conecte-se conosco



Polícia Federal

PF combate garimpo ilegal em terras indígenas no Pará

Publicado

em


.

Santarém/PA – A Polícia Federal deflagrou, na última sexta-feira (25/9), a segunda fase da Operação Bezerro de Ouro com objetivo de reprimir garimpo ilegal de ouro no interior da Terra Indígena Munduruku. A ação está no contexto da Operação Verde Brasil 2, assim sendo, um conjunto de atividades estruturadas focadas na proteção e preservação da Amazônia e demais biomas, bem como das Terras Indígenas (TI).

Participaram da operação cerca de 30 policiais federais. A operação também contou com o essencial apoio logístico da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro. No mesmo sentido, houve participação de equipe do IBAMA em fiscalizações no interior da Terra Indígena.

As investigações foram realizadas com o auxílio do sistema de monitoramento remoto contratado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa Brasil M.A.I.S, que possibilita o acesso a imagens de alta resolução e alertas diários de detecção de mudanças ambientais com acompanhamento por satélite, o que permitiu a rápida localização das áreas de exploração ilegal.

A PF esclarece que a legislação brasileira não permite a obtenção de lavras garimpeiras dentro de áreas demarcadas como Terra Indígena, dessa forma os garimpos, dentro de tais áreas, como os alvos dessa operação, são considerados ilegais. 

Durante a ação, que durou quatro dias, a PF foi extremamente bem recebida pelos índios Munduruku. Por três dias seguidos, sexta, sábado e domingo, a PF partiu de helicóptero para três grandes áreas de garimpo mapeadas dentro da Terra Indígena Munduruku. Ao final foram inutilizados 20 maquinários de garimpos entre pá carregadeiras (PC), tratores e outros. A PF estima um dano de ambiental de aproximadamente de R$ 8 milhões, referente ao período de seis meses.

 

Bezerro de Ouro 01

Dia 6/8, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase dessa operação, cumprindo seis mandados de busca e apreensão e sequestro de bens contra um grupo apontado como um dos principais atuantes no garimpo ilegal na região.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Belém

Telefone: (91) 3214-8029 / 984222396
E-mail: [email protected]pf.gov.br

Comentários do Facebook

Polícia Federal

PF, em ação integrada, apreende mais de uma tonelada de cocaína

Publicado

em


Vilhena/RO – Na sexta-feira (23/10), em uma ação integrada entre POLÍCIA FEDERAL, CIOPAER/MT, GEFRON/MT, PM/MT e SAEG/GO, foi apreendida mais de uma tonelada de cocaína e uma camionete.

A ação policial contou com a participação de mais de 30 policiais dos estados de Mato Grosso, Rondônia e Goiás, além de um helicóptero e diversas viaturas por terra.

A apreensão da droga aconteceu em uma região de mata nas proximidades da divisa de Mato Grosso e Rondônia, bem como da fronteira entre Brasil e Bolívia.

A Polícia Federal informa que seguem investigações a fim de identificar todos os envolvidos no crime, que responderão pela prática de tráfico internacional de drogas e, também, por integrarem organização criminosa, além de outros crimes que sejam verificados.

As drogas hoje já seguem procedimento para sua destruição, nos termos da legislação vigente.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO

Contato (69) 3216-6242

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes18 minutos atrás

Série C: Paysandu vence Treze e respira no grupo A

Fora de casa, o Paysandu venceu o Treze por 1 a 0 no estádio Amigão, em Campina Grande (PB), pela...

Esportes33 minutos atrás

Brasileiro: Atlético-MG empata e perde chance de encostar em líderes

O Atlético-MG recebeu o Sport neste sábado (24), pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro no estádio do Mineirão, com a...

Economia33 minutos atrás

Cargolux realizará mais uma operação em Confins

Gabriel Araújo Cargolux realizará mais uma operação em Confins CNF ao vivo – Pela quarta vez no ano, a Cargolux...

Mulher3 horas atrás

Signos e mediunidade: descubra quais são os dons de cada elemento

Reprodução: Alto Astral Signos e mediunidade: descubra quais são os dons de cada elemento A mediunidade pode ser definida como...

Nacional3 horas atrás

PF aponta que Chico Rodrigues era ‘gestor paralelo’ na Saúde em Roraima

Edilson Rodrigues/Agência Senado PF aponta que Chico Rodrigues era ‘gestor paralelo’ na Saúde em Roraima Um relatório da Polícia Federal...

Nacional3 horas atrás

Polícia prende ator pornô acusado de aplicar o golpe do “boa noite, Cinderela”

Reprodução Polícia prende ator pornô acusado de aplicar o golpe do “boa noite, cinderela” A polícia prendeu, na noite desta...

Nacional3 horas atrás

Fortes chuvas em Minas Gerais pedem atenção para rompimento de barragens

Agência Brasil Barragem Em comunicado enviado este sábado, 24, a Agência Nacional de Mineração (ANM) alertou uma forte tempestade que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!