conecte-se conosco


São Mateus

Petrocity realiza seminário na divisa MG-ES para apresentar projetos

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Depois do sucesso que foi o encontro com lideranças mineiras em Governador Valadares, a Petrocity Portos S.A. realizará o seu seminário de desenvolvimento regional na divisa de Minas e Espírito Santo, entre Mantena e Barra de São Francisco, para apresentar os projetos de construção do Complexo Portuário de Urussuquara, em São Mateus, e da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, que ligará o porto a Sete Lagoas (MG).

O presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, acertou com os prefeitos de Mantena, João Rufino Sobrinho (PSB), e de Barra de São Francisco, Alencar Marim (PT), para a realização do evento no próximo dia 31 de maio, uma sexta-feira, no cerimonial localizado na área do aeroporto da cidade mineira, em Bananal, bem na divisa com o Espírito Santo.

O seminário está sendo realizado a convite da Associação dos Municípios da Microrregião Leste de Minas (Assoleste), cujo novo presidente, Dego Reis, prefeito de Itabirinha, toma posse nesta quarta-feira (15). Os representantes da Assoleste participaram do seminário realizado em abril em Governador Valadares (MG) e ficaram entusiasmados com as perspectivas de desenvolvimento que serão abertas com os novos projetos.

ENVOLVIMENTO
“Combinamos com o pessoal da Assoleste que o seminário será realizado em conjunto com as lideranças políticas e empresariais da região Noroeste do Espírito Santo, já que há uma integração grande na divisa e tudo o que acontece de um lado impacta o outro. O João Rufino se propôs a ser o anfitrião, juntamente com o Alencar. São duas cidades-irmãs, que se desenvolvem juntas”, disse José Roberto Barbosa, CEO da Petrocity.

Em Governador Valadares praticamente foi o lançamento do projeto da EFMES, que no seminário de Bananal já deverá ter apresentados os estudos do traçado, que estão sendo coordenados pela engenheira de ferrovias Ana Flávia Azeredo. A ferrovia terá seu curso em paralelo à BR 381, que será duplicada entre Belo Horizonte e Governador Valadares, conforme anúncio feito pelo Ministério da Infraestrutura.

LEIA TAMBÉM: Petrocity apresenta ferrovia para lideranças de Minas Gerais

Leia mais:  Casal briga por causa de cachorro e mulher pede separação em São Mateus

A modelagem do empreendimento ainda está sendo definido nesses estudos. A Petrocity já entrou no Minfra com o pedido de concessão, enquanto aguarda a tramitação do Projeto de Lei do Senado (PLS), de autoria de José Serra (SP), que, se aprovado, permitirá a construção de ferrovias particulares sob o regime de autorização, pertencendo aos seus empreendedores e não mais à União. A empresa já entrou no Ibama nos próximos dias com o pedido de aprovação do termo de referência de licença ambiental também para a ferrovia.

José roberto, Diretor Geral da Petrocity

José Roberto de Oliveira disse que a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo deverá ter sua primeira etapa, ligando o porto a Governador Valadares, concluída até 2025: “Com a duplicação da BR 381, poderemos fazer uma perfeita integração dos modais rodoviário e ferroviário para fazer as mercadorias chegarem ao porto para exportação e no sentido contrário a interiorização de importações, imprimindo uma nova dinâmica na economia”.

Enquanto isso, a Petrocity aguarda a emissão da licença ambiental pelo Instituto Estadual de Meio-Ambiente (IEMA), do Espírito Santo, para obter a licença de instalação e começar a construir o Complexo Portuário de São Mateus. “Já entregamos todos os documentos adicionais com as informações que o IEMA exigiu e agora só dependemos do trabalho interno do órgão capixaba”, disse José Roberto.

AREA PORTUÁRIA
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ já reconheceu como “área portuária” a área apresentada pela Petrocity em Urussuquara para construção do Centro Portuário e, no dia 15 de abril, publicou o chamamento público para eventuais interessados na construção de um porto na região, com base no pedido feito pela Petrocity Portos S.A. e protocolado na agência no dia 6 de novembro de 2018, para construção e exploração de um terminal portuário privativo. O prazo de 30 dias para manifestações termina nesta quarta-feira, dia 15 de maio.

