conecte-se conosco



Tecnologia

Para proteger usuários, entidades cobram fim de apps pré-instalados no Android

Publicado

em

source

Agência Brasil

Um grupo de mais de 50 organizações enviou uma carta ao diretor executivo do conglomerado Alphabet, Sundar Pichai, cobrando o fim da pré-instalação de aplicativos em smartphones com o sistema operacional Android. O objetivo é evitar vulnerabilidades que afetem a privacidade e proporcionar aos usuários maior poder de escolha.

app arrow-options
shutterstock

Aplicativos podem vir já instalados no Android e prejudicar privacidade do usuário

Alphabet é o nome do conglomerado criado em 2015 com a ampliação do Google. Além do mecanismo de busca, o grupo reúne o Android, maior sistema operacional do planeta, o Youtube, maior plataforma de vídeo do mundo, linhas de aparelhos (como laptops e smartphones) e subsidiárias desenvolvendo soluções diversas (de carros autônomos a produtos na área de saúde).

Leia mais: 17 aplicativos que você deve desinstalar do seu Iphone imediatamente

O comunicado aponta que fabricantes de dispositivos com o sistema operacional Android estão instalando apps que não podem ser deletados. Embora os aparelhos carreguem um selo de proteção (Google Play Protect), 91% dos programas pré-instalados não são sequer disponibilizados na loja de aplicativos da empresa, a Google Play Store.

“Esses apps pré-instalados podem ter permissões privilegiadas que os deixam operar fora do modelo de segurança do Android. Isso significa que as permissões podem ser definidas pelo app, incluindo o acesso ao microfone, câmera e localização, sem as configurações padrão do Android. Usuários estão totalmente no escuro sobre essas intrusões”, destaca a carta.

As organizações signatárias se preocupam que com isso os compradores desses aparelhos possam ser vítimas de formas de exploração indevida de dados por fabricantes de smartphones baratos, que reduzem o preço e utilizam essas estratégias para ganhar sobre as informações pessoais coletadas.

No texto, as entidades defendem uma série de medidas, como a liberdade do usuário desinstalar o app que quiser, sem que qualquer tipo de vestígio ou serviço de fundo continue rodando, a submissão dos apps pré-instalados às mesmas exigências de segurança da loja de aplicativos da Google e a inclusão de mecanismos de atualização sem utilização de informações dos usuários.

“Acreditamos que essas mudanças justas e razoáveis vão fazer uma diferença enorme para milhões de pessoas em todo o mundo, que não deveriam ter de trocar sua privacidade e segurança pelo acesso a um smartphone”, conclui a carta.

O grupo é formado por organizações de diversos países como Privacidade Internacional, Anistia Internacional, Associação para o Progresso das Comunicações (APC), Fundação da Fronteira Eletrônica (EFF) e por responsáveis por aplicações, como o mecanismo de busca Duck Duck Go e o navegador Tor. Do Brasil, participa a ONG Coding Rights.

Outro lado

Em nota à Agência Brasil , o Google afirmou que define padrões de segurança juntamente aos parceiros. “O Google trabalha com fabricantes parceiros para ajudá-los a melhorar a qualidade e a segurança de todos os aplicativos que eles decidem pré-instalar nos seus dispositivos.

Nós oferecemos ferramentas e infraestrutura para ajudá-los a verificar seus softwares em busca de comportamentos que violem nossos padrões de privacidade e segurança. Além disso, o Google também fornece aos parceiros políticas claras sobre a segurança de aplicativos pré-instalados, bem como informações sobre potenciais ameaças que identificamos”, diz o comunicado.

Comentários do Facebook

Tecnologia

Spotify pode disponibilizar letras de músicas em tempo real

Publicado

em

source

Olhar Digital

Spotify arrow-options
shutterstock

Spotify testa exibir letras de músicas


Está em fase de testes uma ferramenta do Spotify que permite aos usuários acessarem as letras integrais de músicas em tempo real . A novidade foi constatada pelo site Android Police , que identificou uma série de tweets de usuários comentando sobre o novo recurso.

De acordo com o artigo, os lyrics estão disponíveis na versão 8.5.46.848 do aplicativo , entretanto o teste está restrito a apenas alguns clientes . Assim como outros serviços, a ferramenta não engloba todas as músicas da plataforma de streaming .

A empresa já oferece atualmente curiosidades e materiais informativos sobre algumas faixas por meio da ferramenta Behind The Lyrics , em parceria com a Genius , um veículo de mídia especializado em cobertura no universo musical.

Leia também: Amazon Music ultrapassa 55 mi de usuários e ameaça outros serviços de streaming

Embora essa ferramenta até apresente alguns trechos das letras das músicas, ainda está um tanto longe de um serviço completo para usuários acompanharem composições em tempo real.

Vale ressaltar também que a ideia de adotar o serviço não é nova. O recurso é promovido pela Musixmatch . Em 2016, a mesma companhia chegou a firmar uma parceria com o Spotify para desenvolver uma ferramenta semelhante, mas a proposta não foi para a frente e o projeto foi encerrado.

Leia também: Spotify libera retrospectiva de 2019; como saber quais músicas você mais ouviu

Uma declaração de um representante do Spotify ao The Engadget , no entanto, atribui ainda mais mistério à chegada do novo recurso na plataforma de streaming .

“No Spotify , nós constantemente conduzimos uma variedade de testes com o objetivo de aprimorar a experiência dos nossos usuários. Alguns desses testes acabam pavimentando o caminho para ampliar a experiência do usuários, enquanto outros servem apenas como uma importante lição. Não temos nenhuma nova informação para compartilhar no momento”, disse.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial11 minutos atrás

PRF inicia Operação Carnaval 2020 nas rodovias federais do Espírito Santo

A Operação Carnaval 2020 é parte integrante da Operação Rodovida e terá sua abertura oficial às 11h desta sexta-feira (21)....

Nacional11 minutos atrás

Jovem é esfaqueado por colega dentro de sala de aula no interior de São Paulo

arrow-options REPRODUÇÃO / POLICIA MILITAR Divulgação de vídeo íntimo teria motivado o crime. Um jovem de 18 anos foi esfaqueado...

Nacional11 minutos atrás

Ação distribui pulseira de identificação de crianças no Rio de Janeiro

A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), por meio do Programa SOS Crianças Desaparecidas, está hoje (20) e amanhã...

Polícia Federal11 minutos atrás

PF desarticula organização criminosa de tráfico de droga e lavagem de dinheiro

Salgueiro/PE – A Polícia Federal, com o apoio operacional da CIOPAER – Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas/CE, deflagrou a Operação...

Entretenimento15 minutos atrás

Juju Salimeni posa com figurino neon e bumbum gigante engole fio-dental: “bundão lindo”

Em clima de carnaval, Juju Salimeni deixou seus seguidores babando na noite desta quarta-feira (19) ao postar um clique pra...

Polícia Federal24 minutos atrás

PF erradica 90 mil pés de maconha

Salgueiro/PE – A Polícia Federal vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano,...

Entretenimento24 minutos atrás

Advogados de viúva de Gugu rebatem nota da família: “Agressões covardes”

Os advogados da viúva de Gugu Liberato, Rose Miriam di Matteo , rebateram o comunicado enviado nesta quinta-feira (20) pela...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana