conecte-se conosco



São Mateus

PetroCity: Minas Gerais inclui ferrovia em seu plano estadual

Publicado

em

Foto: Gil Leonardi/ Agência Minas

O entusiasmo das lideranças políticas, empresariais e classistas de Minas Gerais com o projeto da PetroCity:  de construir uma ferrovia ligando o Centro Portuário de São Mateus a Sete Lagoas só faz aumentar: agora, a obra foi incluída no programa “Minas de Volta aos Trilhos”, como parte dos sistemas integrados de transportes do Estado.

A Sociedade Mineira de Engenheiros, através da comissão técnica de transportes, elaborou um robusto documento encaminhado como proposta de acordo ao Ministério Público Federal em Minas Gerais, configurando uma malha ferroviária no Estado. Na proposta, a comissão faz uma ampla exposição do programa.

Em relação à Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, faz menção do projeto anterior, que previa a primeira etapa da obra entre Governador Valadares e o Porto de São Mateus. A PetroCity, porém, atendendo a apelos das lideranças mineiras reformulou o projeto para construir a primeira etapa até Ipatinga, a fim de beneficiar todo o Vale do Aço.

LEIA TAMBÉM: PetroCity: Meio ambiente estadual sinaliza com aprovação de projeto

O estudo da malha ferroviária planejada por Minas Gerais inclui a ligação com o porto de São Mateus, da PetroCity

GOVERNADORES

O projeto do maior corredor logístico do Sudeste, agregando os modais rodoferroviário, aeroviário e portuário para “rasgar” o gargalo de escoamento de produtos entre o mar, porta de saída para o mundo, e o Brasil Central deverá ser uma das pautas da reunião de governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), neste sábado, na residência oficial do governo capixaba na Praia da Costa.

O tema poderá estar na agenda do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, que vai falar sobre os projetos de desenvolvimento para as regiões Sul e Sudeste, que concentram 70% da força econômica do País: Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Como o projeto do Centro Portuário de São Mateus está em fase final de liberação da licença provisória e, depois, da licença de instalação pelo IEMA, e os mineiros abraçam a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, a abordagem do tema é avaliado por observadores como “inevitável”, por se tratar de um corredor logístico que integrará o novo porto com a BR 381 e o aeroporto de Confins.

Os sete estados do Sul e do Sudeste do Brasil agora formam um grupo de cooperação. O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi oficialmente firmado em encontro realizado no dia 16 de março, em Minas Gerais. Temas como Produto Interno Bruto (PIB), Previdência e Saúde, estão entre as pautas conjuntas do grupo, que se reunirá novamente no dia 27 de abril.

Estiveram no primeiro encontro os govenadores Romeu Zema (MG), João Doria (SP), Renato Casagrande (ES), Wilson Witzel (RJ), Eduardo Leite (RS) e Carlos Moisés (SC). O governador do Paraná, Ratinho Jr., não pôde comparecer. A próxima reunião terá a participação de secretários de Estado.

Os estados que formam o Cosud concentram 70% da força econômica do país. Para Renato Casagrande, o trabalho em conjunto entre os estados permitirá uma melhor prestação de serviços aos cidadãos. “A proximidade nossa permite que os governadores do Sul e Sudeste se articulem”, disse.


(*Série de reportagens produzidas pelo jornalista José Caldas da Costa sobre os impactos dos projetos da Petrocity na economia do Norte e Noroeste do Espírito Santo)

Comentários do Facebook

São Mateus

Corpo de Bombeiros Militar realiza treinamento para surfistas do balneário de Guriri

Publicado

em

Na manhã deste domingo (16), na Ilha de Guriri em São Mateus-ES, foi realizado o treinamento Surf-Salva, ministrado através de uma parceria entre Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) e Associação de Surf da Ilha de Guriri (ASIG).

Visando trazer conhecimento para os surfistas da região sobre como se comportar ao se deparar com uma situação de afogamento, o treinamento teve seu início na sede da ASIG com instruções teóricas e práticas, que capacitaram surfistas para apoiar os trabalhos dos guarda-vidas na praia, além de auxiliar na prevenção ao afogamento.

Os temas abordados foram: características e graus do afogamento, transporte de vítimas com prancha de surf, identificação de um afogamento, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, entre outros assuntos.

As instruções foram ministradas pelo Sgt Calmon e Cb Botelho do CBMES, e do médico Dr. Henrique Zon, associado da ASIG.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes40 minutos atrás

Ex-capitã pede sequência de Pia na seleção feminina: "Melhor do mundo"

O trabalho de Pia Sundhage na seleção feminina de futebol está apenas no início, mas um dos maiores nomes da...

Estadual40 minutos atrás

Juiz de Venda Nova do Imigrante determina que defensores públicos voltem a atuar na Comarca

A tutela de urgência foi concedida em ação civil pública proposta pela OAB-ES. O juiz da Vara Única de Venda...

Estadual40 minutos atrás

Secretários, coordenadores e assessores do TJES participam do curso Gestão com Acessibilidade

O presidente da Comissão de Acessibilidade, desembargador Jorge Henrique, fez a abertura do evento cujo objetivo foi apresentar o tema...

Estadual40 minutos atrás

Colaboração Premiada é tema da solenidade de abertura das atividades letivas da Emes

A palestra será proferida pelo ministro Néfi Cordeiro, do STJ. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Néfi Cordeiro,...

Estadual40 minutos atrás

Presidente do TJES recebe visita do procurador-geral da Justiça Eder Pontes

Chefe do Ministério Público Estadual foi recebido no gabinete da Presidência pelo desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa. Nesta terça-feira (18/02),...

Política53 minutos atrás

Corregedor pede que tribunal apure ida de Bretas a evento com Bolsonaro

arrow-options Carolina Antunes/PR Bretas aparece ao fundo, de terno cinza e óculos escuros, em vento que contou com a presença...

Entretenimento53 minutos atrás

LS Jack e Vinny lançam projeto single juntos e fãs comparam com Audioslave

Na última segunda-feira (17), LS Jack e Vinny divulgaram uma prévia de um novo single que fará parte do projeto...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana