conecte-se conosco



São Mateus

Petrocity: IEMA tramita processo de licença ambiental

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O processo de licenciamento ambiental, último passo para a Petrocity Portos S.A. iniciar as obras do maior complexo logístico brasileiro, em São Mateus, já está em andamento no Instituto Estadual de Meio-Ambiente (IEMA), o que levou o presidente da companhia, José Roberto Barbosa da Silva, a prever que até o final do ano deverá dar a largada para a construção do Porto de Urussuquara.

Com isso, as perspectivas para o município e para as regiões Norte e Noroeste do Estado são de alavancagem da economia no próximo ano, com a geração de 3 mil novos empregos na fase de construção do porto, que será feita pela Odebrechet Engenharia ao custo final de R$ 2,1 bilhões, dinheiro que, em sua maior parte, virá de financiamento do Fundo Soberano de Dubai.

A geração imediata de emprego, com o início das obras, será de 3.000 vagas diretas com repercussão em mais 6 mil empregos indiretos, gerando forte e positivo impacto econômico e social não apenas em São Mateus, mas em toda a região. De acordo com a Petrocity, a prioridade das contratações será de mão-de-obra local, por isso a empresa já iniciou a capacitação das pessoas da região.

LEIA TAMBÉM: Petrocity: programa vai capacitar 3 mil no Norte do Estado

O primeiro curso de capacitação, segundo José Roberto Barbosa, está em andamento em Conceição da Barra e os próximos municípios serão São Mateus e Barra de São Francisco, devido à previsão de uma Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC) na cidade quando da construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, que é outro projeto paralelo ao do porto.

“Já entramos com o pedido de licença na Prefeitura para o início das obras, pois, quando sair a licença ambiental, que é o último estágio, queremos lançar a pedra fundamental e iniciar as obras imediatamente, pois o contrato com a Odebrecht Engenharia está assinado desde janeiro, quando fizemos a solenidade no Palácio Anchieta. Iniciada a construção, nossa previsão é de que em menos de dois anos comecemos a operar, gerando 2.500 empregos na plena capacidade de funcionamento”, disse José Roberto (foto).

Na esfera federal, nas próximas semanas haverá a assinatura de contrato da Petrocity com a Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquático), que encerrou a chamada pública sobre a construção do porto e aprovou a manifestação de interesse da Petrocity. A área destinada ao porto, em Urussuquara, também já está aprovada na esfera federal como área portuária.

FERROVIA

O processo para a construção da Estrada de Ferrovia também está em curso. Como o Governo Federal tem a expectativa de aprovação, até o final do ano, do PLS 261/2018, de autoria do senador José Serra (SP), que flexibiliza o setor ferroviário nacional, o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa, que está capitaneando também esse projeto, está se dedicando a fazer audiências públicas sobre os impactos da obra.

Essas audiências estão acontecendo, principalmente, em Minas Gerais, onde a bancada federal se mobilizou para apoiar o projeto, considerando a redenção da economia do Leste e Nordeste do Estado, com forte impacto no Vale do Aço e também Vale do Jequitinhonha.

“O regime ferroviário hoje é de concessões, o que leva no mínimo cinco anos para acontecer e segue uma burocracia danada. Com a aprovação do PLS 261, haverá flexibilização e empreendedores privados poderão pedir apenas autorização do Governo Federal, o que vai demorar no máximo seis meses, conforme me garantiram técnicos do Ministério da Infra-Estrutura”, disse Barbosa.


(*Série de reportagens produzidas pelo jornalista José Caldas da Costa sobre os impactos dos projetos da Petrocity na economia do Norte e Noroeste do Espírito Santo)

Comentários do Facebook

São Mateus

Policiais salvam ladrão de linchamento em São Mateus

Publicado

em

Foi por pouco que o indivíduo identificado pelas iniciais J.L.F., de 36 anos não partiu dessa para o andar de cima. Só não aconteceu porque uma guarnição da Polícia Militar chegou na hora que ele estava sendo linchado por populares.

O linchamento aconteceu na Avenida Jones dos Santos Neves, no bairro Sernamby, próximo ao centro da cidade de São Mateus por volta das 20h30 deste domingo.

O suspeito havia acabado de tentar furtar a barbearia Mundial, sendo impedido por populares que passavam pelo local e o dominaram, começando ali as agressões.

Por sorte do ladrão, os policiais chegaram em tempo de socorrê-lo para o Hospital Roberto Silvares onde foi medicado e em seguida conduzido para a Delegacia de plantão da Polícia Civil.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional8 minutos atrás

Saúde pública retoma marcação de consultas e exames em SP

Começa a valera nesta segunda-feira (01), o decreto da gestão Bruno Covas (PSDB) que autoriza a retomada dos agendamentos para...

Policial13 minutos atrás

Suspeito de tráfico é preso com apoio de cão policial Shary em Santa Teresa

. Neste sábado (30), policiais militares da 8ª Cia Independente apreenderam grande quantidade de drogas em Santa Teresa com auxílio...

Policial13 minutos atrás

Submetralhadora e drogas são apreendidas pelo pela Polícia Militar em Serra

. Nesse final de semana, o 6º Batalhão realizou apreensões em diversos bairros do município de Serra. Entre os materiais...

Policial33 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas e entorpecentes em Aracruz e João Neiva

. No último fim de semana (29 e 30), policiais militares do 5º Batalhão apreenderam duas armas de fogo, munições...

Policial33 minutos atrás

Três veículos recuperados durante o fim de semana em Cachoeiro e Vargem Alta

. A Polícia Militar do 9º Batalhão recuperou três veículos, neste último fim de semana, em Cachoeiro de Itapemirim e...

Tecnologia33 minutos atrás

Facebook passa a verificar pessoas por trás de perfis muito influentes

Divulgação Facebook toma medidas para combater desinformação Em tempos de debate envolvendo fake news e redes sociais , o Facebook...

Polícia Federal38 minutos atrás

Polícia Federal tem destaque em apreensões de drogas no mês de maio

. Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou, no mês de maio, diversas ações que resultaram em apreensões de grande quantidade de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!