conecte-se conosco



Estadual

Pescadores do Espírito Santo terão mais um ano para aderir ao Preps

Publicado

em

Pescadores artesanais do Espírito Santo terão mais um ano para aderir ao Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps). O prazo terminava nesta quarta-feira (11). A Instrução Normativa publicada nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial da União prorrogou o período por mais 12 meses  para as embarcações pesqueiras de camarões no estado.  

A prorrogação foi solicitada pelo setor pesqueiro do estado, por meio do Compesa, que é o fórum de debates e discussões envolvendo o Ministério Público da União (MPU), o ICMBio, a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) e o setor pesqueiro.

A medida tem como objetivo atenuar a crise que o setor enfrenta devido ao acidente ambiental de Mariana, ocorrido em novembro de 2015, que inviabilizou a pesca, além dos custos da obrigatoriedade de adesão ao Preps, aumentando consideravelmente as despesas dos pescadores artesanais.

A Portaria Interministerial 47 que estabelece medidas de ordenamento relacionadas à atividade pesqueira de camarões no estado do Espírito Santo foi publicada em 12 de setembro de 2018.  No Artigo 6º,  estipula o prazo até 11 de setembro de 2019 para que embarcações de comprimento total, igual ou maior que 10 metros, de posse da autorização de pesca ou a autorização provisória de pesca para a captura de camarões no estado, façam adesão ao Preps, além de colocar e manter em funcionamento um sistema de monitoramento remoto.

O Compesa apresentou um documento em sua última reunião, na SAP, descrevendo que a pesca do camarão no estado vem atravessando grandes dificuldades, principalmente, quanto ao aspecto financeiro. De acordo com o documento, o setor enfrenta problemas (como dívidas), em decorrência do impacto provocado pelo acidente ambiental com o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG) – e que por decisão judicial foi proibida a pesca em parte da região costeira à foz do Rio Doce, onde atuavam os camaroeiros.


(*Coordenação-Geral de Comunicação Social da Agricultura)

Comentários do Facebook

Estadual

Avião monomotor cai e deixa um morto e um ferido em Guarapari; vídeos

Publicado

em

O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) e o Corpo de Bombeiros atua no local para o atendimento da ocorrência

Um avião monomotor caiu em cima de uma casa em Guarapari, no Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira (19). Uma pessoa morreu e outra ficou ferida no acidente. Na aeronave, estavam apenas o piloto e o copiloto.

Testemunhas contaram que após a queda o avião ficou em chamas. O acidente aconteceu por volta das 15h40 no bairro aeroporto, bem próximo ao aeroclube de Guarapari, local de onde a aeronave saiu.

A recepção do aeroclube de Guarapari contou a reportagem que o piloto tinha acabado de fazer o plano de voo e subir, quando o acidente aconteceu.

Ainda segundo testemunhas, o motor teve um problema, o piloto tentou fazer uma curva para retornar, mas caiu em cima da casa.

Na casa funciona o escritório de uma empresa de material de construção. Testemunhas contaram que não tinha ninguém no local no momento.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e socorreu os ocupantes da aeronave. Um deles, segundo testemunhas, saiu com o corpo em chamas.

A Polícia Militar e um helicóptero do Notaer também atenderam a ocorrência.

VÍDEOS:

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política21 minutos atrás

Autor de impeachment de Dilma defende afastamento de Bolsonaro

arrow-options Jefferson Rudy/Agência Senado Miguel Reale Jr. disse que conduta de Bolsonaro é uma ofensa à dignidade humana O jurista...

Mulher21 minutos atrás

Por que usar um “short tipo Anitta” não é justificativa para assédio?

No domingo (16), uma adolescente de 17 anos postou um vídeo nas redes sociais mostrando o assédio que sofreu de...

Tecnologia21 minutos atrás

Tecnologia vai atuar para impedir chuva em blocos de carnaval em SP

Os blocos de  Carnaval de Rua  já movimentaram São Paulo no último fim de semana, as comemorações entre os dias...

Entretenimento34 minutos atrás

Maria Joaquina cresceu! Larissa Manoela está na Globo: “Na tela da TV”

Parece que a Maria Joaquina cresceu mesmo e Larissa Manoela vem com tudo pro elenco da Globo ! A atriz,...

Política47 minutos atrás

Toffoli entrega sugestões para dar rapidez a tribunal do júri

arrow-options Nelson Jr./SCO/STF O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fez as sugestões ao lado de...

Agricultura47 minutos atrás

Missão internacional destaca avanços de projeto coordenado pelo Mapa

Uma missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) das Nações Unidas destacou os avanços do Projeto Dom...

Estadual55 minutos atrás

Avião monomotor cai e deixa um morto e um ferido em Guarapari; vídeos

O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) e o Corpo de Bombeiros atua no local para o atendimento da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana