Connect with us

São Mateus

PETROCITY | Câmara de São Mateus debate qualificação da mão de obra em reunião de trabalho

Published

on

Uma reunião por videoconferência, promovida pela Câmara de São Mateus, na quinta-feira (06), ampliou o debate com a PetroCity Portos S.A e instituições de ensino, sobre à qualificação profissional de mão de obra local para atuação nas futuras instalações do Centro Portuário de São Mateus e nas empresas que se instalarem no Parque Industrial.

Mediada pelo presidente da Câmara, Jorginho Cabeção, a reunião remota contou com a presença do CEO da PetroCity, José Roberto Barbosa, ao vivo, de Santa Catarina, onde cumpria agenda com investidores internacionais.

Empresários e representantes de instituições educacionais se encontraram no salão de café do Ibis Styles para acompanhar a videoconferência pelo telão. Quem não conseguiu comparecer, acessou o link da transmissão online.

“As pessoas têm nos perguntado qual o tipo de mão de obra que tanto o porto quanto as empresas que vão se instalar no distrito industrial vão utilizar. Na verdade, convidamos as instituições para que o José Roberto pudesse explanar sobre isso, para que elas possam estar oferecendo esses cursos, preparando a mão de obra de São Mateus e das regiões Norte e Noroeste para o acesso ao emprego”, disse Jorginho Cabeção.

O diretor-presidente da PetroCity detalhou o perfil profissional necessário às fases de implantação e operação do Centro Portuário de São Mateus e falou sobre os avanços para obras iniciais até o final de 2020. “Nós estamos recebendo um apoio muito grande do Governo Federal, estamos na fase final de liberação para que a gente possa começar, ainda este ano, a implantação de uma ETE (Estação de tratamento de esgoto), de uma ETA (Estação de tratamento de água), de uma subestação de energia, duas plantas fotovoltaicas de 5 MW cada uma e a Vila Militar que vai abrigar 12 sub-oficinas e o comandante da unidade da Marinha no Norte do Estado”.

Perfil
José Roberto explicou que, nesta primeira fase de obras a PetroCity precisará de mão de obra para a construção. Com o avanço das etapas, haverá necessidade de contratação de profissionais de áreas especializadas em atividades portuárias, principalmente com conhecimento tecnológico.

“Começando a estrutura administrativa do Porto, nós vamos precisar principalmente de profissionais da área de tecnologia e logística; para a parte de geração de energia, é o perfil profissional de uma termoelétrica; precisaremos também de profissionais de logística ferroviária, nas UTACs, na área portuária com a movimentação de cargas.

“Já temos em São Mateus um movimento de instituições de ensino pela capacitação dos trabalhadores para o Porto. Com os esclarecimentos do Zé Roberto, haverá um leque maior de possibilidades para a população mateense se qualificar, desde a formação técnica ao nível superior”, afirmou o vereador Carlos Alberto.

“É fundamental que isso aconteça em São Mateus, ter o perfil de cidade portuária. Quanto mais curso de formação nessa área de logística, fortalece a tese de que São Mateus no passado, que já foi uma cidade portuária, voltará a ter este perfil com mão de obra de ponta”, ressaltou José Roberto.


(*Assessoria de Comunicação da Câmara)

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Policial5 minutos ago

Polícia Civil recupera câmera de videomonitoramento em Guaçuí

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Guaçuí, recuperou uma câmera do...

Internacional5 minutos ago

Oriente Médio: Secretário-geral da ONU faz forte discurso sobre guerra

Divulgação O Secretário-geral da ONU, António Guterrez O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, manifestou nesta sexta-feira...

Mulher32 minutos ago

Essa receita de biscoito montanha-russa é melhor de todas

Foto: Reprodução Essa receita de biscoito montanha-russa é melhor de todas O biscoito montanha-russa pode não ser muito conhecido, mas...

Internacional32 minutos ago

Casal joga fora fortuna de R$ 154 milhões para viver como monge

Reprodução: Redes Sociais Casal indiano cede todos os bens para virar monge Um casal indiano jogou fora uma fortuna de...

Policial32 minutos ago

Polícia Civil recupera aparelho celular que havia sido roubado em Jardim Camburi

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 5ª Delegacia de Vitória, localizada em Jardim Camburi, recuperou nessa...

Policial33 minutos ago

Polícia de Guaçuí prende ladrões e recupera notebooks furtados de Secretaria municipal  

Policiais civis e militares do município de Guaçuí, numa ação rápida e articulada, prenderam dois homens, de 21 e 38...

Policial33 minutos ago

Polícia Civil procura suspeitos de roubos que agiram em João Neiva e em Ibiraçu  

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia Civil (DP) de João Neiva, está à...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana