conecte-se conosco


Política

Pesquisa do Instituto Perfil, já apontava vitória de Edmilson Meireles, ontem em Irupi

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Numa Pesquisa Eleitoral, realizada nos dias 11 e 12 de Abril do corrente ano, o Instituto Perfil, já havia apurado o favoritismo do candidato Edmílson Meireles, que foi eleito prefeito ontem, na cidade de Irupi (ES). Município localizado na região do Caparaó, divisa entre ES e MG.

A eleição em Irupi, foi anulada pelo TRE-ES, e a justiça determinou que fosse feita uma nova eleição, em 05 de maio (ontem).

Na eleição realizada ontem, Edmílson Meireles (MDB) obteve 60,85% dos votos, contra 39,15% do seu oponente, Raphael Fonseca (PSL).

Na Pesquisa realizada há 23 dias antes do pleito, considerando apenas os votos válidos, o Instituto Perfil apurou Edmílson com 68,84%, enquanto Raphael aparecia com 31,16%. Foram ouvidas na ocasião 363 eleitores, em todos os setores da cidade, e a margem de erro do projeto de pesquisa era de 3,89%, para mais ou para menos.

Apesar do percentual de vitória do candidato do MDB, ter diminuído cerca de 8%, o Instituto, através do seu diretor e pesquisador, Erasmo Lima, pondera: “Era algo que poderia acontecer, quem está com relativa vantagem, as vezes, na reta final tira um pouco o pé do acelerador (gerando assim menos despesa de campanha), enquanto que o oponente faz, justamente o contrário, pisa mais fundo, buscando tirar a diferença na reta final, isso inclusive, vez por outra, pode dar certo. Mas, neste caso específico de Irupi, era bem pouco provável, salvo um deslize muito grande do Meireles.

Para tanto, o diretor conclui: A sustentação dos números, podem vir de várias formas. No caso do Edmílson, ele tinha disputado a eleição anterior, onde teve cerca de 49,5% dos votos, ou seja, quase a metade da população esteve com ele, com sua derrota, era natural, que o vencedor, ao assumir, tivesse desgaste, e isso obviamente fortaleceria ele, que perdeu. E foi o que aconteceu. Sem contar, que quanto perguntávamos (uma questão da Pesquisa)… Se o eleitor o achava, honesto ou desonesto, 60,60% foram na primeira opção, isso é um bom número.

Essa e outras variáveis, nos davam a certeza, mesmo há 23 dias atrás, que o pleito estava praticamente decidido. Apesar de que, o termo…decidido…numa campanha eleitoral, é sempre perigoso. Tem que saber jogar o jogo, finaliza o pesquisador.

Comentários do Facebook
Leia mais:  PL reserva vagas na construção para mulheres
publicidade

Política

Solene vai homenagear produtores de café nesta 4ª

Publicado

em

A Assembleia Legislativa (Ales) realiza nesta quarta-feira (13), às 15 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, sessão solene em homenagem à cadeia produtiva do Café.  

A deputada estadual Raquel Lessa (Pros) é a proponente da sessão, que concede aos homenageados a Comenda do Mérito Dário Martinelli, considerado “pai” do café conilon no estado.  

Entre os selecionados para receber a honraria estão o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto; e o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antônio Carlos Machado.  

 

Instituída pelo Legislativo capixaba em 2018, por meio da Resolução 5.291, a Comenda Dário Martinelli será entregue em sua maioria a agricultores que participam da cafeicultura há várias décadas, ajudando a projetar o Espírito Santo no mercado brasileiro.
 

Degustação

A partir das 15 horas, haverá degustação de café  na entrada do Plenário Dirceu Cardoso.

O Incaper divulgará, no evento, pesquisas e tecnologias para a cafeicultura capixaba que favorecem o aumento de produtividade e melhoria da qualidade.

Quem foi Martinelli

Dário Martinelli, patrono da comenda a ser entregue na sessão solene, foi considerado o “pai” do conilon no Espírito Santo, em função de esforços feitos na década de 60 para superar a crise gerada, em São Gabriel da Palha, pelo programa do governo federal de erradicação do café.

Ele nasceu em Santa Teresa, em 1933, e começou sua trajetória política no final da década de 1960 como vereador em São Gabriel da Palha. Exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual. Faleceu em setembro de 2015.

Comentários do Facebook
Leia mais:  ‘Se a elite tem medo que eu me candidate, pode ficar’, diz Lula
Continue lendo
Carros e Motos8 minutos atrás

Qual versão do Toyota Corolla mais perdeu valor ao longo dos anos?

arrow-options Divulgação Na quinta geração nacional, o Toyota Corolla ganhou a inédita motorização híbrida flex – a que mais perderá...

Tecnologia8 minutos atrás

Agora dá para personalizar a barra de notificações do Facebook; veja como

arrow-options shutterstock Facebook permite personalizar barra de notificações Não tem como ignorar as notificações do Facebook . Todas as vezes...

Entretenimento21 minutos atrás

Em reportagem da Globo, estagiárias passam por apuros no Rio

Na última segunda-feira (11) duas estagiárias viralizaram na internet enquanto tentavam chegar ao trabalho, no Tribunal de Justiça do Rio...

Entretenimento21 minutos atrás

Eminem alega que Rihanna passou DST para Chris Brown

Eminem está prestes a retornar às paradas musicais, todavia, recentemente, um vazamento mostrou que seu próximo projeto tem pacífico não...

Entretenimento21 minutos atrás

Com apoio de Belo, PH e Michel visam alavancar a carreira em 2020

Conhecidos por Disk Recaída , PH e Michel estão focados em conquistar o Brasil no próximo ano. A aposta da...

Entretenimento21 minutos atrás

De lingerie branca, Kelly Key acorda com rebolado incontrolável

Recentemente Kelly Key ressurgiu das cinzas ao lançar um novo projeto musical. Celebrando a nova fase, em seu perfil do...

Entretenimento21 minutos atrás

“Gritei e pulei no pescoço”: diz mulher surpreendida por Caio Castro

Já pensou em receber uma encomenda e receber de ninguém mais ninguém menos que Caio Castro? Foi exatamente isso o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana