HEAD BODY
Connect with us

Cidades

Petrobras apresenta proposta de reajuste salarial de 6% a petroleiros

Published

on

Representantes dos trabalhadores criticaram a nova proposta
RIO DE JANEIRO – A Petrobras apresentou na última quarta-feira (19), aos sindicatos dos petroleiros uma nova proposta de negociação salarial. A companhia oferece agora um reajuste de 6% no salário base e Benefício Farmácia, além da substituição do Auxilio Almoço pelo Vale Refeição para todos os empregados que não recebem alimentação, informou a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), em nota.
Os representantes dos trabalhadores criticaram tanto a nova proposta quanto a forma como foi divulgada.
A FNP afirmou que a Petrobras desrespeitou a rodada de negociação prevista para acontecer nesta quarta-feira, 19, às 14h, ao enviar a nova proposta de negociação para renovação do acordo coletivo enquanto ainda negociava com integrantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que também representa funcionários da estatal. Em retaliação, a FNP declarou que não compareceria à reunião com representantes da empresa.
Já a FUP afirmou que “a Petrobras continua propondo arrocho salarial, retirada de direitos e a oficialização do calote negocial”. Segundo a entidade, é inadmissível qualquer proposta que não reponha sequer a inflação do período.
“As direções sindicais deixaram mais uma vez claro que horas extras e jornada de trabalho não são objeto desta negociação e que qualquer questão relativa a esses temas deve ser tratada na Comissão de Regimes, após o fechamento do acordo. Até porque, precisamos entender como a empresa é capaz de gastar R$ 1 bilhão por ano com horas extras gerenciáveis, se insiste em afirmar que está sobrando trabalhador nas áreas. Ou os gerentes são incompetentes ou coniventes com o mau uso destes recursos”, divulgou a FUP, em sua página na internet.
A FUP comparou a atual direção da Petrobras aos gestores da estatal nos anos 90, quando, segundo eles, crises eram enfrentadas com venda de ativos, redução de direitos trabalhistas e arrocho salarial. “Os petroleiros já viram esse filme e não querem reprise. Por isso, é fundamental que os trabalhadores intensifiquem as mobilizações, participando da Operação Para Pedro, dos seminários de greve e das assembleias setoriais, onde os sindicatos têm discutido novas formas de mobilização”, convocou o sindicato.
O Conselho Deliberativo da FUP reúne-se no próximo dia 24 para avaliar a proposta apresentada pela Petrobras, definir os próximos passos da campanha e apontar os indicativos para as assembleias que serão realizadas entre os dias 25 e 30 de outubro.

  • Com informações do Estadão Conteúdo e site noticias ao minuto.

Comente Abaixo
Esportes5 horas ago

Vasco e Flamengo empatam em clássico movimentado

Em um clássico carioca eletrizante, Vasco e Flamengo empataram em 0 a 0 neste sábado, no Maracanã, em partida válida...

Esportes5 horas ago

Corinthians vence o Sport de virada com dois gols de Memphis Depay no Brasileirão

Após duas derrotas consecutivas, o Corinthians reencontrou o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 19 de abril de...

Entretenimento8 horas ago

Larissa Manoela curte sábado em cachoeira de sua mansão: ‘Sem sair de casa’

Larissa Manoela curtiu um banho de cachoeira na tarde deste sábado (19), no quintal de sua casa e compartilhou o...

Entretenimento9 horas ago

Angélica se diverte com Eva em parques da Flórida: ‘Do jeitinho que a gente gosta’

Angélica viajou para os Estados Unidos e, durante sua passagem pela Flórida, passeou com a filha, Eva, de 12 anos,...

Polícia Federal9 horas ago

PF apreende 44 celulares no aeroporto de AL

Maceió/AL. A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (17/4), a apreensão de 44 telefones celulares com indícios de descaminho no aeroporto Internacional...

Nacional11 horas ago

VÍDEO | Lutador morre uma semana após sofrer nocaute em evento amador de boxe

Lucas Lazarini, de 28 anos, estava internado até essa sexta-feira (18/4), quando morreu por complicações do golpe O boxeador Lucas...

Nacional11 horas ago

Incêndio em lancha deixa 10 feridos em Maragogi; criança está entre vítimas

A causa do incêndio ainda não foi identificada e a polícia investiga o caso Dez pessoas ficaram feridas, três delas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana