conecte-se conosco



São Mateus

Petrocity: programa vai capacitar 3 mil no Norte do Estado

Publicado

em

Primeiro município beneficiado é Conceição da Barra, onde o Petrocity Social será lançado na próxima semana, com dez cursos de qualificação profissional

SÃO MATEUS (ES) – Através do Programa Petrocity Social, a Petrocity Portos S.A. vai capacitar 3 mil pessoas em cursos tecnológicos de ponta nas áreas de operação de porto e de ferrovia, segundo anunciou esta semana o presidente da empresa, José Roberto Barbosa da Silva. Serão 10 áreas diferentes e cada curso terá duração de 70 a 120 horas/aula, e serão aplicados nos próximos 12 meses.

O programa será lançado na próxima sexta-feira (24), às 10 horas, em Conceição da Barra, mas será desenvolvido nos 28 municípios do Norte do Estado, segundo informações da empresa. No mesmo dia, às 18 horas, José Roberto participa, em Barra de São Francisco, de uma audiência pública a ser realizada pela Câmara de Vereadores com o objetivo de levar informações sobre os dois projetos à população da cidade.

“Nosso programa será a maior referência em formação tecnológica, privada e gratuita, do Estado. Promoveremos a inovação, inclusão digital e social. Nosso objetivo é a formação de profissionais não apenas para trabalhar no porto e na Ferrovia, mas também em empresas do Norte e Noroeste, Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais”, disse José Roberto.

COOPERAÇÃO

A plataforma de qualificação, que terá certificação para os participantes, está sendo desenvolvida junto com a Cisco Brasil, especializada em digitalização, e a Nexa Tecnologia, que são duas das empresas parceiras da Petrocity no Complexo Portuário de São Mateus, a ser construído em Urussuquara. Essas empresas serão responsáveis por toda a parte tecnológica do porto e, depois, da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo.

De acordo com José Roberto Barbosa, haverá parcerias com o poder público em todos os municípios. Em Conceição da Barra, o programa será desenvolvido junto com a Prefeitura, que tem interesse também em capacitação para gestores públicos. O programa Petrocity Social vai capacitar duplicadores locais e acompanhar o processo de capacitação.

“Nossa proposta é criar uma nova mentalidade de prestação de serviços na região. Inicialmente, no setor privado, mas buscamos parcerias para que isso se estenda também ao setor público. Temos conversado com os prefeitos para incentivá-los a melhorarem a qualidade de sua prestação de serviços. Teremos enorme impacto no desenvolvimento regional e é preciso qualificação para receber quem chega”, disse José Roberto.

No dia 31 de maio, a equipe da Petrocity estará em Mantena para a realização do Seminário de Desenvolvimento em parceria com a Associação dos Municípios do Leste de Minas. Será um evento nos mesmos moldes do que foi realizado em Governador Valadares e reunirá representantes das classes política e empresarial. De acordo com Barbosa, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), já confirmou presença no evento.

O objetivo do evento, segundo o CEO da Petrocity, é fazer uma exposição do projeto do porto de São Mateus e também da nova ferrovia ligando o terminal a Sete Lagoas (MG). Novos estudos de traçado estão sendo desenvolvidos sob responsabilidade da engenheira Ana Flávia Azeredo, considerando acompanhar o leito da BR 381, que será duplicada entre Belo Horizonte e Governador Valadares, conforme já anunciado pelo ministro Tarciso Gomes de Freitas, ministro da Infraestutura.


(*Série de reportagens produzidas pelo jornalista José Caldas da Costa sobre os impactos dos projetos da Petrocity na economia do Norte e Noroeste do Espírito Santo)

 

Comentários do Facebook

São Mateus

Petrocity | Porto está garantido para São Mateus; vídeo

Publicado

em

 

Empresa faz boletim de ocorrência e pede à Polícia Federal para apurar fake news distribuída na cidade sobre mudança de local de investimento

Uma fake news que circulou nas redes sociais durante esta semana em São Mateus obrigou a diretoria da Petrocity Portos S.A. a mudar o foco das ações objetivas voltadas ao projeto em si e dedicar-se a combater a notícia falsa que dava conta de que a empresa estaria cogitando mudar o local da instalação do porto de Urussuquara para o território de Linhares.

Imagem veiculada nos últimos dias nas redes sociais. Divulgação

“Mentira. Não existe nada a este respeito e ninguém da diretoria falou nada”, foi taxativo o CEO da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, que gravou um vídeo (assista abaixo) e distribuiu por aplicativo de mensagens desmentindo a falsa informação. O executivo também registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de São Mateus e disse que pedirá à Polícia Federal que apure e puna quem distribuiu a Fake news.

“Esse tipo de informação é crime, tipificado em lei. Estamos colocando nosso jurídico para cuidar do assunto, mas posso assegurar que não existe nada a este respeito. Estamos cuidando de todos os detalhes, já temos diversas licenças para projetos do condomínio porto-industrial, temos a área portuária aprovada em Brasília, o PDM definindo também o empreendimento e estamos cuidando da licença ambiental para o porto propriamente dito”, disse José Roberto.


Leia também:
Petrocity | termelétrica entra com pedido de licença no Ibama
Navios da PetroCity ficam prontos em menos de três anos
PETROCITY | construção de dois navios na Bahia vai gerar 750 empregos


Outro aspecto abordado pelo CEO da Petrocity no vídeo é que a área destinada ao porto é da própria empresa e que, até por isso, a notícia falsa não faz o menor sentido. “Temos recebido todo apoio de Brasília e também dos poderes municipais, da Prefeitura e da Câmara. Não existe nada disso. A Petrocity é uma sociedade anônima privada e não tem compromissos com processos eleitorais e nem com grupos políticos. Nosso compromisso é com os acionistas. O projeto está definido para São Mateus e será implantado em São Mateus”, assegurou.

VEJA O VÍDEO DA PETROCITY

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento10 minutos atrás

“A Fazenda 12”: pai de Mirella passa mal após a filha sofrer ataques

Reprodução/Record Mirella desmaiou em “A Fazenda 12” A equipe de MC Mirella emitiu um comunicado sobre o estado de saúde...

Policial10 minutos atrás

Polícia Militar apreende drogas e recupera veículos em Cachoeiro e Castelo

Policias militares da Força Tática do 9º Batalhão deslocaram ao bairro Bela Vista e abordaram  dois indivíduos escondendo entorpecentes na...

Polícia Federal10 minutos atrás

Policiais apreendem embarcação com grande quantidade de pó branco e maconha em Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR – Na quinta-feira (22/10), durante patrulhamento no Rio Paraná, em frente à Ilha Acaray, próximo ao Jardim...

Internacional10 minutos atrás

Homem acusado de abusar sexualmente de 160 crianças e da filha é preso na França

Reprodução/Twitter Homem acusado de pedofilia foi preso na França Um italiano foi preso na cidade de Rumersheim-Le-Haut, no leste da...

Polícia Federal10 minutos atrás

PF investiga posse ilegal de arma de fogo no Espírito Santo

Vila Velha/ES – A Polícia Federal nesta sexta-feira, 23/10, a Operação Bengala, com o objetivo de cumprir mandado de busca...

Polícia Federal10 minutos atrás

Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR incinera 3,5 toneladas de drogas

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (23/10) a sétima incineração de drogas deste ano, na cidade...

Entretenimento10 minutos atrás

BBB21: Edição será a mais longa da história e terá anônimos e famosos novamente

A Globo anunciou nesta sexta-feira (23) que o Big Brother Brasil 21 será o mais longo da história, com 100...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!