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PetroCity: Deputado quer BR 342 integrando corredor logístico Norte-Noroeste

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Concluir a pavimentação da BR 342, entre Ecoporanga e Ataleia (MG) para que interligue os vales do Mucuri e do Jequitinhonha ao corredor logístico do Norte e Noroeste do Espírito Santo, por meio da futura UTAC (Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas) de Barra de São Francisco.

Este é o principal objetivo do pedido encaminhado ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa.

São 66 km entre Ecoporanga e Ataléia (MG), passando pelas localidades de Santa Rita e Ribeirãozinho. No trecho de 47 km entre Ecoporanga e a divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, todo o serviço de terraplanagem está perdido, já que as obras foram paralisadas em 2003 por suspeita de superfaturamento e nunca mais retomadas.
Esta é a situação da BR 342, que deveria ligar a BR 116, em Teófilo Otoni (MG), à BR 101, em Sooretama.

“Mas esse trecho se tornou um sumidouro de dinheiro público”, disse o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), que solicitou a retomada de estudos visando à conclusão da rodovia.

ISOLAMENTO

“Esse extremo Noroeste é a última fronteira do Espírito Santo, sofrendo de um isolamento histórico que provocou o atraso no seu desenvolvimento. Romper esse isolamento com a conclusão da ligação de Teófilo Otoni pelo menos até Nova Venécia é essencial para o desenvolvimento regional. Estamos pedindo prioridade na pavimentação do trecho entre Ecoporanga e Ataléia (MG),”, disse Enivaldo dos Anjos.

De Ataleia a Teófilo Otoni o acesso é pavimentado por meio da MG 412 e da BR 418, que liga a BR 116 à BR 101 no sul da Bahia, entre Mucuri e Nova Viçosa.

Como segunda prioridade, Enivaldo dos Anjos está pedindo a conclusão da ligação de Ecoporanga a Nova Venécia. Nesse trecho, há 23km por serem feitos, entre o patrimônio do Vermelho (Ecoporanga) até o entroncamento com a rodovia ES 234, de Vila Pavão a Nova Venécia.

“Esse trecho entre Vila Pavão e Nova Venécia não pertence à BR, mas complementa a ligação pavimentada”, disse Enivaldo.

COMPLEXO PORTUÁRIO

O pedido de Enivaldo dos Anjos, além de atender a uma demanda de lideranças de Ecoporanga, especialmente o prefeito Elias Dal´Col (PSD) e o vereador Jefinho Dalcol (PSDB), visa também o futuro, pois promove a integração dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha ao corredor logístico projetado para o Noroeste e Norte do Estado nos próximos anos, através do Centro Portuário de São Mateus e da projetada Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo.

“A conclusão dessa rodovia no trecho entre Ecoporanga e Ataléia vai facilitar o escoamento de mercadorias entre essa região Nordeste de Minas Gerais e a futura Unidade de Transbordo e Armazenagem de Carga (UTAC) prevista para ser construída em Barra de São Francisco, onde pretendemos ter um porto seco para importação e exportação de produtos pela EFMES e o porto da Petrocity”, disse Enivaldo.

O corredor logístico inclui, também, a BR 381, que liga São Mateus a São Paulo, cujo trecho no Espírito Santo está todo pavimentado, mas o deputado Enivaldo dos Anjos já fez ao governador Renato Casagrande (PSB) a indicação de sua duplicação entre o KM 0 até a divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. São 130km de rodovia a serem duplicados.

ABANDONO

A BR-342 é uma rodovia federal diagonal planejada para ligar Carinhanha, no Sudoeste da Bahia, a Linhares (ES), interligando as BRs longitudinais 116 e 101.

Vários trechos ainda não estão pavimentados ou não implantados, possuindo poucos trechos asfaltados. Dentre os trechos não implantados, um dos maiores é o que liga Nova Venécia a Sooretama, numa extensão de 80km. A partir daí, a 342 e a 101 correm juntas até Linhares.

O trecho total soma 838,4km, dos quais, 61,2km estão na Bahia, 543,8km no Estado de Minas Gerais, que incluem um trecho pavimentado em Araçuaí, compartilhado com a BR 367, e 233,4km no Espírito Santo.

Em 2013, chegaram a ser incluídos R$ 210 milhões pela bancada federal capixaba no Plano Plurianual do Orçamento da União para pagar 80 quilômetros da rodovia no Espírito Santo, mas logo veio a crise que culminou com o impeachment da Presidente Dilma e tudo o mais que se sucedeu e nada foi feito.

No final de 2017, um enorme buraco se abriu no trecho pavimentado próximo a Joassuba, em Ecoporanga, e a rodovia ficou vários meses interditada.

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Regional

Uber abre cadastro para motoristas em São Mateus e Colatina

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Veja o passo a passo de como se inscrever para trabalhar.  A data para que essas cidades possam contar com o serviço funcionando ainda não foi definida

Quem quer trabalhar como motorista de aplicativo, mas está fora das regiões de Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim pode comemorar. Nesta semana, a Uber abriu a inscrição para novos parceiros em outros dois municípios capixabas: Colatina, no Noroeste; e São Mateus, no Norte.

O cadastramento é o primeiro passo para a expansão da empresa, que chegou ao Estado em 2015. Por enquanto, a data para que mais estas duas regiões possam contar com o serviço ainda não foi definida; mas os interessados já podem aproveitar para ficarem autorizados a dirigir pelo App.

  1. CNH COM EAR

    Para estar apto a ser um motorista da Uber é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com licença para exercer atividade remunerada (EAR). Quem não a possui, deve antecipar a renovação e solicitar a inclusão, que pode ser obtida após aprovação em um teste psicológico do Detran-ES, com custo de R$ 106,07.

  2. CARROS ESPECÍFICOS

    Além disso, a empresa também exige um carro com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado, que seja de 2008 ou mais recente. O veículo utilizado pode ser próprio, emprestado ou alugado – neste último caso, a empresa tem parcerias firmadas com três locadoras e promete descontos. Picapes, vans e caminhonetes não são aceitas; assim como automóveis adesivados, de placa vermelha ou com alteração no sistema de freio ou suspensão.

  3. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

    São dois os documentos exigidos: o primeiro é a CNH da categoria B válida e com licença para exercer atividade remunerada; e o segundo é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em dia.

  4. HORA DO CADASTRO

    Com tudo em mãos, basta entrar no site uber.com/dirija e preencher uma pequena ficha com os dados pessoais solicitados e aceitar os termos de uso. Em seguida, será necessário enviar uma foto de perfil, uma da CNH e uma do CRLV abertos. Ao enviá-las, o cadastro ficará em análise.

Se tudo for aprovado: pronto, você já pode atuar como um motorista da Uber. Caso contrário, a empresa enviará e-mails ou mensagens de texto para os contatos cadastrados, avisando sobre qualquer problema e qual o caminho para solucioná-lo.

Leia mais:  Obras das barragens em Sooretama entram na reta final

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