 3576-5515

 

Leia mais:  PF solicita prorrogação da investigação sobre ataque em Juiz de Fora
Continue lendo
Internacional12 minutos atrás

Filho de testemunha no caso Odebrecht na Colômbia é morto por envenenamento

Reprodução/Facebook Alejandro Pizano Ponce de León ao lado do pai, Jorge Pizano, testemunha-chave no caso Odebrecht na Colômbia O filho...

Internacional12 minutos atrás

Inep divulga gabarito do Enem 2018 e cadernos de questões. Confira respostas

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado na manhã desta quarta-feira (14), no site...

Polícia Federal12 minutos atrás

PF apreende caminhão com carga de cigarros contrabandeados

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal apreendeu, na madrugada desta quarta-feira (14/11), dois veículos carregados com cigarros contrabandeados do...

Carros e Motos12 minutos atrás

Hyundai Creta 2019 chega em nova versão de entrada, com câmbio automático

Divulgação Hyundai Creta 2019 chega em nova versão de entrada automática para conquistar ainda mais espaço em seu segmento Acaba...

Esportes25 minutos atrás

Uefa pode excluir PSG da Champions League por fair play financeiro

Nike/Divulgação Contratações de estrelas podem fazer o PSG ser punido pela Uefa Maior potência financeira dos últimos anos no futebol...

Mulher25 minutos atrás

Mãe chama a atenção ao usar bombinha de tirar leite durante triatlo

Ser mãe não é simples, principalmente nos primeiros meses de vida da criança. E Jaime Sloan, 34 anos, sargento da...

Internacional25 minutos atrás

Inep divulga gabarito do Enem 2018 e cadernos de questões. Confira respostas

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado na manhã desta quarta-feira (14), no site...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana