conecte-se conosco



São Mateus

PetroCity: Nexa entrega projetos de maior data center do Estado

Publicado

em

A Petrocity Portos recebeu nesta semana da Nexa Tecnologia, os projetos técnicos de 21 pacotes de conectividade do Centeo Portuário de São Mateus, a ser construido em Urussuquara. Será o maior data center do Estado, conforme antecipado pelos executivos da companhia.

 “Estamos falando de soluções de conectividade, servidores, wireless e segurança, como também o data center, Internet das Coisas e automação”, afirmou o vice-presidente de vendas globais da Nexa, Luciano Barcellos. O executivo explica que o porto terá um alto grau tecnológico, permitindo conectividade não apenas entre máquinas e equipamentos, mas também entre pessoas e materiais.

Barcellos ainda ressalta o projeto “Petrocity Social”, que tem por objetivo oferecer formação para 3 mil jovens e adultos na área de tecnologia da informação, beneficiando São Mateus e a região ao redor do município.

O Centro Portuário São Mateus (CPSM) é um dos projetos mais aguardados pelo estado do Espírito Santo e também pelo país. O empreendimento, cujas obras devem gerar mais de 10 mil empregos na região, ainda aguarda a emissão da licença ambiental para o início de sua construção.

A expectativa do diretor da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva,  é de conseguir o documento até o final do ano. Enquanto isso, estão sendo concretizados outros avanços referentes à estrutura do futuro centro portuário. Luciano Barcelos falou sobre o projeto tecnológico.

– Como funciona a parceria da Nexa com a Petrocity?

– O que temos fechado com a Petrocity é o chamado pacote de tecnologia. Ele é composto por 21 pacotes tecnológicos que envolvem, principalmente, toda a parte de infraestrutura tecnológica para o porto. A Nexa é responsável pela construção e engenharia desses projetos de tecnologia que envolvem o porto. Estamos falando de soluções de conectividade, servidores, wireless e segurança, como também o data center, Internet das Coisas e automação.

– Qual será o próximo passo dentro dessa parceria?

– O memorando de entendimento entre as partes foi assinado em novembro do ano passado. Agora, entregamos a parte técnica dos 21 projetos. Todos foram feitos a quatro mãos, em parceria com a Petrocity. Acredito que esta entrega técnica será bem sucedida.

– Poderia destacar os detalhes mais interessantes dentro desses 21 projetos de tecnologia do porto?

– Além de ser um porto totalmente diferenciado, o CPSM será totalmente sem papel (paperless) e totalmente sensorizado. Vamos conseguir identificar todas as pessoas, máquinas, materiais e equipamentos. As pessoas falam muito sobre inteligência artificial, mas, para se ter inteligência artificial, é preciso ter uma massa de dados crítica para que a máquina tome a decisão. Como eu disse, todas as pessoas, máquinas, materiais, e equipamentos estarão conectados. Com isso, usando a inteligência artificial, poderemos evitar acidentes dentro da planta. Além disso, vamos conseguir identificar uma possível colisão ou abarrotamento. Não é só tecnologia por tecnologia. Tem um sentido por de trás. E faz todo o sentido para o porto, onde teremos 5 mil pessoas circulando.

Hoje, além das câmeras serem usadas para identificação facial, serão essas mesmos equipamentos que identificarão, por exemplo, focos de incêndio. A própria câmera tem uma inteligência que consegue identificar um foco de incêndio. O operador não vai precisar olhar todas as 600 ou 800 câmeras espalhadas em um porto desse porte.

– Além das questões relacionadas à segurança, o senhor pode falar também das tecnologias ligadas à operação do porto?

– O Centro de Controle Operacional (CCO) do CPSM terá a mesma tecnologia da Bolsa de Valores de Nova York. Será possível tomar decisões em tempo real. Ele terá esse viés de ser mais que um centro de controle. Ele terá salas de crise para que as empresas instaladas no porto tomem decisões. É um projeto totalmente redundante. O CPSM está em um lugar que ainda é deslocado. Por isso, precisamos ter uma dupla abordagem de telecomunicações e também uma dupla abordagem de energia elétrica. Não podemos depender de uma única fonte de energia.

O porto terá o maior data center do estado. Isso porque ele vai atender às demandas não só do porto, mas também as da região. Para isso, ele precisar estar pronto e normatizado e certificado internacionalmente. Nenhum data center de porte no estado está preparado para isso. As normas são internacionais e específicas para a área portuária.

Esses são alguns dos pontos do nosso projeto, que não é específico de tecnologia. Tecnologia sem valor não adianta de nada. É preciso ter valor. Por isso, o CPSM será diferenciado no mercado.

– É interessante que esta infraestrutura tecnológica não vai servir apenas para o porto, mas também para a região em seu entorno…

– Foi bom você falar desse aspecto social. Temos uma parceria com a multinacional Cisco e criamos o projeto “Petrocity Social”. Já formamos a primeira turma, com 12 alunos em tecnologia da informação. Foi totalmente gratuito. E a ideia é formar 3 mil jovens e adultos nos próximos dois anos em tecnologia da informação.

– Quais horizontes serão abertos para as pessoas beneficiadas por este programa?

– Com as tecnologias de hoje, esse profissional não precisará sair da cidade de São Mateus para ser um analista de tecnologia. Eu posso manter essa pessoa na cidade como um analista que vai trabalhar remotamente para qualquer empresa do mundo. Não vamos criar um êxodo de pessoas da região. Não estamos criando um analista de sistema para sair de São Mateus. Ele poderá continuar trabalhando em sua cidade, desenvolvendo tecnologia e sistemas para o mundo inteiro. O projeto contemplará, ao todo, 28 municípios da região

Comentários do Facebook

São Mateus

853 CASOS | São Mateus registra 49 novas notificações de covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

São Mateus registrou mais 49 casos de Coronavírus confirmados no início da noite nesta quinta-feira (09). De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, também foram registradas 40 curas.

O Município tem 853 casos confirmados e 3.563 notificados. Destes, 1.041 foram descartados, 1.048 são suspeitos em investigação, 621 foram encerrados, 454 foram curados e há 22 óbitos.

O Balneário de Guriri está se aproximando dos 200 casos, enquanto o bairro Sernamby está com 72 pessoas infectados.

 

CASOS CONFIRMADOS POR LOCALIDADE
LOCALIDADE CONFIRMADOS CURADOS ÓBITOS
Alvorada 2 1 0
Arnaldo Bastos 8 6 0
Aroeira 7 2 0
Assentamento XIII de Setembro 1 1 0
Aviação 24 17 0
Ayrton Senna 14 8 0
Barra Nova 6 3 0
Barra Seca 2 0 0
Beira Rio 2 1 0
Bela Vista 2 0 0
Boa Vista 44 22 1
Bom Sucesso 25 7 0
Cacique 6 4 0
Caiçaras 2 0 0
Carapina 18 9 0
Centro 31 15 2
Chácara do Cricaré (Inocoop) 17 10 0
Colina 3 2 0
Comunidade Espírito Santo 1 1 0
Córrego Grande 1 1 0
Cricaré 1 0 1
Eldorado 3 2 0
Esplanada (Seac) 14 6 0
Fátima 23 12 0
Forno Velho (Cohab) 35 25 0
Guriri 194 123 2
Ideal 13 9 1
Jacuí 6 4 0
Jambeiro 1 0 0
Jaqueline 12 6 0
KM 16 1 0 0
KM 18 1 1 0
KM 28 2 1 0
Lago dos Cisnes 8 5 0
Liberdade 4 2 0
Litorâneo 6 2 1
Morada do Lago 3 2 0
Morada do Ribeirão 29 13 1
Nativo 4 2 0
Nestor Gomes 14 9 0
Nova Conquista 2 2 0
Nova Lima 3 1 1
Nova São Mateus 7 3 0
Novo Horizonte 11 3 0
Parque das Brisas 1 1 0
Paulista 3 2 0
Parque Washington 14 7 2
Pedra D’Água 8 4 0
Porto 1 1 0
Rancho da Telha 1 1 0
Ribeirão 7 3 1
Rio Preto 13 7 0
Rodocoon 2 0 0
San Remo 6 5 0
Santa Maria 5 2 0
Santa Tereza (Ponte) 4 1 1
Santa Terezinha 2 0 0
Santo Antônio 20 8 0
São Benedito 1 0 0
São Bento 1 0 0
São Bráz 1 0 0
São Pedro 10 4 1
Sernamby 72 30 2
Universitário 15 11 1
Vale da Vitória 1 1 0
Vila Nova 27 12 1
Vila Verde 2 0 1
Village 1 0 0
Vitória 22 11 2

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes9 minutos atrás

Debate aborda desafios do futebol feminino nacional pós-pandemia

. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, confirmou no início dessa semana o retorno da Série...

Entretenimento10 minutos atrás

Rita Cadillac fala sobre auxílio emergencial: “Meu direito”

Reprodução/Instagram Rita Cadillac Nesta sexta-feira (8),  Rita Cadillac foi a convidada para participar da live do iG, no Instagram. Na...

Política10 minutos atrás

Frente debate pagamento de insalubridade a enfermeiros

. Além das sessões ordinárias, a agenda da semana tem previstas reuniões de três comissões, uma frente parlamentar e uma...

Policial10 minutos atrás

BPMA apreende arma e pássaros silvestres em zona rural de Ibiraçu

. Na tarde desta sexta-feira (10), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), através da equipe de Operações Táticas em...

Política10 minutos atrás

Poluição do ar: comissão quer limite definido em lei

. A qualidade do ar na Grande Vitória é tema recorrente na pauta de debates do Parlamento Capixaba. Nesta Sexta-feira...

Saúde10 minutos atrás

Pesquisa associa consumo de álcool e mortes violentas na capital de SP

. Estudo do grupo de pesquisa Álcool, Drogas e Violência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)...

Economia10 minutos atrás

OCDE diz que mulheres e jovens são mais prejudicadas pela nova crise de empregos

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) afirmou, em relatório divulgado na última terça-feira (7), que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!