Deputado Enivaldo dos anjos

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), líder do Governo e representante da região Noroeste na Assembleia Legislativa, é um apoiador dos projetos da Petrocity: “Esses dois projetos vão trazer um novo impulso para o desenvolvimento da região Norte, com forte impacto sobre o Sul da Bahia e Leste de Minas. Estamos empenhamos em remover todas as barreiras que surgirem para sua execução”.


(*Série de reportagens produzidas pelo jornalista José Caldas da Costa sobre os impactos dos projetos da Petrocity na economia do Norte e Noroeste do Espírito Santo)

Comentários do Facebook
publicidade

São Mateus

Soma Urbanismo promove campanha com condições exclusivas para produtores rurais

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A campanha Pague na Safra, da loteadora Soma Urbanismo, é direcionada aos produtores rurais, principalmente cafeicultores, que possuem uma renda maior em um determinado período do ano em função da colheita de seus produtos.Sua vigência será durante o mês de maio, para todos os empreendimentos, e até o mês de setembro, exclusivamente para o Residencial Riviera II, em Jaguaré, no Norte capixaba.

As condições envolvem o pagamento de sinal + 5 parcelas anuais. Apesar de voltadas aos produtores rurais, as vendas dos lotes da campanha não se restringem apenas a este público.

Os residenciais

A Soma Urbanismo conta com um total de 13 loteamentos em Jaguaré, São Mateus, Guriri, Colatina e Linhares. Dez deles já estão prontos para financiar e construir e três em obras – Jacuí II, em São Mateus, e Soma Altavista e Vista do Sol, em Colatina.

Por estarem a menos de dez minutos do centro de Jaguaré, a capital do café, os Residenciais Riviera I e II também são destaque da campanha. Apresentam topografias planas, excelente localização e ótima vizinhança para morar, estando 100% prontos para construir e aptos para financiamento bancário.

Todos os residenciais com a marca Soma contam com infraestrutura completa, com pavimentação, drenagem, rede elétrica e redes de água e esgoto em pleno funcionamento, interligadas à rede municipal.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Acidente em propriedade rural deixa trabalhadores com queimaduras no interior de São Mateus
Continue lendo
Esportes2 horas atrás

Consórcio Rio Motorsports construirá autódromo do Rio de Janeiro

Divulgação Novo autódromo do Rio de Janeiro será construído em Deodoro O Rio Motorsports foi o vencedor do edital de...

Nacional1 hora atrás

Tremor de terra é sentido em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo

Reprodução De acordo com a UnB, o tremor começou às 16h46 e pode ser sentido em um raio de 100...

Regional51 minutos atrás

Trabalhador é assassinado com tiro no rosto durante forró no Norte do ES

Iago Oliveira dos Santos, de 26 anos, é da cidade de Canavieiras, na Bahia, e estava na região para a...

Mundo34 minutos atrás

Cantora de 74 anos vira ‘virgem de novo’ antes de se casar, mas acaba abandonada

A cantora peruana Juana Judith Bustos, de 74 anos, estava se preparando para se casar com o namorado, Elmer Molocho, de...

Entretenimento29 minutos atrás

Após polêmica com Loreto, Marina Ruy Barbosa é “ameaçada” por Juliana Paes

Nesta segunda-feira (20) Juliana Paes brincou com Marina Ruy Barbosa por meio de um comentário postado em seu perfil nas redes...

Esportes28 minutos atrás

Torcida do Flamengo se mobiliza e marca protesto no Ninho do Urubu

Alexandre Vidal / Flamengo Torcida do Flamengo marcou protestos contra Abel Braga para o Ninho do urubu Na noite desta...

Nacional28 minutos atrás

Heleno diz que derrubar MP dos ministérios seria “criminoso contra o país”

Antonio Cruz/Agência Brasil – 6.11.18 General Augusto Heleno admitiu nesta segunda-feira que o governo corre o risco de ver caducar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana