conecte-se conosco


Saúde

Pesquisadores criam calculadora de risco para cirurgia de febre reumática

Publicado

em


Tratamento da febre reumática ganha novo aliado: calculadora de risco ajuda a decidir em casos graves
shutterstock
Tratamento da febre reumática ganha novo aliado: calculadora de risco ajuda a decidir em casos graves

Uma das doenças reumáticas mais comuns entre crianças na idade escolar e adolescentes, a febre reumática pode causar danos significativos nas válvulas do coração. Além do uso de medicamentos, em muitos casos, o tratamento da febre reumática pode incluir cirurgia, necessária em cerca de um terço dos afetados.

Leia também: Mãe trata acne neonatal de bebê com óleo de coco e resultado é instantâneo

Na maioria dos casos, os candidatos à operação são pacientes graves, às vezes com uma ou mais operações cardíacas já realizadas. Asma e diabete também podem aparecer como complicadores, o que coloca em risco o tratamento da febre reumática
e até mesmo a vida do paciente.

Pensando nisso, pesquisadores do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Coimbra (Portugal) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, desenvolveram uma calculadora de risco
para saber quem deveria ou ou não fazer a cirurgia.

De acordo com Omar Asdrúbal Mejía, coordenador da Unidade Cirúrgica de Qualidade e Segurança do Incor da Faculdade de Medicina (FM) da USP, “é normal que os pacientes tenham adquirido a doença inflamatória no período da adolescência por infecções de garganta”, informou ele à Rádio USP.

Isso porque as bactérias se depositam nas válvulas cardíacas, o que causa lesões que podem levar à necessidade de correção cirúrgica. Como outros procedimentos deste tipo, a operação também possui risco de complicações e mortalidade, sendo assim, ao criar a calculadora, o objetivo é estimar esse risco, permitindo planejar o que pode acontecer, o que ajudaria a indicar outras alternativas de tratamento e a discutir melhor com o paciente e sua família tais riscos.

Leia mais:  Remédio de maconha: demanda por canabidiol cresceu em 700% em quatro anos

Mejía explica que o grupo no Incor já está trabalhando há aproximadamente dez anos em cima dos dados. “Com um banco de dados, você consegue ver quais as características dos pacientes que tiveram complicações ou vieram a falecer. Portanto, é possível definir se foram itens como idade, nível do problema renal ou pulmonar, entre outros. Essas características permitem a criação de uma calculadora para fazer uma somatória dessas variáveis e conseguir predizer o que aconteceria com o paciente. A precisão da calculadora é de 98%”, afirmou.

Segundo o médico, as calculadoras de risco não são nenhuma novidade e já existem há 20 anos. Contudo, o diferencial da que foi criada pelo grupo é que ela é pensada justamente para o paciente reumático, que é uma particularidade do Brasil, onde a causa mais frequente dos problemas das válvulas cardíacas é a cardiopatia reumática.

A ferramenta já está sendo utilizada e, de acordo com ele, deverá ser um instrumento comum em outras regiões do País e em outros países que possuem alta chance de doença reumática.

Leia também: Quando ir ao médico? Descubra a frequência de acordo com a sua idade

Como é feito o tratamento da febre reumática?


Tratamento da febre reumática pode ser feito com medicamentos ou, em casos graves, cirurgia
shutterstock
Tratamento da febre reumática pode ser feito com medicamentos ou, em casos graves, cirurgia

A doença se desenvolve depois de uma infecção anterior, provocada pela bactéria do estreptococo e pode afetar as articulações, pele e até órgãos vitais como o coração e o cérebro.

Considerada uma condição autoimune, o sistema imunológico de uma pesso com febre reumática
, por razões que ainda não são claras, identifica as células e tecidos saudáveis do organismo como invasores, e os ataca, causando problemas à saúde.

Leia mais:  Crianças entre seis meses e um ano também devem tomar a vacina contra o sarampo

Entre os principais sintomas da doença estão febre, inchaço, sensibilidade e dor nas articulações, dor no peito, sopro cardíaco, fadiga, prostração e falta de ar.

Leia também: Anvisa aprova três novos tratamentos para câncer de próstata e no rim

Para fazer o tratamento da febre reumática
, é preciso destruir a bactéria do organismo e eliminar os sintomas da condição. Na maioria dos casos, os médicos prescrevem antibióticos específicos, anti-inflamatórios e anti-convulsivos.

Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Está com o nariz entupido? Saiba como descongestioná-lo de forma caseira

Publicado

em

Principalmente nos dias mais secos e frios, além das dores nas articulações, outro problema comum é capaz de perturbar e incomodar as pessoas: o nariz entupido. De acordo com o Dr. Cicero Matsuyama, otorrinolaringologista do hospital CEMA, diversas razões podem causar a congestão nasal.

Leia também: Você está assoando seu nariz da maneira correta?

mulher com a mão no nariz arrow-options
shutterstock
Sofre com o nariz entupido constantemente? Saiba como realizar corretamente a limpeza nasal com soro fisiológico

“As causas podem ser anatômicas (desvio de septo nasal, malformações da cavidade nasal) ou infecciosas e inflamatórias (hipertrofia de conchas nasais, hipertrofia de adenoide, pólipos nasais, quadros intensos de rinite alérgica e sinusite bacteriana e viárias etc)”, destaca o profissional.

Para reverter o problema, algumas soluções caseiras podem ser adotadas para descongestionar o nariz entupido e amenizar o desconforto causado no dia a dia. Segundo Matsuyama, uma das dicas é deixar o ambiente em que a pessoa irá permanecer sempre limpo e arejado. 

Leia também: Tirar meleca do nariz é uma ameaça à saúde e pode causar pneumonia

É importante também manter as roupas limpas e, quando utilizá-las após um período prolongado no armário, a recomendação é lavá-las e, se possível, expô-las ao sol. O otorrinolaringologista ainda explica que estudos recentes demonstram que a ingestão de pequenas quantidades de mel de abelha diariamente são muito benéficas para a fisiologia nasal.

Como usar soro fisiológico para desentupir o nariz?

limpeza nasal arrow-options
shutterstock
Otorrinolaringologista explica como o soro fisiológico deve ser usado para desentupir o nariz de adultos e crianças

Um método prático, por sua vez, é a lavagem diária das cavidades nasais com solução fisiológica, que deve estar em temperatura ambiente.  Matsuyama orienta que a seringa que vai ser utilizada não deve conter bico, pois pode provocar um trauma na pele que reveste a parte interna do nariz. O ideal é usar a de rosca, que não machuca.  

Leia mais:  ANS suspende venda de 26 planos de saúde de 11 operadoras; veja lista

O soro fisiológico pode ser comprado em farmácias, mas também é possível fazê-lo de forma caseira. “Ele pode ser utilizado com a seguinte concentração: 1 litro de água filtrada, 1 colher de sopa de sal grosso e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio”, destaca o médico, que ensina como utilizar o produto. 

“No adulto: a cabeça com flexão para frente, com a ponta do nariz em direção ao ralo da pia. Em seguida, abrir a boca e injetar a quantidade preconizada nas narinas. Na criança, em posição sentada, com a face voltada para frente e em plano horizontal ao chão e sempre avisá-la sobre o procedimento”, indica Matsuyama. 

Leia também: Como é a cirurgia? Dói? Vale a pena? Tire todas as dúvidas sobre a rinoplastia

Para acabar com o nariz entupido , os adultos devem receber, no mínimo, 10ml em cada narina e, no caso das crianças, 5ml. O procedimento deve ser feito trê vez ao dia. “A limpeza nasal com solução fisiológica, além de promover a remoção de secreções, propicia uma melhor respiração e drenagem adequada das secreções. É recomendada para portadores ou não de doença respiratória”, finaliza.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Estadual16 minutos atrás

COLUNA DO PEDRO: Nossas reformas

Pedro Valls Feu Rosa (*) Dia desses li que nos últimos dez anos o Brasil perdoou nada menos que US$...

Polícia Federal17 minutos atrás

PF combate exploração sexual infantojuvenil pela internet

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (23/8) a Operação Pega Pega III, para combater a veiculação de...

Polícia Federal17 minutos atrás

PF deflaga a 2ª fase da Operação Tríplice Aliança

Maceió/AL – A Polícia Federal desencadeou nesta sexta-feira (23/8) a segunda fase da Operação Tríplice Aliança, com o objetivo de...

Mulher17 minutos atrás

Mulher de 177 kg ganha R$ 4 mil por mês fazendo vídeos sensuais enquanto come

Hazel, de 29 anos, é de Nashville, nos Estados Unidos, e sempre sofreu por estar acima do peso. A mulher...

Nacional18 minutos atrás

Bolsonaro oficializa uso das Forças Armadas para controlar incêndios na Amazônia

arrow-options Alan Santos/PR Bolsonaro diz que irá atuar fortemente para controlar incêndios na Amazônia O presidente Jair Bolsonaro (PSL), em...

Esportes19 minutos atrás

Crise! Em meio a queda de braço, diretoria do Flamengo afasta volante Cuéllar

arrow-options Reprodução Gustavo Cuéllar Em negociações avançadas com o Al Hilal, da Arábia Saudita, Gustavo Cuéllar foi até o Flamengo...

Esportes19 minutos atrás

Cidade de São Paulo quer receber final da Libertadores de 2020

arrow-options Site oficial Morumbi Após o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ter demonstrado interesse em sediar a final...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana