conecte-se conosco


Nacional

Pesquisa aponta que 58% reprovam atuação de Bolsonaro na educação

Publicado

em

escola arrow-options
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Maioria dos brasileiros não aprovam política de Bolsonaro para a educação




Pesquisa feita em junho pela organização Todos pela Educação e pelo grupo Ideia Big Data aponta que 58% dos entrevistados reprovam e 15% aprovam a atuação do governo federal na área de educação. Para 60%, a qualidade da educação no país é ruim ou péssima e 10% a consideram regular ou boa.

Leia também: Ministro da Educação apoia indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada

Entre os que reprovam a atuação do governo na educação , 38% consideraram as condutas ruins e 20% as consideraram péssimas. Entre os que aprovam, 10% acharam que elas são boas e 5%, que são ótimas. Outros 20% consideraram as ações regulares e 7% disseram não sabem ou não responderam.

O levantamento aponta que 55% dos entrevistados acham que o Ministério da Educação não está enfrentando os problemas reais do ensino no Brasil, e 14% acham que está.

Leia também:  MEC apresenta projeto para aumentar verba privada no ensino superior

A pesquisa também revela que apenas 6% dos entrevistados consideram prioritárias as pautas que estiveram em debate nos primeiros meses de gestão do governo Bolsonaro , como filmar professor em sala de aula, evitar “doutrinação”, focar em educação domiciliar e ampliar as escolas militares.

A maioria (52%) apontou que a prioridade do governo deveria ser ampliar vagas em creches, combater o analfabetismo e melhorar o salário e o trabalho dos professores.

Leia também:  Bolsonaro reclama e MEC veta vestibular para transexuais em universidade federal

O levantamento tem abrangência nacional e margem de erro de 3,15 pontos percentuais para mais ou para menos. As perguntas foram aplicadas via telefone fixo ou celular. O nível de confiança é de 95%.

Leia mais:  Quem é Boris Johnson, o popular novo primeiro-ministro do Reino Unido

Com informações do G1

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Doria inaugura 24 novos Espaços de Convivência do Idoso em 11 meses

Publicado

em

source
João Doria levantando placa de um dos Espaços de Convivência dos Idosos arrow-options
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O governador João Doria em inauguração do Espaço de Santo Anastácio

O governador de São Paulo, João Doria, inaugurou nos 11 primeiros meses de sua gestão 24 novos Espaços de Convivência do Idoso  no interior.  Há no total 147 centros em funcionamento no estado.

Leia também: Novo recorde: em 10 meses de governo Doria, polícia prende 200 mil criminoso

“O idoso merece ser tratado com carinho e respeito, sendo recebido em um ambiente bem arejado e limpo, que proporcione alegria e que ajude a cuidar da mente e do corpo”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes . “É isso que as pessoas da terceira idade encontram quando começam a frequentar os nossos equipamentos, onde desenvolvem diversas atividades, estimulando o envelhecimento ativo e saudável”, explicou.

Em 2019 foram criados os centros de Agudos, Angatuba, Campos do Jordão, Ibiúna, Ibirá, Magda, Meridiano, Mirandópolis, Mogi Guaçu, Parapuã, Pardinho, Pindamonhangaba, Pindorama, Rio das Pedras, Salmourão, Santo Anastácio, Sarutaiá, Sud Menucci, Suzano, Torre de Pedra, Três Fronteiras, Vitória Brasil e Votuporanga. Além disso, o espaço de Bastos foi revitalizado.

No Estado de São Paulo, a população idosa representa 14% ou cerca de 6 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A projeção para 2030 é que esse número salte para 9.316.614, segundo a Fundação Seade. Nesse cenário, o governo do estado prevê a criação de mais espaços de convivência já no próximo ano. A quantidade e as datas de entrega, porém, ainda não foram divulgadas.

João Doria em inauguração de um dos Espaços de Convivência do Idoso arrow-options
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

João Doria em inauguração de um dos Espaços de Convivência do Idoso


O que é um Espaço de Convivência do Idoso

Os espaços de convivência se subdividem em Centros de Convivência do Idoso (CCI) e Centros Dia do Idoso (CDI). Os CCI são voltados para pessoas a partir dos 60 anos e têm objetivo de promover a  inclusão social  e evitar o isolamento da pessoa da terceira idade .

Leia mais:  Quem é Boris Johnson, o popular novo primeiro-ministro do Reino Unido

Cada um tem capacidade para atender até 200 pessoas independentes. Lá, são oferecidas atividades socioeducativas tais como informática, bordado, violão, artesanato, dança, entre outras. Também há plantões de dúvidas de celular e Whatsapp, feiras de trocas de livros, acolhimento psicológico, avaliação da memória e práticas de exercícios físicos.

Já os CDI são espaços de acolhimento para idosos dependentes. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar ou estudar. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria. Cada um destes atendem até 50 pessoas.

Leia também: Polícia Militar de São Paulo recebe reforço de 1.820 novas viaturas

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento22 minutos atrás

Antonia Fontenelle comenta polêmica com ex-global: “Deve estar me agradecendo”

Antonia Fontenelle causou polêmica ao criticar o ex-global Otaviano Costa, que decidiu investir na carreira de youtuber após deixar a...

Tecnologia22 minutos atrás

Presente de Natal? iPhone de ouro com tema religioso custa quase R$600 mil

arrow-options Reprodução iPhones são produzidos em ouro e prata e possuem diamante A empresa russa Caviar , especializada em smartphones...

Economia22 minutos atrás

Inadimplência do consumidor tem primeira queda após dois anos

Os sinais de uma recuperação econômica começam a refletir nos índices de inadimplência do consumidor, ainda que de forma moderada....

Economia22 minutos atrás

Caixa reduz juros para financiamento da casa própria e cheque especial

arrow-options Agencia Brasil Caixa anunciou nesta quinta redução dos juros para financiamento da casa própria e do cheque especial A...

Carros e Motos22 minutos atrás

Visitamos o Box 54, paraíso dos carros clássicos, em São Paulo

arrow-options Cauê Lira/iG Carros Cadillac dos anos 60 faz parte das raridades do Box 54, que fica em Araçariguama, no...

Nacional35 minutos atrás

Doria inaugura 24 novos Espaços de Convivência do Idoso em 11 meses

arrow-options Divulgação/Governo do Estado de São Paulo O governador João Doria em inauguração do Espaço de Santo Anastácio O governador...

Carros e Motos35 minutos atrás

Grupo Caoa não é o única interessado na fábrica da Ford em SBC, diz presidente

arrow-options Divulgação Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul está confiante na reestruturação da marca no Brasil Durante o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana