conecte-se conosco



São Mateus

PetroCity: Antaq aprova projeto de porto e abre caminho para contrato de adesão

Publicado

em

Referendando decisão da Reunião Ordinária da Diretoria Executiva realizada em 17 de outubro de 2019, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou no Diário Oficial da União da Resolução 7.312, de 21.10.2019, em que reconhece a possibilidade de celebração de contrato de adesão a ser firmado entre o Ministério da Infraestrutura e a Petrocity Portos S. A. para construção do terminal privativo do Centro Portuário de São Mateus.

A publicação foi no Diário Oficial da União, página 24, de 22 de outubro, e, por meio da adesão, o poder concedente, no caso o Minfra, outorgará a autorização para construção e exploração do terminal para movimentação e/ou armazenagem de carga geral, carta conteinerizada e granel líquido, atendidas as exigências da Lei 12.815 e o Decreto 8.033/2013, bem como o disposto na convocação pública nº 04/2019 da Antaq.

Diante disso, o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, anunciou que já pediu ao ministro Tarciso Freitas, da Infraestrutura, a realização de audiência para tratar da assinatura do contrato de adesão. Até o início da próxima semana ele já terá a data da audiência marcada. “Este é mais um passo importante para o início das obras do porto”, disse José Roberto.

LICENÇA AMBIENTAL

No mesmo dia em que era publicada a Resolução da Antaq, José Roberto e mais 16 consultores que participaram da elaboração do processo de licenciamento ambiental estiveram em reunião com técnicos do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente para refinamento do documento.

 “O IEMA nos informou que 75% da análise já está concluída e que até meados de novembro deverá liberar o seu parecer. Eles nos pediram alguns pequenos ajustes, que já estamos fazendo. Este é um processo normal diante de um processo tão complexo como o nosso, que tem mais de 5 mil folhas. São muitos detalhes para que nada fique para trás”, disse José Roberto.

 “Minas tem produção, mas não tem porto”

O governador de Minas, Robeu Zema (NOVO), recebeu em audiência o presidente da Petrocity Portos S/A, José Roberto Barbosa da Silva, na última quarta-feira (23), quando ficou conhecendo os projetos do Centro Portuário São Mateus e da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), e demonstrou entusiasmo diante da explanação, ressaltando a importância das duas obras para o desenvolvimento do Estado.

“Minas tem produção, tem carga, mas não tem Porto para escoar a produção.  Parabéns pelo excepcional projeto. Vou falar com o Casagrande (Renato Casagrande, governador do Espírito Santo) para intensificarmos o apoio a esses projetos, pois são muito bons para o Espírito Santo e para Minas Gerais”, disse o governador mineiro durante a audiência.

José Roberto aproveitou a oportunidade para assegurar a Romeu Zema que “a partir de agora, Minas terá não somente um porto, mas também a estrada de ferro”. Durante a exposição, Barbosa falou dos outros projetos capixabas, como os portos da Inmetame, em Aracruz, e do Porto Central, no Sul do Estado. “Estamos tratando do grande hub portuário em que vai se transformar o Espírito Santo”, disse José Roberto.

A audiência foi agendada pelo deputado estadual Tito Torres (PSDB), que também estava presente e vem apoiando o projeto desde janeiro deste ano, quando foi assinado o Termo de cooperação entre a Petrocity e o Governo do Espírito Santo.

Pela manhã,  o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa Silva, esteve em Pedro Leopoldo, a convite do Prefeito Cristiano Marião, onde se reuniu, além do prefeito, com o presidente da Câmara, vereadores, dirigentes de Entidades e empresários, oportunidade em que apresentou o projeto da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo.

O representante do BH AIRPORT , que administra  o Aeroporto de Confins,  se interessou em fazer uma parceria com a Petrocity, ficando agendada uma reunião para o mês de novembro. A ideia do projeto da EFMES é que haja uma Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) também no Aeroporto Internacional de Confins.

 

Comentários do Facebook

São Mateus

São Mateus registra 1.242 casos de Covid-19 e 36 mortes

Publicado

em

O município de São Mateus chegou a marca de 1.242 casos de coronavírus na tarde deste sábado (25). Os dados são do Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Também foi registrado neste sábado mais um óbito. Ao todo, foram registrados 36 desde o início da pandemia.

Leia também: Dr. Raul, médico de São Mateus morre de covid-19

O Balneário de Guriri segue liderando as estatísticas com 275 casos, seguido do Sernamby com 115 e Boa Vista com 70. A taxa de letalidade da doença é de 2,82%.  

O sexo feminino tem a maior quantidade de casos confirmados com 677 e o masculino com 565.

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde13 segundos atrás

Sebrae Rio lança editais para apoio a pequenos negócios na pandemia

. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado (Sebrae Rio) está com inscrições abertas para quatro...

Entretenimento14 segundos atrás

“Sou totalmente contra essa cultura do cancelamento” diz Flavia Pavanelli

Flavia Pavanelli tem 22 anos e desde os 14 anos é conhecida como uma das blogueiras de maior expressão no...

Saúde5 minutos atrás

Teste de “bafômetro” detecta o novo coronavírus em 30 segundos

O método lembra os testes de alcoolemia (bafômetro), com a diferença de que é preciso expirar pelo nariz Um teste desenvolvido...

Nacional8 minutos atrás

Idoso é preso por estuprar afilhada de 12 anos

Os abusos foram cometidos dentro da casa da vítima; o criminoso ameaçou matar a família dela se contasse a alguém...

Estadual17 minutos atrás

Jovem de 25 anos morre em acidente com lancha em Vitória

A estudante de Fisioterapia Bruna França Zocca era namorada do dono da lancha, que se chocou contra um píer na...

Política30 minutos atrás

Bolsonaro responde crítica de seguidor: “alguém já te mandou tomar uma Caracu?”

  Reprodução//Redes Sociais Presidente publicou uma foto de café da manhã com a filha Laura O presidente Jair Bolsonaro (sem...

Nacional45 minutos atrás

Pai mantém o próprio filho refém sob a mira de machado e flecha

  Foto: Divulgação/Polícia Além do machado, o homem usou um facão e até mesmo uma flecha para ameaçá-lo Um garoto...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!