conecte-se conosco



Policial

PCES realiza prensagem de mais de três mil veículos apreendidos em todo o Estado

Publicado

em


.

A Polícia Civil (PCES), por meio do Depósito de Veículos Apreendidos (DVA), concluiu, na última quinta-feira (23), a prensagem de cerca de 3,1 mil veículos, que resultou em, aproximadamente, mil toneladas de sucata. O valor arrecadado com a venda da sucata está estimado em, aproximadamente, R$ 420 mil, que serão distribuídos entre o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) e a PCES.

Essa é mais uma etapa do Leilão de Sucatas Inservíveis realizado em outubro do ano passado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES).

Desses veículos, 347 estavam no Pátio Central do Detran. “Os outros 2.699 estavam no pátio do DVA e foram prensados na segunda metade de maio deste ano. São carros, motocicletas e caminhões”, explicou o titular do DVA, delegado Érico Mangaravite.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, ressaltou que esse valor será destinado para os cofres públicos estaduais e depois poderão ser revertidos para os trabalhos da polícia judiciária e suas unidades policiais. “Esses valores serão utilizados para investimentos em toda a instituição, para compra de novos veículos, também, de novos equipamentos com a finalidade de dar condições para se adequar à modernidade. Além disso, na prática, as unidades policiais vão usufruir desse leilão em relação ao espaço que será liberado no deposito. Com a entrega das sucatas para os seus compradores o local poderá por sua vez receber outros veículos que estão em poder das delegacias”, relatou o delegado-geral.

Érico Mangaravite informa que uma nova prensagem de cerca de 500 toneladas, referentes a um leilão feito em maio passado, está para ser iniciada em breve.  “Os leilões permitiram a retirada dos veículos dos pátios das delegacias. Isso possibilita melhor ambiente de trabalho aos policiais e melhores condições de atendimento à população. O pátio do DVA já armazenou mais de 5 mil veículos em 2017 e hoje armazena, aproximadamente, apenas 200, graças à realização dos leilões”, destacou.

Leilão

Essa iniciativa só foi possível a partir da parceria da Polícia Civil (PCES), juntamente com o Detran, o Ministério Público (MPES) e o Poder Judiciário, que culminou no Ato Normativo Conjunto nº 031/2018, responsável por regulamentar o recebimento, a guarda e a destinação de veículos apreendidos em inquéritos policiais no Estado. Sendo assim, em outubro do ano passado foi feito o primeiro leilão.

Ainda de acordo com o delegado responsável pela DVA/PCES, a intenção dessas ações é, de forma gradual, expandir os leilões para o interior do Estado, a fim de recolher os veículos que lá se encontram depositados há anos e garantir que os veículos apreendidos no futuro já sejam abordados com essa nova metodologia. “Desta forma, os veículos não precisam ficar por anos estacionados em via pública, atrapalhando o trânsito e o fluxo de pedestres”, disse Mangaravite.

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

[email protected]

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

 

 

Comentários do Facebook

Policial

PCES conclui inquérito sobre o homicídio de vendedora em Marechal Floriano

Publicado

em


A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano concluiu o inquérito policial que apurou o homicídio de uma vendedora de 33 anos, ocorrido no dia 23 de junho deste ano, no município.  Um homem também de 33 anos é apontado como autor do crime. Ele foi preso no último dia 1°, em uma ação realizada pela DP de Marechal Floriano.

O responsável pelas investigações, delegado Geraldo Peçanha, explicou que o suspeito era morador do prédio onde a vendedora morava. “As câmeras de videomonitoramento do local registraram toda a ação do investigado e da vítima no dia do crime. Na ocasião, o autor que é residente do pavimento inferior do prédio, foi flagrado saindo do andar superior, onde apenas a vítima morava. A perícia concluiu que o acesso ao apartamento dela se deu por meio do apartamento vizinho, que estava em construção e os únicos que tinham as chaves eram a vítima e o autor”, relatou.

Ainda de acordo com o delegado, o suspeito foi interrogado e negou ter estado no local do crime. “Ele também orientou que os familiares dele confirmassem essa versão falsa. Apesar de tentar esconder da Polícia que esteve no local, as câmeras de monitoramento mostraram o contrário. Além disso, a única possibilidade de acesso ao apartamento da vítima era entrando pela portaria principal, que também é monitorada pelas câmeras”, informou.

A perícia da Polícia Civil (PCES) constatou que a vítima não foi abusada sexualmente. “Foi colhido material e não há nenhuma comprovação a respeito de um suposto abuso sexual. Ao que tudo indica, nos autos da investigação, o autor teria agido com o intuito de ocultar a invasão do apartamento. Como o detido negou a prática do crime e não quis se manifestar sobre o ocorrido, esses detalhes não ficaram devidamente esclarecidos nos autos, permanecendo a dúvida em relação ao que realmente o teria levado a invadir o local”, disse o delegado.

Peçanha acrescentou que essa apuração, somada às provas colhidas no curso das investigações, permitiu que a equipe policial excluísse outros suspeitos. “O morador foi preso temporariamente no último dia 1°, e constatamos que ele seria o autor do crime. Ele foi indiciado por homicídio triplamente qualificado e, além do indiciamento, houve a representação para que a prisão preventiva em desfavor do autor fosse decretada. Já o inquérito policial, foi encaminhado ao Ministério Público (MPES), na última sexta-feira (25)”, afirmou.

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

[email protected]

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!