conecte-se conosco



Polícia Federal

PF deflagra Operação Appius para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

Publicado

em

São Paulo – A Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta manhã (7/11) a Operação Appius, para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A operação de hoje é decorrente da investigação desenvolvida na Operação Castelo de Areia, deflagrada em 2009.

São cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Fortaleza, todos expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo a pedido da Polícia Federal.

O inquérito policial tem origem em informações obtidas a partir da colaboração premiada de um do investigado e apura o pagamento de propina por parte de uma empreiteira a agentes públicos, com o fim de suspender e anular a Operação Castelo de Areia.

A Operação Castelo de Areia foi deflagrada em 2009 e apurava os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros, praticados por representantes da mesma empreiteira e agentes políticos, para obtenção de contratos públicos.

 A ação penal decorrente desta operação foi suspensa por um Habeas Corpus, concedido em 2010 pelo ex-Presidente do STJ, no Plantão Judiciário. Em 2011, a Castelo de Areia foi anulada pelo mesmo tribunal.

 Fatos investigados na Operação Castelo de Areia vieram à tona com a deflagração da Operação Lava Jato, como as irregularidades na construção da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco.

 O inquérito policial apura os crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, previstos no Código Penal, além dos crimes de lavagem e ocultação de ativos, previstos no art. 1° da Lei 9.613/98.

 A investigação segue em segredo de justiça.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo –

Contato: (11) 3538-5013

Comentários do Facebook

Polícia Federal

Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Ataque Furtivo

Publicado

em


.

São Paulo – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (2/6) a segunda fase da Operação ATAQUE FURTIVO, que tem por objetivo desarticular quadrilhas especializadas em roubos a agências da Caixa Econômica Federal e dar cumprimento a quatro mandados judiciais, sendo um de prisão temporária e três de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de São Bernardo do Campo e pela 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

As investigações iniciaram há cerca de quatro meses, a partir de roubos às agências Piraporinha, em Diadema/SP, e Guaianases, na Zona Leste de São Paulo, que resultaram em prejuízos de R$ 1,2 milhão à União.

Mesmo com as restrições sanitárias causadas pela pandemia do COVID-19, a Polícia Federal vem concentrando esforços à elucidação dos casos, especialmente nesse período de pagamento do auxílio emergencial por parte do Governo Federal.

Com o cumprimento dos mandados, a Polícia Federal espera conhecer o modo de atuação dos investigados e até mesmo ampliar o foco das apurações. Acreditam os investigadores que os crimes contam com o aval de facção criminosa que opera nos presídios paulistas.

A denominação ATAQUE FURTIVO faz referência a características da investigação, marcada pelas velocidade, objetividade e precisão das ações policiais.

Comunicação Social
Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo
[email protected] (11) 3538-5013

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

Volta de Gottino ao “Balanço Geral” deixa Geraldo Luís sem espaço na Record

A volta do jornalista Reinaldo Gottino ao ar já tem data. Na próxima segunda-feira (8), o apresentador volta ao comando...

Tecnologia16 minutos atrás

Novidades do Android 11 vazam em vídeo; assista

Unsplash/Mitchell Luo Google adiou lançamento do Android 11, mas novos recursos vazaram Um novo menu integrado ao botão Liga/Desliga no...

Saúde21 minutos atrás

Coronavírus chegou ao Brasil pela Europa, América do Norte e Oceania

. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que trabalham no sequenciamento do genoma do novo coronavírus (covid-19) descobriram que as...

Entretenimento21 minutos atrás

Famosos desenham selo para agradecer aos que ajudam durante pandemia

Reprodução Celebridades como Keira Knightley e o músico Ringo Starr participaram da campanha Celebridades engajadas na causa do combate à...

Nacional26 minutos atrás

Compras, solicitação de auxílio e filiação ao PT com dados do presidente

Agência Brasiil e reprodução de vídeo Grupo divulgou dados de Bolsonaro e familiares O grupo Anonymous Brasil divulgou na manhã...

Nacional26 minutos atrás

Em Roraima, indígenas anunciam lockdown por 15 dias para proteger comunidades

Marcelo Camargo/ Agência Brasil Líderes indígenas anunciaram lockdown por 15 dias em Roraima Líderes de comunidades indígenas de Roraima anunciaram...

Esportes26 minutos atrás

Áustria recebe os dois primeiros GPs da temporada da F1

. A Formula One Management – empresa responsável pela organização da Fórmula 1 (F1) -anunciou nesta terça-feira (2), as oito...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!