conecte-se conosco



São Mateus

PetroCity vai alavancar o desenvolvimento de São Mateus, diz presidente da Câmara Jorginho Cabeção

Publicado

em

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Jorginho Cabeção, demonstrou bastante entusiasmo com os novos avanços para a construção do Centro Portuário de São Mateus.

Jorginho comandou na tarde desta quarta-feira, (27), no plenário, uma reunião com o presidente da PetroCity Portos S/A, José Roberto Barbosa da Silva e comitiva composta pelo engenheiro civil Júlio Cesar Salvador, presidente do Grupo BTO, responsável pelas obras administrativas do Centro Portuário; assessores da empresa; superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Espírito Santo, Márcio Passos Costa Furtado; diretor de energia da PetroCity, Ronaldo Badin; José Cleones Zoboli, membro do Conselho de Administração da PetroCity Portos, além do diretor da FVC, José Fernandes Magnago.

Diante da presença dos vereadores Jorginho Cabeção, Ajalírio Caldeira, Temperinho, Carlos Alberto, Jerri Pereira e Jozail do Bombeiro, José Roberto confirmou para o segundo semestre deste ano o início da construção dos prédios administrativos do complexo portuário em Urussuquara.

“Estamos iniciando o processo para que sejam iniciados no segundo semestre, de julho para agosto, até o final do ano, os prédios administrativos e, no mais tardar no começo de 2022, o início das obras do Porto”, afirmou.

Capacitação

O empresário Júlio Cesar Salvador, do grupo BTO, estimou a abertura de até setecentas vagas de emprego na fase de instalação da sede administrativa do terminal portuário e destacou a importância da mão de obra qualificada.

“Para início das atividades a geração de empregos vai de 500 a 700 funcionários diretos. É importante a capacitação da mão de obra de construção civil para suprir a necessidade local e não ter que buscar essa mão de obra fora daqui. Nós estamos acreditando e investindo no projeto”.

Com o terminal em operação, a PetroCity estima a geração até 3 mil empregos diretos.

Na visão do superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Espírito Santo, São Mateus contribuirá para o crescimento do país com este investimento privado no transporte marítimo. “O município e vocês são muito abençoados. Esse projeto vai colocar o Brasil num outro patamar em relação ao mundo com este novo complexo a ser construído”, vislumbrou Márcio Passos.

Leia também: PETROCITY | Inicia identificação de mão de obra em São Mateus

Expectativa

Contente com a celeridade no projeto, Jorginho visualiza um cenário animador para o município, a partir de sua instalação. “No pós-pandemia, viveremos um tempo de prosperidade. Sempre digo que São Mateus terá duas fases na sua História: a anterior ao Centro Portuário e o depois de sua instalação. Teremos uma ascensão econômica gigantesca, com um grande salto na arrecadação e, o que é mais importante, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida dos nossos munícipes.”

 Ampliação da capacidade

José Roberto anunciou que já se encontra em tramitação o novo arranjo do projeto original do CPSM. Uma das alterações é o aumento na capacidade de operação do terminal. O volume de cargas passou de 11, 4 milhões de toneladas/ano para 18 milhões de toneladas/ano e com a nova planta do distrito industrial, a previsão da Petrocity é de abrigar até 40 empresas agregadas na área retroportuária.

 Matriz Energética

José Roberto informou que a empresa já conseguiu na prefeitura de São Mateus anuência para avançar nos estudos da PetroCity Geração de Energia. O processo está tramitando em Brasília.

A planta prevê a produção de 1.8 gigawatts de energia pela implantação de uma usina fotovoltaica (energia solar) e termoelétrica. O projeto inclui a utilização de um navio gaseiro. “Pedimos ao prefeito a mudança da rede monofásica de Urussuquara para bifásica”, obtendo, segundo José Roberto, anuência do município a sua solicitação.

