conecte-se conosco



Polícia Federal

PF combate crimes contra a Previdência

Publicado

em

Curitiba/PR – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, deflagrou nesta terça-feira (14/5) a Operação Octopus, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa (Orcrim) especializada em fraudar aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e pensões por morte. 

Cerca de 70 policiais federais cumprem 17 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão temporária, expedidos pela 23ª Vara Federal de Curitiba, com o apoio de 10 servidores da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. As medidas judiciais estão sendo cumpridas nas cidades paranaenses de Curitiba, Araucária e Pontal do Paraná, além de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, Erechim e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul. Foi determinado, ainda, o arresto de bens e bloqueio de contas bancárias dos envolvidos, bem como o afastamento dos servidores do INSS, de cargos de chefias e das atividades de concessão de benefícios previdenciários. 

As investigações iniciaram em 2017 a partir de notícias recebidas pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (COINP) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, sendo identificado que a organização criminosa atuava pelo menos desde 2013.

Para o cometimento dos crimes, foram criados cerca de 800 vínculos empregatícios fictícios para mais de 500 trabalhadores. Os vínculos fraudulentos inseridos nos sistemas do INSS cobrem uma faixa de tempo de serviço de 1 a 15 anos.

As investigações revelaram que a organização estava sendo chefiada por um agenciador de aposentadorias, reincidente em crimes contra a Previdência. Há fortes indícios de que o esquema criminoso conte com a participação de dois servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), três contadores, dois advogados e outros intermediários de benefícios previdenciários.

Impetuosos, os criminosos criaram vínculos falsos para seus próprios familiares, de primeiro e segundo graus. Os que obtiveram benefícios irregularmente terão suas aposentadorias revisadas pela autarquia previdenciária.

A COINP estima o prejuízo em cerca de R$ 3,7 milhões com o pagamento de 52 benefícios obtidos de forma fraudulenta. Contudo, com a deflagração desta operação e o consequente desmantelamento da ORCRIM, o valor do prejuízo evitado à nação é de aproximadamente R$ 25,6 milhões, levando-se em consideração a expectativa de sobrevida da população brasileira.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado e inserção de dados falsos em sistemas corporativos do Governo Federal, com penas previstas de até 20 anos de prisão se somadas. 

O nome Octopus foi escolhido em alusão aos tentáculos do polvo, assemelhando-se ao modus operandi utilizado pela ORCRIM para alcançar seus objetivos.

Os presos e o material apreendido foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, onde permanecerão à disposição da justiça.

Não haverá coletiva de imprensa.

 

Comentários do Facebook

Polícia Federal

Polícia Federal tem destaque em apreensões de drogas no mês de maio

Publicado

em


.

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou, no mês de maio, diversas ações que resultaram em apreensões de grande quantidade de drogas em todo o Brasil.

As ações foram desenvolvidas em diversos estados da federação, alcançando o Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande no Norte e Sergipe; atacando os múltiplos modais adotados por traficantes de drogas, quais sejam, aéreo, marítimo, rodoviário e utilização das estruturas aeroportuárias.

Foram retirados de circulação, no período destacado, 1.315 kg de cocaína e 93.173 kg de maconha, 400 compridos de ecstasy, além do desfalque patrimonial aos criminosos por meio da apreensão de três aeronaves, dois caminhões e um veículo de luxo.

No tocante ao modal aéreo, saliente-se as ações desenvolvidas nos dias 16 e 19 de maio, com as prisões em flagrante de quatro indivíduos, e apreensões de duas aeronaves e 548 kg de drogas, no estado do Amazonas.

Sobre a utilização do modal marítimo para o tráfico, foi realizada a apreensão de 357 kg de cocaína, que seria embarcada para o exterior, através do Porto de Paranaguá/PR.

No modal rodoviário, ressalte-se a apreensão histórica de 28 toneladas de maconha, no estado do Mato Grosso do Sul. Tal recorde só foi possível mediante o intenso trabalho de monitoramento e acompanhamento da carga, realizado pela PF.

Por fim, em relação à utilização das estruturas aeroportuárias para o tráfico de drogas, destacou-se a apreensão de 47 kg de maconha, realizada no aeroporto de Natal/RN, sendo a maior apreensão já registrada nessa modalidade para o estado potiguar.

Importante também lembrar que no período, diversificando a frente de combate às drogas, foram realizadas oito operações de erradicação de roças de maconha na região nordeste, sendo destruídos 128.570 pés de cannabis sativa.

Esclarece-se que, mesmo diante de todas as relevantes apreensões realizadas, com a consequente redução da oferta de drogas, a Polícia Federal, cumprindo as modernas diretrizes de combate ao tráfico e à criminalidade organizada, aprofundará as investigações com o objetivo de promover a asfixia financeira das organizações criminosas, buscando a apreensão e sequestro de todo o patrimônio utilizado na estrutura criminal, bem como aquele decorrente da lavagem de dinheiro.

Apesar das restrições impostas neste período de pandemia, a Polícia Federal segue vigilante na sua missão de reprimir a atuação de criminosos e firme em seu compromisso com a sociedade brasileira.

 

Comunicação Social da PF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional1 minuto atrás

Saúde pública retoma marcação de consultas e exames em SP

Começa a valera nesta segunda-feira (01), o decreto da gestão Bruno Covas (PSDB) que autoriza a retomada dos agendamentos para...

Policial5 minutos atrás

Suspeito de tráfico é preso com apoio de cão policial Shary em Santa Teresa

. Neste sábado (30), policiais militares da 8ª Cia Independente apreenderam grande quantidade de drogas em Santa Teresa com auxílio...

Policial5 minutos atrás

Submetralhadora e drogas são apreendidas pelo pela Polícia Militar em Serra

. Nesse final de semana, o 6º Batalhão realizou apreensões em diversos bairros do município de Serra. Entre os materiais...

Policial25 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas e entorpecentes em Aracruz e João Neiva

. No último fim de semana (29 e 30), policiais militares do 5º Batalhão apreenderam duas armas de fogo, munições...

Policial25 minutos atrás

Três veículos recuperados durante o fim de semana em Cachoeiro e Vargem Alta

. A Polícia Militar do 9º Batalhão recuperou três veículos, neste último fim de semana, em Cachoeiro de Itapemirim e...

Tecnologia25 minutos atrás

Facebook passa a verificar pessoas por trás de perfis muito influentes

Divulgação Facebook toma medidas para combater desinformação Em tempos de debate envolvendo fake news e redes sociais , o Facebook...

Polícia Federal30 minutos atrás

Polícia Federal tem destaque em apreensões de drogas no mês de maio

. Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou, no mês de maio, diversas ações que resultaram em apreensões de grande quantidade de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!