conecte-se conosco



Estadual

Passageiros que tiveram voo cancelado sem motivo devem ser indenizados por companhia aérea

Publicado

em

A parte requerida contestou a ação, contudo o juiz da 8ª Vara Cível de Vitória entendeu que a situação ultrapassou o mero aborrecimento.

O juízo de Direito da 8ª Vara Cível de Vitória condenou uma companhia aérea a indenizar quatro passageiros, a título de danos materiais e morais, após terem voo cancelado sem motivação.

Sustentam os requeridos que compraram passagem aérea para retorno a Portugal, onde residem, sendo que o trecho de Vitória a Rio de Janeiro seria operado pela ré, e o trecho do Rio de Janeiro a Madri seria operado por outra empresa de transporte aéreo.

Entretanto, por motivo injustificado, o voo para o Rio de Janeiro foi cancelado pela demandada, impossibilitando, também, o embarque no segundo voo.

Os requerentes afirmam que enfrentaram muitos problemas até conseguirem ser realocados num voo para Amsterdã três dias depois, para enfim chegarem a Lisboa. Em razão disso, requerem a condenação da ré ao pagamento de indenização por danos materiais, bem como por danos morais.

A defesa requereu a improcedência da ação, justificando a ausência de responsabilidade em razão da incidência de evento inevitável que acarretou o cancelamento do voo dos autores.

O juiz da 8ª Vara Cível de Vitória iniciou sua análise, enfatizando que os passageiros só tiveram ciência do cancelamento do voo quando estavam no embarque.

“Na situação sob análise, é irrefutável que a requerida, alegando ‘impedimentos operacionais’, procedeu ao cancelamento do voo dos requerentes, que somente foram cientificados quando já estavam no aeroporto para o embarque”.

O magistrado explicou que o cancelamento unilateral apenas encontra respaldo legal quando resta comprovado, pela prestadora de serviço, que a adoção de tal providência tenha se dado por razões de ordem técnica ou de segurança, o que não foi demonstrado nos autos.

“Desta feita, considerando que a prova dos autos é inequívoca no sentido de que a empresa cancelou o voo em que deveriam viajar os autores, sem nenhuma justificativa plausível, o que acarretou todas as intempéries vivenciadas até chegarem ao destino final, resta evidenciada a falha na consecução do serviço, de onde surge o dever de indenizar”, observou, sentenciando a companhia aérea ao pagamento de indenização por danos materiais em R$146,67, correspondentes a dois dias de trabalho de uma das autoras, os quais precisou faltar em razão do cancelamento do voo.

A empresa também foi condenada ao pagamento de danos morais em R$3 mil, a cada requerente, uma vez que o prejuízo causado às partes autoras ultrapassou o mero aborrecimento, segundo o juiz.

Processo nº 0005749-97.2018.8.08.0024

Vitória, 11 de dezembro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Isabella de Paula | [email protected]

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

foto: Ashim D’Silva/Unplash

Fonte: TJES

Comentários do Facebook

Estadual

Roda de Conversa acontece na próxima quarta-feira, 30

Publicado

em


.

O encontro propõe uma reflexão sobre a repercussão da solidão no cotidiano e na saúde mental das pessoas.

O Projeto Roda de Conversa, que nos últimos meses ganhou uma versão online, acontece no próximo dia 30/09 (quarta-feira), das 16 às 17h30, por meio de videoconferência. O tema do encontro será “Da solidão ao diálogo: o que fazer pela nossa saúde mental?”.

A proposta da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do Tribunal de Justiça, responsável pelo projeto, é construir um espaço rico em reflexões e troca de conhecimentos entre os integrantes do Poder Judiciário.

Portanto, diante de uma sociedade cada vez mais distante física, social e emocionalmente, a equipe da CSPS propõe uma conversa sobre a repercussão da solidão no cotidiano e na saúde mental das pessoas, por meio de reflexões, como a importância do diálogo no fortalecimento das trocas sociais e dos vínculos de solidariedade.

 

Serviço    Tema: Da solidão ao diálogo: o que fazer pela nossa saúde mental?    Data: 30/09/20    Horário: 16h às 17h30    Local: videoconferência por meio de plataforma online (o link para participação no evento será disponibilizado aos inscritos por e-mail)    Para se inscrever, clique no link a seguir: http://encurtador.com.br/bwAT1      

Vitória, 25 de setembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da CSPS) | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

foto: Benjamin Davies/Unsplash

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Versão Impressa1 minuto atrás

FA 1165 / 26 DE SETEMBRO DE 2020

Comentários do Facebook Post Views: 0

Internacional2 minutos atrás

Líder palestino pede conferência de paz da ONU em 2021

. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, pediu que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, convoque uma...

Esportes32 minutos atrás

Primeiro atleta a nadar até Alcatrazes sonha tornar percurso em evento

. Área de preservação ambiental e utilizada para treinamentos da Marinha, o Arquipélago de Alcatrazes, no litoral norte paulista, passou mais...

Esportes1 hora atrás

No Beira-Rio, Internacional e São Paulo duelam em busca de recuperação

. O clássico Internacional e São Paulo é um dos destaques da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo deste...

Tecnologia1 hora atrás

Nova tecnologia brasileira descobre o que você sente ao ver o que posta

Unsplash/Prateek Katyal Comentários em redes sociais podem indicar sentimentos dos usuários Não é segredo para ninguém que todos os dados...

Nacional2 horas atrás

“É cruel”: professores relatam aulas on-line com 300 alunos e demissões em massa

Thiago Domenici Pandemia de Covid-19 precarizou ainda mais a condição de trabalho de professores de universidades “A palavra que melhor...

Mulher2 horas atrás

Mulheres contam os piores momentos que viveram na hora do sexo

A gente sempre escutou a história de alguma amiga que conta algum momento desastroso na vida. Pode ser no trabalho,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!