Apoio da Câmara

Conforme o presidente da PetroCity, a Câmara de São Mateus está contribuído para o desenvolvimento do município ao apoiar este empreendimento desde seu início. “Quero agradecer efetivamente o apoio. Recentemente, aprovaram o Projeto que cria a Avenida Portuária. “Passaremos agora a ter número e CEP próprios e o nome do endereço não efetivamente ES010, como antes”. Também elogiou a aprovação do Plano Diretor Municipal. “Vocês regulamentaram o PDM e transformaram aquela área em área portuária, também definindo a questão da área retroportuária, distrito industrial e, acima de tudo, transformando de rural para urbana”, ressaltou.

“Esta Casa de Leis sempre estará à disposição, apoiando iniciativas como esta. A Câmara de Vereadores sempre esteve e vai estar junto para que as obras do Complexo Portuário se iniciem. Isso vai transformar o município no maior pólo empresarial do Norte Capixaba”, acrescentou Jorginho Cabeção.

O diretor de energia da PetroCity, Ronaldo Badin destacou o papel do poder público nas políticas desenvolvimentistas. “Quero agradecer a todos vocês pelo empenho, isso vai viabilizar o porto, definitivamente, como também vai viabilizar o sistema de cidade da energia”.

Atração de empresas

Com o novo arranjo no projeto, a PetroCity calcula a instalação de 30 a 40 empresas no distrito industrial.  “Esta é outra informação que nos alegra. Fomos informados pelo José Roberto que já estão constituindo a empresa responsável pela implantação do distrito industrial e portuário. Ele nos antecipou que até o final de junho estará sendo protocolizado o pedido de anuência à prefeitura para implantação do distrito industrial. Enfim, São Mateus só tem a ganhar com tudo isso”, concluiu Jorginho Cabeção.

Comentários do Facebook

São Mateus

Casos de covid-19 aumentam e São Mateus registra 932 confirmações

Publicado

em

Os casos de covid-19 aumentam a cada dia no município de São Mateus. Somente nos primeiros dias do mês de julho foram registrados 246 casos. Enquanto a taxa média de isolamento social diminui, o movimento nas ruas, bares e praias só cresce.

No início da noite desta segunda-feira (13), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), registrou mais 21 casos. No acumulado deste o início da pandemia, o Município registra 932 casos, com 23 mortes e 492 curados.

A faixa etária com 30 a 39 anos segue liderando com 244 casos.

Guriri tem 209 pessoas infectados, o Sernamby tem 81 e o Boa Vista 52.

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento24 minutos atrás

Mariana Rios fala sobre aborto espontâneo: “Eu sabia que seria assim”

Reprodução/Instagram Mariana Rios Mariana Rios fez um vídeo emocionante nesta segunda-feira (13) para agradecer as centenas mensagens que recebeu de...

Política24 minutos atrás

Defesa de Flávio Bolsonaro pede para STF arquivar ação sobre “rachadinha”

Pedro França/Agência Senado Advogados alegam ao STF que o caso de Flávio é diferente dos precedentes da Corte Os advogados...

Economia25 minutos atrás

Quina valendo R$ 14,5 milhões: veja os números sorteados nesta segunda-feira

Reprodução Quina valendo R$ 14,5 milhões: veja os números sorteados nesta segunda-feira O concurso 5311 da Quina desta segunda-feira (13),...

Nacional25 minutos atrás

Sem vacina, carnaval de Salvador poderá ser adiado

VALTER PONTES ACM Neto, prefeito de Salvador O carnaval de 2021 poderá ser adiado em Salvador (BA) se não houver...

Política25 minutos atrás

Bolsonaro vai fazer novo teste para a Covid-19: “Estou muito bem”

Reprodução Bolsonaro em isolamento no Palácio da Alvorada O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (13) que está...

Estadual54 minutos atrás

Mulher vítima de fraude deve ser indenizada após compras em seu nome

. A ação foi movida contra uma loja virtual de varejo e uma administradora de cartão, que não cancelaram as...

Saúde55 minutos atrás

Covid-19: Brasil chega a 72,8 mil óbitos e 1,88 milhão de casos

. Com 733 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24 horas, o Brasil chegou ao total de 72.833 óbitos em função do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!