conecte-se conosco



São Mateus

Petrocity realiza seminário na divisa MG-ES para apresentar projetos

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Depois do sucesso que foi o encontro com lideranças mineiras em Governador Valadares, a Petrocity Portos S.A. realizará o seu seminário de desenvolvimento regional na divisa de Minas e Espírito Santo, entre Mantena e Barra de São Francisco, para apresentar os projetos de construção do Complexo Portuário de Urussuquara, em São Mateus, e da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, que ligará o porto a Sete Lagoas (MG).

O presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, acertou com os prefeitos de Mantena, João Rufino Sobrinho (PSB), e de Barra de São Francisco, Alencar Marim (PT), para a realização do evento no próximo dia 31 de maio, uma sexta-feira, no cerimonial localizado na área do aeroporto da cidade mineira, em Bananal, bem na divisa com o Espírito Santo.

O seminário está sendo realizado a convite da Associação dos Municípios da Microrregião Leste de Minas (Assoleste), cujo novo presidente, Dego Reis, prefeito de Itabirinha, toma posse nesta quarta-feira (15). Os representantes da Assoleste participaram do seminário realizado em abril em Governador Valadares (MG) e ficaram entusiasmados com as perspectivas de desenvolvimento que serão abertas com os novos projetos.

ENVOLVIMENTO
“Combinamos com o pessoal da Assoleste que o seminário será realizado em conjunto com as lideranças políticas e empresariais da região Noroeste do Espírito Santo, já que há uma integração grande na divisa e tudo o que acontece de um lado impacta o outro. O João Rufino se propôs a ser o anfitrião, juntamente com o Alencar. São duas cidades-irmãs, que se desenvolvem juntas”, disse José Roberto Barbosa, CEO da Petrocity.

Em Governador Valadares praticamente foi o lançamento do projeto da EFMES, que no seminário de Bananal já deverá ter apresentados os estudos do traçado, que estão sendo coordenados pela engenheira de ferrovias Ana Flávia Azeredo. A ferrovia terá seu curso em paralelo à BR 381, que será duplicada entre Belo Horizonte e Governador Valadares, conforme anúncio feito pelo Ministério da Infraestrutura.

LEIA TAMBÉM: Petrocity apresenta ferrovia para lideranças de Minas Gerais

A modelagem do empreendimento ainda está sendo definido nesses estudos. A Petrocity já entrou no Minfra com o pedido de concessão, enquanto aguarda a tramitação do Projeto de Lei do Senado (PLS), de autoria de José Serra (SP), que, se aprovado, permitirá a construção de ferrovias particulares sob o regime de autorização, pertencendo aos seus empreendedores e não mais à União. A empresa já entrou no Ibama nos próximos dias com o pedido de aprovação do termo de referência de licença ambiental também para a ferrovia.

José roberto, Diretor Geral da Petrocity

José Roberto de Oliveira disse que a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo deverá ter sua primeira etapa, ligando o porto a Governador Valadares, concluída até 2025: “Com a duplicação da BR 381, poderemos fazer uma perfeita integração dos modais rodoviário e ferroviário para fazer as mercadorias chegarem ao porto para exportação e no sentido contrário a interiorização de importações, imprimindo uma nova dinâmica na economia”.

Enquanto isso, a Petrocity aguarda a emissão da licença ambiental pelo Instituto Estadual de Meio-Ambiente (IEMA), do Espírito Santo, para obter a licença de instalação e começar a construir o Complexo Portuário de São Mateus. “Já entregamos todos os documentos adicionais com as informações que o IEMA exigiu e agora só dependemos do trabalho interno do órgão capixaba”, disse José Roberto.

AREA PORTUÁRIA
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ já reconheceu como “área portuária” a área apresentada pela Petrocity em Urussuquara para construção do Centro Portuário e, no dia 15 de abril, publicou o chamamento público para eventuais interessados na construção de um porto na região, com base no pedido feito pela Petrocity Portos S.A. e protocolado na agência no dia 6 de novembro de 2018, para construção e exploração de um terminal portuário privativo. O prazo de 30 dias para manifestações termina nesta quarta-feira, dia 15 de maio.

Deputado Enivaldo dos anjos

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), líder do Governo e representante da região Noroeste na Assembleia Legislativa, é um apoiador dos projetos da Petrocity: “Esses dois projetos vão trazer um novo impulso para o desenvolvimento da região Norte, com forte impacto sobre o Sul da Bahia e Leste de Minas. Estamos empenhamos em remover todas as barreiras que surgirem para sua execução”.


(*Série de reportagens produzidas pelo jornalista José Caldas da Costa sobre os impactos dos projetos da Petrocity na economia do Norte e Noroeste do Espírito Santo)

Comentários do Facebook

São Mateus

239 casos confirmados de covid-19 em São Mateus; Guriri tem 62

Publicado

em

 

Com mais 4 confirmados nesta quarta-feira (27), São Mateus chega a 239 casos de Coronavírus.

O Município tem 1.250 casos notificados, 373 foram descartados, 445 são suspeitos em investigação, 122 foram curados e há 3 óbitos confirmados. 

Dos casos suspeitos, 436 estão em isolamento domiciliar e 9 em tratamento hospitalar.

O balneário de Guriri lidera com 62 casos, seguido do bairro Cohab com 16.

 

CASOS CONFIRMADOS POR BAIRRO
BAIRRO CONFIRMADOS CURADOS ÓBITOS
Alvorada 1 1 0
Arnaldo Bastos 2 2 0
Aroeira 1 0 0
Assentamento XIII de Setembro 1 1 0
Aviação 9 5 0
Ayrton Senna 1 1 0
Barra Nova 1 1 0
Beira Rio 2 0 0
Boa Vista 12 5 1
Bom Sucesso 6 1 0
Cacique 3 1 0
Carapina 3 2 0
Centro 6 5 0
Chácara do Cricaré (Inocoop) 6 6 0
Córrego Grande 1 1 0
Eldorado 2 1 0
Esplanada (Seac) 5 1 0
Fátima 9 6 0
Forno Velho (Cohab) 16 7 0
Guriri 62 30 0
Ideal 4 2 0
Jacuí 1 1 0
Jaqueline 3 2 0
KM 28 1 1 0
Lago dos Cisnes 2 1 0
Liberdade 2 0 0
Litorâneo 1 0 0
Morada do Lago 1 0 0
Morada do Ribeirão 9 5 0
Nativo 2 2 0
Nestor Gomes 3 0 0
Nova São Mateus 2 2 0
Novo Horizonte 2 1 0
Parque Washington 6 3 1
Rancho da Telha 1 0 0
Ribeirão 2 0 0
Rio Preto 3 2 0
San Remo 3 1 0
Santa Tereza (Ponte) 3 1 0
Santo Antônio 9 7 0
São Pedro 2 0 0
Sernamby 12 6 0
Universitário 8 5 1
Vila Nova 5 3 0
Vitória 3 0 0

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde7 minutos atrás

Covid-19: Brasil ingressa em consórcio global para produzir vacina

. O governo federal anunciou, nesta terça-feira (2), a participação do Brasil no projeto Acelerador de Vacina (ACT Accelerator), iniciativa...

Nacional8 minutos atrás

Falta de ministro da Saúde não faz “máquina parar de funcionar”, diz secretário

Júlio Nascimento/Presidência O Secretário-Executivo Substituto do Ministério da Saúde afirmou que estrutura da pasta não está comprometida Nesta terça-feira, 02,...

Entretenimento17 minutos atrás

Youtuber que devolveu filho adotivo autista perde patrocínios

Nos Estados Unidos, um casal de youtubers anunciou recentemente uma decisão polêmica.  Myka Stauffer e o marido, James, devolveram um...

Tecnologia18 minutos atrás

O que é o Anonymous e como eles conseguem vazar dados? Entenda

O grupo de hackers Anonymous voltou, após um período de hiato, à internet. Entre domingo (31) para segunda (1), depois...

Política22 minutos atrás

Mortes por Covid-19 no ES pautam discursos

. Nas últimas 24 horas 36 pessoas morreram vítimas de Covid-19 no Espírito Santo. No total, já 664 mortes e...

Saúde22 minutos atrás

Estados e municípios receberam mais de R$ 7 bi para combater pandemia

. O secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência, Adriana...

Esportes23 minutos atrás

Neymar engrossa coro antirracista de atletas e clubes por todo o mundo

. O grito antirracista segue ecoando pelo mundo do futebol. Depois de vários jogadores e clubes se posicionarem a favor...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!