Connect with us

Economia

Petroleiros prometem ‘greve histórica’ se Petrobras for privatizada

Published

on

Reprodução: Internet

Promessa é uma reação às recentes declarações do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, afirmou nesta quinta-feira (12) que a categoria fará “a maior greve da história” caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) paute a privatização da Petrobras.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

“Ao invés de buscar um ‘bode expiatório’ para enganar a população, fingindo preocupação, Bolsonaro deveria assumir o papel de mandatário e acabar com essa política de preços covarde, que vem levando o povo cada vez mais à miséria”, declarou Bacelar pelo Twitter.

“Bolsonaro, repito: você vai ver a maior greve da história da categoria petroleira caso ouse pautar a privatização da Petrobrás”, continuou.

Neste mês, a Petrobras  reajustou em 8,87% o preço do diesel nas refinarias. Com isso, o preço médio do combustível para as distribuidoras passou de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro.

Desde 2016, a estatal baseia seus preços de acordo com a cotação do petróleo no mercado internacional. É a chamada política de Preço de Paridade Internacional (PPI).

A fala de Deyvid Bacelar é uma dura reação à  declaração do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Em seu primeiro discurso, ele afirmou que pediria estudos ao ministro Paulo Guedes, da Economia, sobre a privatização da Petrobras e da PPSA, responsável pelo Pré-sal.

“Meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia é solicitar ao ministro Paulo Guedes que leve ao conselho do PPI a inclusão da PPSA no PND [Plano Nacional de Desestatização] para avaliar as alternativas para a sua desestatização”, disse Sachsida.

“Ainda como parte do meu primeiro ato, solicito também o início dos estudos tendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras”.

O economista, que trabalhava como secretário especial do Ministério da Economia, é um dos homens de confiança de Guedes. Ele assumiu o novo cargo após a exoneração de Bento Albuquerque no último dia 11. Albuquerque deixou o Ministério de Minas e Energia diante das pressões sobre os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis.

Mesmo com as sinalizações, a privatização da Petrobras parece sofrer resistência no Congresso Nacional,  inclusive pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O parlamentar disse ontem que não considera que a desestatização da companhia “esteja no radar”, porque “o momento é muito ruim para isso”.

“Eu acho importante que tenhamos um estudo aprofundado sobre possibilidades relativamente à Petrobras. Mas não considero que esteja no radar ou na mesa de discussão neste momento a privatização da empresa porque o momento é muito ruim para isso”, afirmou ele após participar de uma reunião com secretários de Fazenda dos estados.

Comente Abaixo
Estadual3 horas ago

Acidente com morte interdita BR 262 em Ibatiba

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um acidente no km 151 da BR-262, na altura de Ibatiba,...

São Mateus3 horas ago

Empresa de óleo e gás quer expandir no no Polo Industrial de São Mateus

O Polo Industrial de São Mateus segue em franca expansão e o Município vai se consolidando cada vez mais como...

Mulher4 horas ago

Horóscopo do dia: previsões para 20 de maio de 2022

Marcelo Dalla O horóscopo do dia para esta segunda-feira vem acompanhado pela mandala Modern Love ÁRIES  Hoje a Lua se...

Entretenimento5 horas ago

‘Power Couple’: Erika e Dinei são eliminados com 18,20% dos votos

Record TV Erika e Dinei participaram do “Power Couple” Com 18,20% dos votos, Erika e Dinei foram eliminados do “Power...

Nacional5 horas ago

Mulher que descobriu traição e colou cartaz de término reencontra ex-companheiro: ‘chorou muito’

Empresária Benedita Carvalho Lopes, conhecida como Naná Lopes, encontrou o ex na última segunda-feira (16), em Belém. “Volte em casa...

Entretenimento5 horas ago

Vitão sobre sua vida pessoal: “gosto de causar impacto”

The Music Journal Brazil Vitão sobre sua vida pessoal: “gosto de causar impacto” Para Vitão, as regras ditadas pela sociedade...

Entretenimento5 horas ago

Pedro Sampaio e Pabllo Vittar se beijam no ‘TVZ’

Reprodução/ Multishow Pedro Sampaio beijo Pabllo Vittar Pedro Sampaio assumiu o comando do “TVZ”  fez a temperatura subir. Isso porque...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana