conecte-se conosco



Saúde

Pessoas baixinhas podem ser mais propensas à diabetes tipo 2, diz pesquisa

Publicado

em

Má notícia para os baixinhos. De acordo com uma pesquisa recente publicada pelo Instituto Alemão de Nutrição Humana Postdam-Rehbruecke, as pessoas mais altas estão melhor protegidas contra a diabetes tipo 2 , caracterizada pela resistência aos efeitos da insulina, o hormônio que controla a entrada de açúcar no sangue.

estetoscópio sobre prancheta azul que indica diabetes arrow-options
shutterstock
Risco de diabetes tipo 2 pode ser menor em indivíduos mais altos


De acordo com o estudo, o motivo seria o fato de que corpos mais altos têm maior sensibilidade ao hormônio.

Leia mais: Metade da população com diabetes não sabe que tem a doença

A pesquisa traz dados precisos: a cada 10 centímetros adicionais, o risco de contrair diabetes tipo 2 reduz em média 41% entre os homens e 33% entre mulheres. Os pesquisadores apontam que pessoas mais baixas ainda têm maior teor de gordura no fígado e p ressão arterial mais alta.

Por outro lado, as pessoas mais altas apresentam células beta mais eficientes – um tipo de célula encontrada no pâncreas, capaz de produzir insulina . Para chegar a esses resultados, os pesquisadores acompanharam 28.000 pessoas. 

O estudo também apontou que a relação entre o risco de diabetes e a altura dos entrevistados era mais evidente entre pessoas com o peso dentro da média: a cada 15 centímetros de altura, o risco ficou 87% menor para homens e 67% menor para as mulheres. 

Leia mais: confira dicas de como evitar a diabetes tipo 2

A relação entre a circunferência dos quadris – relacionada ao acúmulo de gordura – e a diabetes tipo 2 , porém, continua um fator relevante. Por isso, o estudo destaca que “independente de estar atrelado ao consumo de muitas calorias, o acúmulo de gordura nessa parte do corpo pode neutralizar os efeitos benéficos da altura do indivíduo”.

Comentários do Facebook

Saúde

Cai para três número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Publicado

em

O número de casos suspeitos de infecção por coronavírus no Brasil caiu para três, informou o Ministério da Saúde. Segundo o balanço mais recente da pasta, divulgado às 12h de hoje (16), dois pacientes em São Paulo e um no Rio Grande do Sul estão sendo monitorados. O número de suspeitas descartadas subiu para 45.

O total não mudou em relação ao boletim de ontem (15). De sexta-feira (14) para sábado, um caso no Paraná e outro no Rio Grande do Sul foram descartados. No entanto, um caso começou a ser investigado em São Paulo, resultando no total de três suspeitas em todo o país.

 

Principais sintomas do coronavírusPrincipais sintomas do coronavírus
Confira os principais sintomas e os cuidados para evitar o coronavírus. – Agência Brasil

Entre os 45 casos descartados, o estado de São Paulo lidera, com 20 pacientes analisados. Em seguida, vêm Rio Grande do Sul, com nove suspeitas, Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (4), Paraná (3), Minas Gerais (2), Distrito Federal (1) e Ceará (1).

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que não pretende reduzir as ações de combate ao coronavírus até o inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias. Segundo a pasta, a mobilização continuará, independentemente da redução do número de casos investigados.

Batizada pela Organização Mundial da Saúde de COVID-19, a doença provocada pelo coronavírus provoca febre e problemas respiratórios. Até as 12h de hoje, haviam sido registrados 50.580 casos confirmados em todo o planeta. Desse total, a maioria está na China, com 50.024 casos e 1.524 mortes. Os outros dois óbitos foram registrados no Japão e nas Filipinas.

 

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher13 horas atrás

Está com caspa? Veja 5 dicas fáceis para controlar este problema

A descamação do couro cabeludo, ou caspa, é um problema que pode ser causada por vários fatores, que vão desde genética...

Mulher13 horas atrás

Veja quais posições sexuais eles gostam de fazer com as amantes

Nem sempre é fácil definir as melhores posições sexuais para praticar no casamento. Muitas vezes, uma pessoa é mais aventureira...

Mulher13 horas atrás

Homem transgênero e esposa têm filho e doador de esperma é ex em comum

O norte-americano Jayden Chapman, de 33 anos, ainda vivia como uma mulher quando conhecer a atual esposa, Keeley, de 28....

Polícia Federal13 horas atrás

Polícia Federal investiga atentado sofrido pelo Deputado Federal Loester “Trutis” no MS

Campo Grande/MS – A Policia Federal informa, em relação ao ataque praticado contra o Deputado Federal Loester Gomes Gomes de...

Esportes13 horas atrás

Estaduais: Palmeiras derrota Mirassol por 3 a 1

Na tarde deste domingo (16), o Palmeiras derrotou o Mirassol por 3 a 1 em partida que marcou a estreia...

Entretenimento14 horas atrás

De biquíni e correntes, Sabrina Sato sai pela primeira vez em bloco com seu nome

A apresentadora Sabrina Sato deixou seu nome no carnaval paulistano neste domingo. Estreando no carnaval de rua da cidade, a...

Entretenimento14 horas atrás

Luísa Sonza se inspira em Madonna para bloco de carnaval em São Paulo

arrow-options Lord Bull/ Divulgação Luísa Sonza participou da folia do Carnaval neste domingo (16) A cantora Luísa Sonza se fantasiou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana