conecte-se conosco


São Mateus

Parceria garante revitalização do sítio histórico do Porto de São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Representantes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) estiveram no município, para discutir a revitalização do Sítio Histórico Porto, que teve primeira etapa iniciada em janeiro. O projeto foi elaborado por meio de vários levantamentos técnicos, diagnosticado e aprovado desde 2016 pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Nesta fase, o foco são as principais vias de acesso ao Porto: as ladeiras São Benedito e São Gonçalo, Rua do Comércio e as escadarias. A etapa do projeto contempla drenagem e pavimentação das principais vias de acesso do Porto e tem custo total de R$ 751.085,39.

Segundo o gerente de Memória e Patrimônio da Secult, Rodrigo Zotelli, as obras fazem parte de um projeto maior que foi discutido com as pessoas da comunidade e o poder público local. “Esse projeto foi aprovado no Conselho Estadual de Cultura por ser uma área tombada em nível estadual. É uma etapa importantíssima que está sendo executada agora, disse.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no Sítio Histórico Porto. Além de Zotelli, participou do encontro representando a Secult, o funcionário da Gerência de Territórios e Diversidade – GETD, Herialdo Plotegher. Também estiveram na reunião secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina; o coordenador de Projetos da Prefeitura de São Mateus, Leônedas Vasconcelos; presidente da Associação de Moradores do Bairro Porto, Vanelton Barros e engenheira da empresa responsável pela execução da obra, contratada via processo licitatório pela Prefeitura, Michelly Santana. O projeto e a obra estão sendo possíveis graças à parceria entre o Município, Estado e Governo Federal, através de emenda parlamentar da senadora Rose de Freitas.

Pavimentação

Dentre os serviços executados na primeira etapa de obras no Porto, estão a revitalização da escadaria ao lado do cinema, que dá acesso ao bairro, e a pavimentação de mais de 1.400 metros quadrados da Ladeira São Benedito com paralelepípedos. Já a ladeira São Gonçalo e a Rua do Comércio estão recebendo o reassentamento com pedras marroadas, respeitando a configuração original da via. Só na Ladeira São Gonçalo são mais de 800 metros quadrados reassentados, além de mais de 600 metros quadrados na Rua do Comércio.

“O reassentamento das pedras marroadas, além de trazer mais conforto e comodidade para pedestres e turistas, manterá as características originais de um dos mais belos patrimônios históricos do Município. Além da beleza rústica natural, servirá também como melhoria na manutenção e durabilidade”, Leônedas Vasconcelos.

Drenagem

Todas as vias que estão recebendo as obras terão rede de drenagem pluvial. As redes estão desniveladas da pavimentação, contribuindo para erosões. Com a implementação e melhorias, a captação e escoamento de forma correta das águas da chuva contribuirá para durabilidade da pavimentação.

A secretária Domingas Dealdina destaca os benefícios dessa primeira parte da obra no Sitio Histórico Porto. “É muito importante para a Cultura e o Turismo do nosso Município, pois estamos falando de um Sítio Histórico e de um de um dos pontos turísticos mais conhecidos de São Mateus, além de também proporcionar mais comodidade e melhorias de acesso ao bairro para os turistas, residentes e suas famílias”.

Comentários do Facebook
Leia mais:  São Mateus e mais 48 cidades tem previsão de chuva forte, segundo Instituto
publicidade

São Mateus

Escolas e Ceim’s vão receber ventiladores

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria de Educação, iniciou esta semana a entrega de ventiladores para renovar a estrutura mobiliária e oferecer mais conforto a alunos e educadores das unidades educacionais do Município.

Foram adquiridas 2 mil unidades com recursos próprios. Inicialmente 600 ventiladores serão entregues para os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM’s) e Escolas de Ensino Fundamental I e II. Na etapa seguinte serão mais 200 para as escolas multisseriadas da Educação do Campo e outras unidades de ensino.

A atual Gestão Municipal vem realizando um esforço de economia nos cofres públicos e de planejamento para melhorar as condições das unidades de ensino.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Dois homens assassinados na zona rural de São Mateus
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Tecnologia23 minutos atrás

Zenbook 14 tem desempenho rápido, mas tela fica devendo; confira nosso review

Após um tempo sem trazer os zenbooks para o Brasil, a ASUS volta a trazer a sua linha de ultrabooks...

Mulher23 minutos atrás

Avó posa com neta em ensaio fotográfico e se emociona: “Idosos precisam disso”

Ensaio sensual não tem idade, e se você tem alguma dúvida disso é porque você ainda não conheceu a Dona...

Carros e Motos24 minutos atrás

Veja 5 fatos que já sabemos sobre o novo Toyota Corolla

Há dez anos, o Toyota Corolla ultrapassava o Honda Civic no ranking de vendas dos sedãs médios, assumindo uma liderança...

Carros e Motos24 minutos atrás

Até onde vai a onda dos SUVs?

Divulgação Chevrolet Tracker vai chegar ao Brasil no ano que vem como um dos próximos lançamentos do segmento Até quem...

Carros e Motos24 minutos atrás

Nova Ranger chama Amarok para briga antes de compartilhar DNA

Sergio Quintanilha Nova Ford Ranger mudanças que caracterizam o segundo facelift da terceira geração A nova Ford Ranger chamou a...

Economia24 minutos atrás

MP que institui contribuição sindical por boleto caduca na sexta-feira

Roberto Parizotti/CUT Medida provisória (MP) que institui contribuição sindical por boleto caduca na próxima sexta-feira (28) A medida provisória (MP)...

Economia24 minutos atrás

Comissão especial busca encerrar debates sobre Previdência hoje; assista ao vivo

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados – 26.06.19 Comissão especial busca encerrar debates sobre a reforma da Previdência ainda hoje A comissão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana