conecte-se conosco



São Mateus

Petrocity | termelétrica entra com pedido de licença no Ibama

Publicado

em

Reprodução: Petrocity Portos

Usina vai gerar energia suficiente para abastecer todo o Espírito Santo e dará 2 mil empregos diretos durante a construção

A Petrocity Energia, sociedade formada pela Petrocity Portos S.A. e a BD Energética, do Grupo Badin, deu o primeiro passo para a construção de uma usina termelétrica de grande porto na região do complexo logístico e portuário de Urussuquara, em São Mateus. O pedido de licença ambiental junto ao Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais saiu publicado no Diário Oficial da União, na edição desta sexta-feira (16 de outubro).

O presidente da Petrocity Energia, engenheiro Ronaldo Badin, disse que este é o primeiro passo para a concretização do projeto do Complexo Portuário de São Mateus (CPSM) e que a usina ficará dentro da área do porto, com um berço de atracação com dedicação exclusiva para o navio gazeiro do tipo FRSU, que ficará atracado para receber o produto em forma líquida e transformá-lo em gás para tocar a usina.

Segundo Badin, a previsão é de que nos primeiros meses de 2021 a empresa já tenha a licença provisória e já participe dos leilões do Governo Federal para fornecimento de energia para o grid nacional. “Vamos produzir 1.800 megawats e  entrar no sistema nacional para melhorar as condições energéticas tanto do Nordeste quanto do Sudeste, balanceando o sistema elétrico nacional e garantindo o suporte para as empresas que vão se instalar no polo industrial da retroárea do porto”, explicou.

EMPREGOS

Serão investidos, segundo o presidente da companhia, o montante de 1,2 bilhão de dólares (valores aproximados de R$ 6 bilhões), com a geração de 2 mil empregos diretos na fase de construção e 350 empregos na operação, que demanda mão-de-obra mais especializada. A prioridade da empresa é o emprego de mão-de-obra local na construção, enquanto capacita pessoas da região para atuarem na operação. “Cada emprego direto sustenta pelo menos cinco famílias indiretamente”, observou.


Leia também:
PETROCITY | Câmara de São Mateus debate qualificação da mão de obra em reunião de trabalho
Ferrovia da PetroCity citada como exemplo pelo Ministro da Infraestrutura
PETROCITY | Agora, só falta a licença ambiental
PetroCity vai alavancar o desenvolvimento de São Mateus, diz presidente da Câmara Jorginho Cabeção


Badin estima que haja um grande impacto na receita não apenas de São Mateus, mas de municípios das regiões Norte-Noroeste do Estado, bem como do próprio Espírito Santo, haja vista que a atividade é geradora de ICMS e os segmentos econômicos paralelos geram este e outros tributos: “Já encomendamos a um especialista esse estudo e, assim que tivermos os números, vamos divulgar”.

Outro impacto da instalação dessa termelétrica, segundo Ronaldo Badin, é a criação do chamado “linhão”, que fará a ligação da usina com a rede nacional de energia elétrica, após a modulação de tensão na subestação da própria indústria.

O pedido de licença no Ibama é uma exigência da legislação. “Toda elétrica acima de 300Mw fa o licenciamento no Ibama, até porque estaremos vinculados também ao uso do mar. Um navio metaleiro traz o gás em estado líquido e passa para o navio gazeiro, que o transforma para estado gasoso e injeta, por tubulações, na usina”, explicou.

A previsão do empresário é que as obras da termelétrica comecem no início de 2022 e durem cerca de 40 meses. “Vamos participar do leilão do governo e, após essas negociações, temos de cinco a seis anos para fazer a entrega. Nossa usina será fundamental para a garantia da estabilidade energética das indústrias, do porto e da própria rede nacional de energia”, enfatizou Badin.

o CEO da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, comemorou a publicação do pedido de licença ambiental ao Ibama e disse que este é o primeiro passo para a concretização do complexo logístico e portuário.

Em Brasília, onde cuida de detalhes relacionados ao Complexo Portuário de São Mateus e também da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, projetos que não terão qualquer dinheiro público, mas serão tocados pela iniciativa privado, o CEO da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, comemorou a publicação do pedido de licença ambiental ao Ibama e disse que este é o primeiro passo para a concretização do complexo logístico e portuário.

“Estamos também ultimando os preparativos para equacionar o problema da licença junto ao IEMA do Espírito Santo, que é o último documento que nos falta para iniciarmos a construção do porto. A legislação municipal já criou as áreas portuária e industrial em Urussuquara, já temos a autorização dos órgãos federais e, inclusive, estamos com financiamento aprovado para a construção de dois navios pelo Estaleiro Enseada, na Bahia”, disse José Roberto.

Comentários do Facebook

São Mateus

Petrocity | Porto está garantido para São Mateus; vídeo

Publicado

em

 

Empresa faz boletim de ocorrência e pede à Polícia Federal para apurar fake news distribuída na cidade sobre mudança de local de investimento

Uma fake news que circulou nas redes sociais durante esta semana em São Mateus obrigou a diretoria da Petrocity Portos S.A. a mudar o foco das ações objetivas voltadas ao projeto em si e dedicar-se a combater a notícia falsa que dava conta de que a empresa estaria cogitando mudar o local da instalação do porto de Urussuquara para o território de Linhares.

Imagem veiculada nos últimos dias nas redes sociais. Divulgação

“Mentira. Não existe nada a este respeito e ninguém da diretoria falou nada”, foi taxativo o CEO da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, que gravou um vídeo (assista abaixo) e distribuiu por aplicativo de mensagens desmentindo a falsa informação. O executivo também registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de São Mateus e disse que pedirá à Polícia Federal que apure e puna quem distribuiu a Fake news.

“Esse tipo de informação é crime, tipificado em lei. Estamos colocando nosso jurídico para cuidar do assunto, mas posso assegurar que não existe nada a este respeito. Estamos cuidando de todos os detalhes, já temos diversas licenças para projetos do condomínio porto-industrial, temos a área portuária aprovada em Brasília, o PDM definindo também o empreendimento e estamos cuidando da licença ambiental para o porto propriamente dito”, disse José Roberto.


Leia também:
Petrocity | termelétrica entra com pedido de licença no Ibama
Navios da PetroCity ficam prontos em menos de três anos
PETROCITY | construção de dois navios na Bahia vai gerar 750 empregos


Outro aspecto abordado pelo CEO da Petrocity no vídeo é que a área destinada ao porto é da própria empresa e que, até por isso, a notícia falsa não faz o menor sentido. “Temos recebido todo apoio de Brasília e também dos poderes municipais, da Prefeitura e da Câmara. Não existe nada disso. A Petrocity é uma sociedade anônima privada e não tem compromissos com processos eleitorais e nem com grupos políticos. Nosso compromisso é com os acionistas. O projeto está definido para São Mateus e será implantado em São Mateus”, assegurou.

VEJA O VÍDEO DA PETROCITY

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional10 minutos atrás

Adolescente de 16 anos morre após roubar e capotar carro

Reprodução/Google Street View O outro jovem envolvido no caso ficou ferido e foi levado para o Hospital João XXIII. Um...

Policial10 minutos atrás

PRF detém foragidos da justiça durante fiscalizações na BR 101

  A Polícia Rodoviária Federal (PRF), deteve dois homens com mandados de prisão em fiscalizações na BR 101  na tarde...

Tecnologia10 minutos atrás

PlayStation Store ganha nova versão no Brasil; veja o que muda

Captura de tela Sony lança nova versão da PlayStation Store no Brasil Nesta quinta-feira (22), seguindo o que havia sido...

Internacional10 minutos atrás

Agora é oficial: Luís Arce é confirmado como novo presidente da Bolívia

Reprodução/Twitter Com mais de 55% dos votos, Luis Arce foi proclamado novo presidente da Bolívia Nesta sexta-feira (23), a apuração...

Policial10 minutos atrás

Polícia Militar prende indivíduos após roubarem pessoa em via pública

Nesta quinta-feira (22), policiais militares da 12ª Companhia Independente prenderam dois homens após roubarem celular em via pública, em Jardim...

Estadual10 minutos atrás

VI Semana Estadual de TIC debate inteligência computacional e transformação digital no setor público

O desenvolvimento de máquinas autônomas e a aceleração de ofertas de serviços digitais pelo setor público foram os assuntos mais...

Estadual10 minutos atrás

Gestão pública é debatida em seminário de Desenvolvimento Regional

Gestão pública foi o tema central da quinta edição do seminário de integração do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), realizado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!