conecte-se conosco



Nacional

Pedido de Suzane von Richthofen para barrar biografia não autorizada é negado

Publicado

em

source
Suzane Von Richthofen arrow-options
Reprodução

Suzane Von Richthofen foi condenada por planejar a morte dos pais

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux , negou nesta quarta-feira (22) um pedido de Suzane von Richthofen para barrar o lançamento de uma biografia não autorizada sobre a vida dela e os assassinatos de Marísia e Manfred Albert von Richthofen, que eram pais dele. O livro Suzane Assassina e Manipuladora será lançado nesta quinta-feira (23).

Em dezembro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes já tinha liberado o lançamento da obra. Na ocasião, ele negou censura prévia, pedida pela defesa de Suzane, e também cassou decisão da Justiça que impedia a chegada do livro às livrarias.

Leia também: Suzane Richthofen segue cercada de violentos e tem apartamento de milionário

Depois de ter esse pedido rejeitado, ela entrou com outra ação na Corte e, desta vez, Fux foi quem a rejeitou.

Em sua decisão, o ministro diz que a “possibilidade de difusão de opiniões e de pontos de vista sobre os mais variados temas de interesse público é condição sine qua non [sem o qual não pode ser, em latim] para a subsistência de um regime democrático”.

Leia também: Suzane Von Richthofen pretende se tornar pastora, revela revista

“Nesse contexto, consigno que a decisão liminar que se pretende cassar através do presente mandamus não caracteriza excepcionalidade flagrante que pudesse justificar a admissão do mandado de segurança contra ato de Ministro do Supremo Tribunal Federal, máxime à luz do firme posicionamento desta Corte no sentido da absoluta impossibilidade de utilização da via mandamental como sucedâneo recursal”, escrevu o ministro.

Comentários do Facebook

Nacional

Novo Museu do Ipiranga deve ser entregue no início de 2022

Publicado

em

source
Museu do Ipiranga - São Paulo arrow-options
Rovena Rosa/Agência Brasil

Museu do Ipiranga

O projeto de revitalização do Museu do Ipiranga promete trazer um novo conceito de incentivo à cultura e à educação no Brasil e o público já tem época para conferir o resultado: março de 2022. A exposição inaugural do espaço deve ter início no dia 7 de setembro do mesmo ano, celebrando os 200 anos da Independência do Brasil.

As datas foram apresentadas em encontro envolvendo governo do estado e parceriais privadas, a exemplo da Fundação Banco do Brasil. Na ocasião, os patrocinadores acompanharam apresentação do cronograma e avanço das obras desde outubro de 2019, quando a revitalização teve início. Foram também apresentados detalhes de etapas importantes da intervenção, a exemplo de como os bens artísticos integrados à construção estão sendo protegidos durante esse período. 

Leia também: MP e polícia juntos contra o crime organizado é aprovado por 5 ministros do STF 

Na ocasião, a Fundação Banco do Brasil se comprometeu a doar um total de R$ 12 milhões, que serão destinados à montagem das novas exposições. Os recursos financiarão a manutenção e o restauro dos itens do acervo que serão expostos (cerca de 4 mil peças), além de garantir os gastos com toda a infraestrutura das 43 salas de exposição, contemplando iluminação e mobiliário.

O custo total da obra está estimado em R$ 139,5 milhões, e conta com recursos do Banco Safra, Bradesco, Caterpillar, Comgás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), EDP, EMS, Honda, Itaú, Vale, Sabesp e Pinheiro Neto Advogados, além de parceria com a Caixa Econômica Federal.

O Novo Museu do Ipiranga

Imagem ilustrativa de uma das salas de exposições do novo Museu do Ipiranga arrow-options
Museu do Ipiranga/ Reprodução

Visão aérea do Museu

Inaugurado em 7 de setembro de 1895, como museu de História Natural em alusão à Independência do Brasil, o edifício-monumento tem, atualmente, uma área de 6.402 m². Com a ampliação, o novo Museu do Ipiranga receberá cerca 5.000 m², segundo a diretoria do museu paulista. Serão 5.456 m² dedicados à área expositiva, com 43 salas de exposição e cerca 1.000m² dedicados a exposições internacionais. Haverá ainda espaços para o setor educativo, auditório, café e área de convivência. 

Sobre as novas atividades culturais, já está definido que o museu terá exposições temporárias e permanentes. Segundo a coordenadora do Grupo Executivo de Museologia, a professora Vânia Carneiro de Carvalho, as futuras exposições permanentes abordarão dois eixos: “para entender o museu” e “para entender a sociedade”. Para a primeira exposição temporária o tema será “Memórias da Independência”. 

Veja também: Governo do DF entra com ação no Supremo para Marcola sair de Brasília 

A diretora do museu, Solange Ferraz de Lima, afirma que ações culturais e de divulgação devem ser intensificadas até a reinauguração, a exemplo de visitas guiadas no museu ainda em obras, além de oficinas, palestras e minicursos. “Nosso desafio é ampliar cada vez mais a divulgação, tanto na imprensa quanto nas redes sociais, para que a sociedade entenda a importância de um museu histórico como esse não só para a cidade de São Paulo, mas para o Brasil”, explica Solange

Vale lembrar que, além de ser um dos principais museus históricos brasileiros, o Museu do Ipiranga é também um museu universitário. Dessa forma, as atividades de ensino, pesquisa e extensão continuam normalmente e não pararam com o fechamento para visitação do público em 2013. Apenas a parte expositiva está fechada para a reforma.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Variedades7 minutos atrás

Alalaô! Pesquisa aponta que Carnaval é o feriado favorito dos infiéis

Para 73% dos entrevistados, a data é favorável para encontrar o(a) amante A maioria das pessoas aproveita o Carnaval para...

Economia10 minutos atrás

Avançam negociações para trazer a Tesla ao Brasil

Na manhã desta quinta-feira (20), as negociações entre Brasil e Estados Unidos para trazer a Tesla para terras tupiniquins avançaram....

Política10 minutos atrás

“Tenho fé em Deus que vou provar que os processos são mentiras”, diz Lula

arrow-options Gibran Mendes / CUT Paraná O ex-presidente Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  prestou depoimento nesta...

Economia10 minutos atrás

Programa para fazer Declaração do Imposto de Renda já está disponível

arrow-options Marcelo Camargo/ABr O prazo de entrega da declaração começará às 8h de 2 de março e irá até as...

Política23 minutos atrás

Bolsonaro assina decreto para envio de Forças Armadas ao Ceará

arrow-options Marcos Corrêa/PR Presidente Jair Bolsonaro assinou decreto de GLO O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (20) um decreto...

Variedades44 minutos atrás

Máscara transforma gás metano do arroto do gado em água

Da série ” Coisas Estranhas “, vem aí: a máscara que transforma o arroto de vacas e bois em água....

Nacional44 minutos atrás

Novo Museu do Ipiranga deve ser entregue no início de 2022

arrow-options Rovena Rosa/Agência Brasil Museu do Ipiranga O projeto de revitalização do Museu do Ipiranga promete trazer um novo conceito...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana